A escola deve falar sobre gênero?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Larissa Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2227
Resumo: Esta pesquisa aborda a questão da perspectiva de gênero na Educação Básica, mais especificamente no contexto brasileiro e na cidade de Foz do Iguaçu. Parte da polêmica que se desenvolveu em torno da abordagem da palavra “gênero” no momento de criação de uma política pública no Brasil sancionada como lei em 2014: o Plano Nacional de Educação (PNE). Muitos representantes políticos e setores religiosos se opuseram à abordagem de gênero nesta política pública, mesmo sem ter certeza do respaldo dos principais atores e responsáveis pela implementação desta política na prática: os professores. O objetivo deste trabalho é investigar se, de fato, há uma resistência significativa por parte dos professores das escolas básicas em Foz do Iguaçu em trabalhar questões de gênero com seus estudantes em sala de aula. Para tanto, a metodologia desta pesquisa baseia-se na coleta de dados por meio de survey, cuja descrição posterior e análise estatística sugerem que não há grande resistência por parte dos professores respondentes em trabalhar questões de gênero em sala de aula.
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