Iniciação científica no ensino médio: um relato de experiência de alunos do PIBID/PUCPR de ciências biológicas no Colégio Estadual Paulo Lemisnk

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Halama, Alessandro Arnold
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos, Elaine Caroline dos, Ciota, Regiane Neves de Souza, Lopes, Claudemira Gusmão Vieira
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2860
Resumo: Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
id UNIL_b198d7dd65a5cf1897bb77caea4d3ad7
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2860
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Iniciação científica no ensino médio: um relato de experiência de alunos do PIBID/PUCPR de ciências biológicas no Colégio Estadual Paulo LemisnkPrincípio educativoPesquisaAnais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Esse relato de experiência foi desenvolvido pelos alunos do PIBID/PUCPR de Ciências Biológicas, com o objetivo de verificar as percepções da professora orientadora e dos estudantes em relação aos projetos de iniciação científica realizados em uma escola de ensino médio de Curitiba. O trabalho fez parte do diagnóstico da realidade escolar, primeiro momento da vivência dos bolsistas do PIBID na escola. Para tanto, a professora orientadora participou de uma entrevista semiestruturada e os alunos envolvidos nos citados projetos responderam questionários com perguntas abertas (em que os entrevistados ficam livres para responderem com suas próprias palavras). As respostas permitiram inferir que a iniciação científica, no caso estudado, colaborou para o crescimento dos discentes, não apenas como estudantes, em relação à aprendizagem dos conteúdos, mas também como seres humanos, tornando-os cidadãos mais maduros, críticos e autônomosUnila2014-10info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf2316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2860porinfo:eu-repo/semantics/openAccessHalama, Alessandro ArnoldSantos, Elaine Caroline dosCiota, Regiane Neves de SouzaLopes, Claudemira Gusmão Vieirareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:56:21Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2860Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:56:21Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Iniciação científica no ensino médio: um relato de experiência de alunos do PIBID/PUCPR de ciências biológicas no Colégio Estadual Paulo Lemisnk
title Iniciação científica no ensino médio: um relato de experiência de alunos do PIBID/PUCPR de ciências biológicas no Colégio Estadual Paulo Lemisnk
spellingShingle Iniciação científica no ensino médio: um relato de experiência de alunos do PIBID/PUCPR de ciências biológicas no Colégio Estadual Paulo Lemisnk
Halama, Alessandro Arnold
Princípio educativo
Pesquisa
title_short Iniciação científica no ensino médio: um relato de experiência de alunos do PIBID/PUCPR de ciências biológicas no Colégio Estadual Paulo Lemisnk
title_full Iniciação científica no ensino médio: um relato de experiência de alunos do PIBID/PUCPR de ciências biológicas no Colégio Estadual Paulo Lemisnk
title_fullStr Iniciação científica no ensino médio: um relato de experiência de alunos do PIBID/PUCPR de ciências biológicas no Colégio Estadual Paulo Lemisnk
title_full_unstemmed Iniciação científica no ensino médio: um relato de experiência de alunos do PIBID/PUCPR de ciências biológicas no Colégio Estadual Paulo Lemisnk
title_sort Iniciação científica no ensino médio: um relato de experiência de alunos do PIBID/PUCPR de ciências biológicas no Colégio Estadual Paulo Lemisnk
author Halama, Alessandro Arnold
author_facet Halama, Alessandro Arnold
Santos, Elaine Caroline dos
Ciota, Regiane Neves de Souza
Lopes, Claudemira Gusmão Vieira
author_role author
author2 Santos, Elaine Caroline dos
Ciota, Regiane Neves de Souza
Lopes, Claudemira Gusmão Vieira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Halama, Alessandro Arnold
Santos, Elaine Caroline dos
Ciota, Regiane Neves de Souza
Lopes, Claudemira Gusmão Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Princípio educativo
Pesquisa
topic Princípio educativo
Pesquisa
description Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2316-8285
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2860
identifier_str_mv 2316-8285
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unila
publisher.none.fl_str_mv Unila
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285257601089536