História e cultura afro-brasileira: uma análise da implementação da Lei 10.639/03 no Colégio Cataratas do Iguaçu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Ailton Machado da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2073
Resumo: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino- Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Estudos Latino-Americanos. Orientadora: Dra. Angela Maria de Souza.
id UNIL_be62f753bd418b1fea34d7e53be61986
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2073
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling História e cultura afro-brasileira: uma análise da implementação da Lei 10.639/03 no Colégio Cataratas do IguaçuCultura afro-brasileiraEducaçãoDissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino- Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Estudos Latino-Americanos. Orientadora: Dra. Angela Maria de Souza.O presente trabalho tem por objetivo apresentar um estudo sobre a implementação da Lei 10.639/03 no processo de inclusão das relações étnico-raciais na escola pública. Esta pesquisa foi realizada junto a Equipe Multidisciplinar e entre estudantes do 3º ano do Colégio Cataratas do Iguaçu. O estudo evidencia as situações discriminatórias que alunos negros ainda vivenciam no processo educativo. Diante disso, procura-se colaborar com estudos pertinentes ao que se refere à educação inclusiva, assim contribuindo no entendimento das relações étnico-raciais. O trabalho está divido em três capítulos: o primeiro aborda o conceito de diáspora negra na América Latina, história da escravização no Brasil e as articulações e movimentos de resistência. O segundo traz uma discussão sobre as relações da educação das relações étnico-raciais. E no terceiro apresenta-se os resultados da pesquisa realizada no Colégio Cataratas. Como metodologia para a investigação optou-se em uma abordagem qualitativa, compreendendo que esta metodologia propicia uma aproximação diferenciada sobre o tema. Foram realizadas entrevistas individuais, rodas de conversas com integrantes da Equipe Multidisciplinar e com os alunos partícipes da pesquisa.The present study aims to present a study on the implementation of Law 10639/03 in the process of inclusion of ethnic-racial relations in the public school. This research was carried out with the Multidisciplinary Team and among students of the 3rd year of the Iguaçu Falls College. The study shows the discriminatory situations that black and Afro- descendant students still experience in the educational process. Therefore, we seek to collaborate with studies relevant to inclusive education, thus contributing to the understanding of ethnic-racial relations. The work is divided into three chapters: the first deals with the concept of the black diaspora in Latin America, the history of enslavement in Brazil and the articulations and movements of resistance. The second brings a discussion on the relations of education of ethnic-racial relations. And in the third one the results of the research realized in the College Cataratas are presented. As a methodology for the research, we opted for a qualitative approach, understanding that this methodology provides a differentiated approach on the theme. Individual interviews were conducted, conversational wheels with members of the Multidisciplinary Team and the students who participated in the research.UNILASouza, Ângela Maria deCruz, Ailton Machado da2017-07-11T13:26:42Z2017-07-11T13:26:42Z2017-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfCRUZ, Ailton Machado da. História da cultura afro-brasileira: uma análise da implementação da lei 10.639/03 no Colégio Cataratas do Iguaçu. 2017. 105 p. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino- Americanos) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Foz do Iguaçu, 2017.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2073porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-07T04:25:15Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2073Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-07T04:25:15Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv História e cultura afro-brasileira: uma análise da implementação da Lei 10.639/03 no Colégio Cataratas do Iguaçu
title História e cultura afro-brasileira: uma análise da implementação da Lei 10.639/03 no Colégio Cataratas do Iguaçu
spellingShingle História e cultura afro-brasileira: uma análise da implementação da Lei 10.639/03 no Colégio Cataratas do Iguaçu
Cruz, Ailton Machado da
Cultura afro-brasileira
Educação
title_short História e cultura afro-brasileira: uma análise da implementação da Lei 10.639/03 no Colégio Cataratas do Iguaçu
title_full História e cultura afro-brasileira: uma análise da implementação da Lei 10.639/03 no Colégio Cataratas do Iguaçu
title_fullStr História e cultura afro-brasileira: uma análise da implementação da Lei 10.639/03 no Colégio Cataratas do Iguaçu
title_full_unstemmed História e cultura afro-brasileira: uma análise da implementação da Lei 10.639/03 no Colégio Cataratas do Iguaçu
title_sort História e cultura afro-brasileira: uma análise da implementação da Lei 10.639/03 no Colégio Cataratas do Iguaçu
author Cruz, Ailton Machado da
author_facet Cruz, Ailton Machado da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Ângela Maria de
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Ailton Machado da
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura afro-brasileira
Educação
topic Cultura afro-brasileira
Educação
description Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino- Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Estudos Latino-Americanos. Orientadora: Dra. Angela Maria de Souza.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-11T13:26:42Z
2017-07-11T13:26:42Z
2017-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CRUZ, Ailton Machado da. História da cultura afro-brasileira: uma análise da implementação da lei 10.639/03 no Colégio Cataratas do Iguaçu. 2017. 105 p. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino- Americanos) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Foz do Iguaçu, 2017.
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2073
identifier_str_mv CRUZ, Ailton Machado da. História da cultura afro-brasileira: uma análise da implementação da lei 10.639/03 no Colégio Cataratas do Iguaçu. 2017. 105 p. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino- Americanos) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Foz do Iguaçu, 2017.
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNILA
publisher.none.fl_str_mv UNILA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1816161900328648704