Nação Guarani e Legislação Educacionais no Panorama Trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rayane Pereira Guimarães
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Brighenti, Clovis Antonio
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4234
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana.. Orientador: Prof. Dr. Clovis Antonio Brighenti
id UNIL_c28aa1d4de39f767bc47586b7b48317a
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4234
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Nação Guarani e Legislação Educacionais no Panorama Trinacional: Brasil, Argentina e ParaguaiGuarani Nation and Educational Legislation in the Trinational Panorama: Brazil, Argentina and ParaguayNación Guarani y Legislaciones Educacionales en el Panorama Trinacional: Brasil, Argentina y ParaguayGuaraniLegislação EscolarTerritorialidadeTríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai)Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana.. Orientador: Prof. Dr. Clovis Antonio BrighentiPelo presente alisamos a oferta da educação escolar à Nação Guarani no contexto de sua territorialidade transfronteira abarcando Argentina, Brasil e Paraguai. A partir de pesquisa bibliográfica, documental e etnográfica, constatamos que cada Estado Nacional desenvolve uma política educacional específica, não considerando a dinâmica da população tampouco a legislação internacional. Em que pese a recusa a esse tipo de escola, os Guarani buscam manejá-la a seu favor, como mecanismo de resistência.At first we offer the school education to the Guarani Nation in the context of Its cross- border territoriality encompassing Argentina, Brazil and Paraguay. Based on bibliographical, documentary and ethnographic research, we found each National State develops a specific educational policy, neither considering population dynamics nor international legislation. In spite of the refusal of this type of school, the Guarani seeks to manage it in their favor, as a mechanism of resistancePor el presente alisamos la oferta de la educación escolar a la Nación Guaraní en el contexto de su territorialidad transfronteriza abarcando Argentina, Brasil y Paraguay. A partir de investigación bibliográfica, documental y etnográfica, constatamos que cada Estado Nacional desarrolla una política educativa específica, no considerando la dinámica de la población ni la legislación internacional. En cuanto a la negativa a ese tipo de escuela, los guaraní buscan manejarla a su favor, como mecanismo de resistenciaBrighenti, Clovis AntonioCosta, Rayane Pereira GuimarãesBrighenti, Clovis Antonio2018-11-26info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfCOSTA, Rayane Pereira Guimarães. Nação Guarani e Legislação Educacionais no Panorama Trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai. 2018. 19 f. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Foz do Iguaçu, 2018.2359-232Xhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4234porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:45:53Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4234Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:45:53Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Nação Guarani e Legislação Educacionais no Panorama Trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai
Guarani Nation and Educational Legislation in the Trinational Panorama: Brazil, Argentina and Paraguay
Nación Guarani y Legislaciones Educacionales en el Panorama Trinacional: Brasil, Argentina y Paraguay
title Nação Guarani e Legislação Educacionais no Panorama Trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai
spellingShingle Nação Guarani e Legislação Educacionais no Panorama Trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai
Costa, Rayane Pereira Guimarães
Guarani
Legislação Escolar
Territorialidade
Tríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai)
title_short Nação Guarani e Legislação Educacionais no Panorama Trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai
title_full Nação Guarani e Legislação Educacionais no Panorama Trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai
title_fullStr Nação Guarani e Legislação Educacionais no Panorama Trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai
title_full_unstemmed Nação Guarani e Legislação Educacionais no Panorama Trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai
title_sort Nação Guarani e Legislação Educacionais no Panorama Trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai
author Costa, Rayane Pereira Guimarães
author_facet Costa, Rayane Pereira Guimarães
Brighenti, Clovis Antonio
author_role author
author2 Brighenti, Clovis Antonio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brighenti, Clovis Antonio
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Rayane Pereira Guimarães
Brighenti, Clovis Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Guarani
Legislação Escolar
Territorialidade
Tríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai)
topic Guarani
Legislação Escolar
Territorialidade
Tríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai)
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana.. Orientador: Prof. Dr. Clovis Antonio Brighenti
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Rayane Pereira Guimarães. Nação Guarani e Legislação Educacionais no Panorama Trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai. 2018. 19 f. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Foz do Iguaçu, 2018.
2359-232X
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4234
identifier_str_mv COSTA, Rayane Pereira Guimarães. Nação Guarani e Legislação Educacionais no Panorama Trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai. 2018. 19 f. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Foz do Iguaçu, 2018.
2359-232X
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285255690584064