Os afro-brasileiros nas narrativas dos livros didáticos de História antes e depois da Lei Nº 10.639/03.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33841 |
Resumo: | Durante séculos os afro-brasileiros foram e continuam sendo tratados nas narrativas dos livros didáticos de História como "coisas", e consequentemente, a vida dos afros não foi fácil. As piadas, as músicas, os textos didáticos, paradidáticos, sobretudo os livros de literatura, tratam-nos como indivíduos pertencentes a uma cultura inferior. Mas, graças às lutas da população afro-brasileira em nosso país, foi criada a Lei n° 10.639/03, que obriga o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena, a ser ministrado pelos educadores no Ensino Fundamental e Médio. A implantação desta lei foi importante, porque aos poucos ela vem quebrando o preconceito, mas os discursos narrados e até mesmo falados têm mostrado que os afros são pessoas pensantes, críticas e que podem e devem participar como um membro da sociedade, como cidadãos que trabalham, sentem, amam e acima de tudo como pessoas capazes de exercer sua cidadania, que durante muito tempo, lhe negaram. Então, a partir desta problemática, a presente pesquisa usou em sua metodologia, uma busca, no sentido de compreender no processo ensino aprendizagem, como funcionam os discursos dos livros didáticos de história com relação à população afrodescendente. Tal levantamento foi importante porque demonstrou que esta problemática precisa ser repensada, numa perspectiva em que os autores didáticos procurem elaborar em seus livros, textos que levem o aluno ao não preconceito, a não discriminação, e sim, a compreensão da tolerância quanto ao multiculturalismo étnico. Desse modo, justifica-se a escolha dessa temática que trata da busca de soluções a respeito da abordagem dos afro-brasileiros nas narrativas dos livros didáticos de história, antes e depois da Lei n° 10.630/03, tendo como objetivo geral, analisar as narrativas e as imagens do livro didático de história produzido pelos autores Nelson Piletti e Claudino Piletti em 2002 (História & Vida Integrada) e como objetivo específico: comparar as anteriores, com a mesma obra reeditada no ano de 2009. |
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Os afro-brasileiros nas narrativas dos livros didáticos de História antes e depois da Lei Nº 10.639/03.Afro-Brazilians in the narratives of History textbooks before and after Law No. 10,639/03.Afro brasileiros - livros de HistóriaLei Nº 10.639/2003Multiculturalismo étnicoLivros didáticos de História - discursos afrodescendentesCultura afro-brasileira - livros didáticos de HistóriaPopulação afrodescendenteDiscursos - livros didáticos de HistóriaNegros - livros didáticos de HistóriaAfro Brazilians - History booksLaw No. 10,639/2003Ethnic multiculturalismHistory textbooks - Afro-descendant speechesAfro-Brazilian culture - History textbooksAfro-descendant populationSpeeches - History textbooksBlacks - History textbooksHistória. Educação.Durante séculos os afro-brasileiros foram e continuam sendo tratados nas narrativas dos livros didáticos de História como "coisas", e consequentemente, a vida dos afros não foi fácil. As piadas, as músicas, os textos didáticos, paradidáticos, sobretudo os livros de literatura, tratam-nos como indivíduos pertencentes a uma cultura inferior. Mas, graças às lutas da população afro-brasileira em nosso país, foi criada a Lei n° 10.639/03, que obriga o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena, a ser ministrado pelos educadores no Ensino Fundamental e Médio. A implantação desta lei foi importante, porque aos poucos ela vem quebrando o preconceito, mas os discursos narrados e até mesmo falados têm mostrado que os afros são pessoas pensantes, críticas e que podem e devem participar como um membro da sociedade, como cidadãos que trabalham, sentem, amam e acima de tudo como pessoas capazes de exercer sua cidadania, que durante muito tempo, lhe negaram. Então, a partir desta problemática, a presente pesquisa usou em sua metodologia, uma busca, no sentido de compreender no processo ensino aprendizagem, como funcionam os discursos dos livros didáticos de história com relação à população afrodescendente. Tal levantamento foi importante porque demonstrou que esta problemática precisa ser repensada, numa perspectiva em que os autores didáticos procurem elaborar em seus livros, textos que levem o aluno ao não preconceito, a não discriminação, e sim, a compreensão da tolerância quanto ao multiculturalismo étnico. Desse modo, justifica-se a escolha dessa temática que trata da busca de soluções a respeito da abordagem dos afro-brasileiros nas narrativas dos livros didáticos de história, antes e depois da Lei n° 10.630/03, tendo como objetivo geral, analisar as narrativas e as imagens do livro didático de história produzido pelos autores Nelson Piletti e Claudino Piletti em 2002 (História & Vida Integrada) e como objetivo específico: comparar as anteriores, com a mesma obra reeditada no ano de 2009.For centuries, africanBrazilians have been and are being treated in the narratives of history books, as "things", and consequently, the lives of Afro was not easy. The jokes, the music, the textbooks used for teaching, especially the literature books, treat them as individuais belonging to an inferior culture. But thanks to the struggles of africanBrazilian population in our country, was established to Law No. 10639/03, which requires the teaching of history and culture africanBrazilian and indigenous, to be taught by educators in elementary and high school. The implementation of this law was important because it is gradually breaking down prejudice, but the speeches and even spoken narrated have shown that afros are thinking people, and that criticism can and should participate as a member of society, as citizens working, feel, love and above all as people able to exercise their citizenship, which for a long time, was denied. So from this problem, this research used in their methodology, a search in order to understand the learning process, how the discourse of history textbooks in relation to population african descent. This survey was important because it demonstrated that this issue needs to be rethought, with a perspective in which the authors seek to draw up teaching in his books, texts that allow students to not prejudice, not discrimination, but rather the understanding of multiculturalism and ethnic tolerance. Thus justifies the choice of this theme that deals with the search for Solutions regarding the approach of africanBrazilians in the narratives of histoiy textbooks before and after the Law No. 10.630/03, aiming generally analyze narratives and images of the history textbook produced by the authors and Claudino Piletti Piletti Nelson in 2002 (Integrated History and Life) and specific objective: to compare the past with the same work was reprinted in 2009.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGSOUZA JÚNIOR, José Pereira de.SOUZA JÚNIOR, J. P.NASCIMENTO, Regina Celi Gomes do.NASCIMENTO, R. C. G.DONATO, Ironildes Câmara.DONATO, I. C.SILVA, José Fernandes da.20112023-12-29T12:17:05Z2023-12-292023-12-29T12:17:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33841SILVA, José Fernandes da. Os afro-brasileiros nas narrativas dos livros didáticos de História antes e depois da Lei Nº 10.639/03. 2011. 81f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. 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