A geoeconomia e as suas políticas econômicas nas diretrizes educacionais brasileiras: investigando a reforma do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5868 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura. |
id |
UNIL_afc34c07b9f01fd1e78599f3b7d4d28a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5868 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
A geoeconomia e as suas políticas econômicas nas diretrizes educacionais brasileiras: investigando a reforma do ensino médioPolítica públicaEducação - Aspectos políticosEnsino médioReforma do ensinoTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.O presente trabalho possui como objetivo identificar e analisar os aspectos da Reforma do Ensino Médio e a sua consolidação por meio da Base Nacional Comum Curricular no Brasil. Para tanto, essa pesquisa de cunho exploratório constitui em uma leitura crítica do cenário internacional e nacional, visando investigar a geoeconomia e as suas políticas econômicas nas diretrizes educacionais brasileiras. Como resultado da pesquisa, identificou-se a permeabilização nas políticas nacionais brasileiras, a inclusão da pauta da educação na cartilha do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e as suas ações governistas, denominadas de governabilidade e segurança. Estas, coagem alguns países, e principalmente o Brasil, a ratificar as políticas mercantis para a educação e em especial para a Reforma do Ensino Médio. Tem em seu âmago não só a reformulação curricular educacional, mas também, diretrizes políticas austeras, para consolidar reformas de cunho social, político, econômico e mais especificamente educacional.OrientaçãoPinheiro Junior, Dawson Ferreira2019-12-13info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5868porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:44:13Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5868Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:44:13Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A geoeconomia e as suas políticas econômicas nas diretrizes educacionais brasileiras: investigando a reforma do ensino médio |
title |
A geoeconomia e as suas políticas econômicas nas diretrizes educacionais brasileiras: investigando a reforma do ensino médio |
spellingShingle |
A geoeconomia e as suas políticas econômicas nas diretrizes educacionais brasileiras: investigando a reforma do ensino médio Pinheiro Junior, Dawson Ferreira Política pública Educação - Aspectos políticos Ensino médio Reforma do ensino |
title_short |
A geoeconomia e as suas políticas econômicas nas diretrizes educacionais brasileiras: investigando a reforma do ensino médio |
title_full |
A geoeconomia e as suas políticas econômicas nas diretrizes educacionais brasileiras: investigando a reforma do ensino médio |
title_fullStr |
A geoeconomia e as suas políticas econômicas nas diretrizes educacionais brasileiras: investigando a reforma do ensino médio |
title_full_unstemmed |
A geoeconomia e as suas políticas econômicas nas diretrizes educacionais brasileiras: investigando a reforma do ensino médio |
title_sort |
A geoeconomia e as suas políticas econômicas nas diretrizes educacionais brasileiras: investigando a reforma do ensino médio |
author |
Pinheiro Junior, Dawson Ferreira |
author_facet |
Pinheiro Junior, Dawson Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Orientação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro Junior, Dawson Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política pública Educação - Aspectos políticos Ensino médio Reforma do ensino |
topic |
Política pública Educação - Aspectos políticos Ensino médio Reforma do ensino |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5868 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5868 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285243720040448 |