Entendendo os fenômenos da natureza: Ênfase na atmosfera.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4669 |
Resumo: | O projeto de extensão "Entendendo os Fenômenos da Natureza” é vinculado aos cursos de graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – Unila, e desenvolvido em parceria com o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, localizado no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), município de Foz do Iguaçu. As atividades são realizadas no formato de oficinas, preferencialmente em escolas da Educação Básica de Foz do Iguaçu e Ciudad Del Este no Paraguai. Tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à atmosfera, com ênfase na desmistificação da teoria do aquecimento global. A metodologia aplicada no projeto está embasada na Aprendizagem Colaborativa, onde os participantes interagem entre si promovendo uma aprendizagem construtiva e em conjunto, solucionando problemas num esforço coletivo. Os procedimentos metodológicos são aplicados e orientados para um aprofundamento dos conhecimentos sobre os fenômenos da natureza, em particular os climáticos, e as mudanças que vêm ocorrendo no planeta Terra. Os resultados obtidos até o presente momento são parciais, uma vez que os dados coletados por meio da aplicação das oficinas estão em fase final de compilação e tabulação, para serem posteriormente analisados. |
id |
UNIL_b2f20dde877a2f135dc86f22bf6bc7b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4669 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Entendendo os fenômenos da natureza: Ênfase na atmosfera.Mudanças climáticas globaisaprendizagem colaborativadesmistificação de conceitosExtensãoSEUNISIEPEO projeto de extensão "Entendendo os Fenômenos da Natureza” é vinculado aos cursos de graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – Unila, e desenvolvido em parceria com o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, localizado no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), município de Foz do Iguaçu. As atividades são realizadas no formato de oficinas, preferencialmente em escolas da Educação Básica de Foz do Iguaçu e Ciudad Del Este no Paraguai. Tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à atmosfera, com ênfase na desmistificação da teoria do aquecimento global. A metodologia aplicada no projeto está embasada na Aprendizagem Colaborativa, onde os participantes interagem entre si promovendo uma aprendizagem construtiva e em conjunto, solucionando problemas num esforço coletivo. Os procedimentos metodológicos são aplicados e orientados para um aprofundamento dos conhecimentos sobre os fenômenos da natureza, em particular os climáticos, e as mudanças que vêm ocorrendo no planeta Terra. Os resultados obtidos até o presente momento são parciais, uma vez que os dados coletados por meio da aplicação das oficinas estão em fase final de compilação e tabulação, para serem posteriormente analisados.Proex/Unila2018-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4669porinfo:eu-repo/semantics/openAccessAgüro Dominguez, Cristhian RolandoCalado, Vitória de SousaAlves, Washington SantanaStefanello, Ana ClarissaScheer, Marcia Aparecida Procopio da Silvareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:44:41Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4669Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:44:41Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entendendo os fenômenos da natureza: Ênfase na atmosfera. |
title |
Entendendo os fenômenos da natureza: Ênfase na atmosfera. |
spellingShingle |
Entendendo os fenômenos da natureza: Ênfase na atmosfera. Agüro Dominguez, Cristhian Rolando Mudanças climáticas globais aprendizagem colaborativa desmistificação de conceitos Extensão SEUNI SIEPE |
title_short |
Entendendo os fenômenos da natureza: Ênfase na atmosfera. |
title_full |
Entendendo os fenômenos da natureza: Ênfase na atmosfera. |
title_fullStr |
Entendendo os fenômenos da natureza: Ênfase na atmosfera. |
title_full_unstemmed |
Entendendo os fenômenos da natureza: Ênfase na atmosfera. |
title_sort |
Entendendo os fenômenos da natureza: Ênfase na atmosfera. |
author |
Agüro Dominguez, Cristhian Rolando |
author_facet |
Agüro Dominguez, Cristhian Rolando Calado, Vitória de Sousa Alves, Washington Santana Stefanello, Ana Clarissa Scheer, Marcia Aparecida Procopio da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Calado, Vitória de Sousa Alves, Washington Santana Stefanello, Ana Clarissa Scheer, Marcia Aparecida Procopio da Silva |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Agüro Dominguez, Cristhian Rolando Calado, Vitória de Sousa Alves, Washington Santana Stefanello, Ana Clarissa Scheer, Marcia Aparecida Procopio da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mudanças climáticas globais aprendizagem colaborativa desmistificação de conceitos Extensão SEUNI SIEPE |
topic |
Mudanças climáticas globais aprendizagem colaborativa desmistificação de conceitos Extensão SEUNI SIEPE |
description |
O projeto de extensão "Entendendo os Fenômenos da Natureza” é vinculado aos cursos de graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – Unila, e desenvolvido em parceria com o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, localizado no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), município de Foz do Iguaçu. As atividades são realizadas no formato de oficinas, preferencialmente em escolas da Educação Básica de Foz do Iguaçu e Ciudad Del Este no Paraguai. Tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à atmosfera, com ênfase na desmistificação da teoria do aquecimento global. A metodologia aplicada no projeto está embasada na Aprendizagem Colaborativa, onde os participantes interagem entre si promovendo uma aprendizagem construtiva e em conjunto, solucionando problemas num esforço coletivo. Os procedimentos metodológicos são aplicados e orientados para um aprofundamento dos conhecimentos sobre os fenômenos da natureza, em particular os climáticos, e as mudanças que vêm ocorrendo no planeta Terra. Os resultados obtidos até o presente momento são parciais, uma vez que os dados coletados por meio da aplicação das oficinas estão em fase final de compilação e tabulação, para serem posteriormente analisados. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4669 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4669 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Proex/Unila |
publisher.none.fl_str_mv |
Proex/Unila |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285244387983360 |