Educação do campo ou educação rural? Os conceitos e a prática a partir de São Miguel do Iguaçu, PR.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Travessini, Desideri Marx
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/383
Resumo: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar.
id UNIL_ae03abb7909fc626406f7fdb4a88d52b
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/383
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Educação do campo ou educação rural? Os conceitos e a prática a partir de São Miguel do Iguaçu, PR.Educação do campoEducação ruralPráticas pedagógicasTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar.O presente trabalho abordará as práticas pedagógicas desenvolvidas pelas escolas do município de São Miguel do Iguaçu/PR, que recebem a nomenclatura “do campo”, termo vinculado aos ideários do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e apropriado pelo Estado por meio de políticas públicas educacionais para o meio rural. Visto que apesar de muitas escolas receberem tal nomenclatura, sua estrutura tanto física quanto metodológica ainda segue os padrões da educação rural, que de acordo com as referências abordadas no trabalho principalmente por Caldart (2011), não leva em conta a característica do local (LEITE, 1999). Para tal, serão utilizados dados da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, legislações e conceitos referentes à educação do campo e rural, entrevistas com alunos e professores do Colégio Estadual do Campo Dom Pedro II.Este documento analiza las prácticas pedagógicas desarrolladas por escuelas municipales de São Miguel do Iguaçu/PR, que reciben la nomenclatura del "campo", término ligado a los ideales del Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) y apropiada por el Estado a través de las políticas educativas de las zonas rurales. Desde aunque muchas escuelas reciben tal nomenclatura, su estructura física y metodológico todavía sigue los padrones de la educación rural, que de acuerdo a las referencias en la obra dirigida principalmente Caldart (2011), no tiene en cuenta características del campesino (LEITE, 1999). Para este estudio será utilizado datos de la Secretaría de Estado de Educación de Paraná, las leyes y los conceptos relacionados con la educación rural y del campo, entrevistas con estudiantes y profesores del Colégio Estadual do Campo Dom Pedro II.2015info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfTRAVESSINI, Desideri Marx. Educação do campo ou educação rural? Os conceitos e a prática a partir de São Miguel do Iguaçu, PR. 2015. 53 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2015.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/383porinfo:eu-repo/semantics/openAccessTravessini, Desideri Marxreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:39:03Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/383Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:39:03Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação do campo ou educação rural? Os conceitos e a prática a partir de São Miguel do Iguaçu, PR.
title Educação do campo ou educação rural? Os conceitos e a prática a partir de São Miguel do Iguaçu, PR.
spellingShingle Educação do campo ou educação rural? Os conceitos e a prática a partir de São Miguel do Iguaçu, PR.
Travessini, Desideri Marx
Educação do campo
Educação rural
Práticas pedagógicas
title_short Educação do campo ou educação rural? Os conceitos e a prática a partir de São Miguel do Iguaçu, PR.
title_full Educação do campo ou educação rural? Os conceitos e a prática a partir de São Miguel do Iguaçu, PR.
title_fullStr Educação do campo ou educação rural? Os conceitos e a prática a partir de São Miguel do Iguaçu, PR.
title_full_unstemmed Educação do campo ou educação rural? Os conceitos e a prática a partir de São Miguel do Iguaçu, PR.
title_sort Educação do campo ou educação rural? Os conceitos e a prática a partir de São Miguel do Iguaçu, PR.
author Travessini, Desideri Marx
author_facet Travessini, Desideri Marx
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Travessini, Desideri Marx
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
Educação rural
Práticas pedagógicas
topic Educação do campo
Educação rural
Práticas pedagógicas
description Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TRAVESSINI, Desideri Marx. Educação do campo ou educação rural? Os conceitos e a prática a partir de São Miguel do Iguaçu, PR. 2015. 53 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2015.
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/383
identifier_str_mv TRAVESSINI, Desideri Marx. Educação do campo ou educação rural? Os conceitos e a prática a partir de São Miguel do Iguaçu, PR. 2015. 53 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2015.
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285249304756224