Nação Guarani e Legislação Educacionais no Panorama Trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4234 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana.. Orientador: Prof. Dr. Clovis Antonio Brighenti |
id |
UNIL_c28aa1d4de39f767bc47586b7b48317a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4234 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Nação Guarani e Legislação Educacionais no Panorama Trinacional: Brasil, Argentina e ParaguaiGuarani Nation and Educational Legislation in the Trinational Panorama: Brazil, Argentina and ParaguayNación Guarani y Legislaciones Educacionales en el Panorama Trinacional: Brasil, Argentina y ParaguayGuaraniLegislação EscolarTerritorialidadeTríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai)Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana.. Orientador: Prof. Dr. Clovis Antonio BrighentiPelo presente alisamos a oferta da educação escolar à Nação Guarani no contexto de sua territorialidade transfronteira abarcando Argentina, Brasil e Paraguai. A partir de pesquisa bibliográfica, documental e etnográfica, constatamos que cada Estado Nacional desenvolve uma política educacional específica, não considerando a dinâmica da população tampouco a legislação internacional. Em que pese a recusa a esse tipo de escola, os Guarani buscam manejá-la a seu favor, como mecanismo de resistência.At first we offer the school education to the Guarani Nation in the context of Its cross- border territoriality encompassing Argentina, Brazil and Paraguay. Based on bibliographical, documentary and ethnographic research, we found each National State develops a specific educational policy, neither considering population dynamics nor international legislation. In spite of the refusal of this type of school, the Guarani seeks to manage it in their favor, as a mechanism of resistancePor el presente alisamos la oferta de la educación escolar a la Nación Guaraní en el contexto de su territorialidad transfronteriza abarcando Argentina, Brasil y Paraguay. A partir de investigación bibliográfica, documental y etnográfica, constatamos que cada Estado Nacional desarrolla una política educativa específica, no considerando la dinámica de la población ni la legislación internacional. En cuanto a la negativa a ese tipo de escuela, los guaraní buscan manejarla a su favor, como mecanismo de resistenciaBrighenti, Clovis AntonioCosta, Rayane Pereira GuimarãesBrighenti, Clovis Antonio2018-11-26info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfCOSTA, Rayane Pereira Guimarães. Nação Guarani e Legislação Educacionais no Panorama Trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai. 2018. 19 f. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Foz do Iguaçu, 2018.2359-232Xhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4234porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:45:53Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4234Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:45:53Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nação Guarani e Legislação Educacionais no Panorama Trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai Guarani Nation and Educational Legislation in the Trinational Panorama: Brazil, Argentina and Paraguay Nación Guarani y Legislaciones Educacionales en el Panorama Trinacional: Brasil, Argentina y Paraguay |
title |
Nação Guarani e Legislação Educacionais no Panorama Trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai |
spellingShingle |
Nação Guarani e Legislação Educacionais no Panorama Trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai Costa, Rayane Pereira Guimarães Guarani Legislação Escolar Territorialidade Tríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai) |
title_short |
Nação Guarani e Legislação Educacionais no Panorama Trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai |
title_full |
Nação Guarani e Legislação Educacionais no Panorama Trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai |
title_fullStr |
Nação Guarani e Legislação Educacionais no Panorama Trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai |
title_full_unstemmed |
Nação Guarani e Legislação Educacionais no Panorama Trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai |
title_sort |
Nação Guarani e Legislação Educacionais no Panorama Trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai |
author |
Costa, Rayane Pereira Guimarães |
author_facet |
Costa, Rayane Pereira Guimarães Brighenti, Clovis Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Brighenti, Clovis Antonio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brighenti, Clovis Antonio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Rayane Pereira Guimarães Brighenti, Clovis Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Guarani Legislação Escolar Territorialidade Tríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai) |
topic |
Guarani Legislação Escolar Territorialidade Tríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai) |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana.. Orientador: Prof. Dr. Clovis Antonio Brighenti |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Rayane Pereira Guimarães. Nação Guarani e Legislação Educacionais no Panorama Trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai. 2018. 19 f. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Foz do Iguaçu, 2018. 2359-232X https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4234 |
identifier_str_mv |
COSTA, Rayane Pereira Guimarães. Nação Guarani e Legislação Educacionais no Panorama Trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai. 2018. 19 f. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Foz do Iguaçu, 2018. 2359-232X |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285255690584064 |