A geoeconomia e as suas políticas econômicas nas diretrizes educacionais brasileiras: investigando a reforma do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro Junior, Dawson Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5868
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.
id UNIL_afc34c07b9f01fd1e78599f3b7d4d28a
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5868
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling A geoeconomia e as suas políticas econômicas nas diretrizes educacionais brasileiras: investigando a reforma do ensino médioPolítica públicaEducação - Aspectos políticosEnsino médioReforma do ensinoTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.O presente trabalho possui como objetivo identificar e analisar os aspectos da Reforma do Ensino Médio e a sua consolidação por meio da Base Nacional Comum Curricular no Brasil. Para tanto, essa pesquisa de cunho exploratório constitui em uma leitura crítica do cenário internacional e nacional, visando investigar a geoeconomia e as suas políticas econômicas nas diretrizes educacionais brasileiras. Como resultado da pesquisa, identificou-se a permeabilização nas políticas nacionais brasileiras, a inclusão da pauta da educação na cartilha do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e as suas ações governistas, denominadas de governabilidade e segurança. Estas, coagem alguns países, e principalmente o Brasil, a ratificar as políticas mercantis para a educação e em especial para a Reforma do Ensino Médio. Tem em seu âmago não só a reformulação curricular educacional, mas também, diretrizes políticas austeras, para consolidar reformas de cunho social, político, econômico e mais especificamente educacional.OrientaçãoPinheiro Junior, Dawson Ferreira2019-12-13info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5868porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:44:13Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5868Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:44:13Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv A geoeconomia e as suas políticas econômicas nas diretrizes educacionais brasileiras: investigando a reforma do ensino médio
title A geoeconomia e as suas políticas econômicas nas diretrizes educacionais brasileiras: investigando a reforma do ensino médio
spellingShingle A geoeconomia e as suas políticas econômicas nas diretrizes educacionais brasileiras: investigando a reforma do ensino médio
Pinheiro Junior, Dawson Ferreira
Política pública
Educação - Aspectos políticos
Ensino médio
Reforma do ensino
title_short A geoeconomia e as suas políticas econômicas nas diretrizes educacionais brasileiras: investigando a reforma do ensino médio
title_full A geoeconomia e as suas políticas econômicas nas diretrizes educacionais brasileiras: investigando a reforma do ensino médio
title_fullStr A geoeconomia e as suas políticas econômicas nas diretrizes educacionais brasileiras: investigando a reforma do ensino médio
title_full_unstemmed A geoeconomia e as suas políticas econômicas nas diretrizes educacionais brasileiras: investigando a reforma do ensino médio
title_sort A geoeconomia e as suas políticas econômicas nas diretrizes educacionais brasileiras: investigando a reforma do ensino médio
author Pinheiro Junior, Dawson Ferreira
author_facet Pinheiro Junior, Dawson Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Orientação
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro Junior, Dawson Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Política pública
Educação - Aspectos políticos
Ensino médio
Reforma do ensino
topic Política pública
Educação - Aspectos políticos
Ensino médio
Reforma do ensino
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5868
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285243720040448