Acompanhamento pedagógico do PRONATEC/IFFAR: ações para a permanência e êxito dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3689 |
Resumo: | Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação |
id |
UNIL_c36ecdf5438a1dad83e9f04d301926a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/3689 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Acompanhamento pedagógico do PRONATEC/IFFAR: ações para a permanência e êxito dos alunosPedagógicoMundo do TrabalhoAnais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: EducaçãoO acompanhamento pedagógico é uma ação da Coordenação Pedagógica do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego/Pronatec da Pró-Reitoria de Extensão/PROEX do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha/IFFAR, visando ao acesso, à permanência e êxito dos alunos na formação técnica e contribuindo para a inserção no meio social, bem como os tornando capacitados para o mundo do trabalho. A partir do acompanhamento pedagógico, buscou-se realizar uma análise através de: reunião com coordenadores dos Cursos do Pronatec, preenchimento de planilhas com a situação documental das disciplinas, quantidade de alunos, motivos e ações efetivadas para evitar à evasão, desistência e retenção, não apenas para identificar as problemáticas, mas para refletir sobre possíveis formas de reverter esse panorama. Mediante os dados, foi possível planejar e alinhar as ações pedagógicas através da formação de gestores, equipes e professores com o objetivo de identificar os caminhos para construir a formação dos alunos enquanto pessoas e profissionais. Para isso, desenvolve-se atividades específicas como: formação, avaliações periódicas, orientação metodológicas para as aulas, diários de classe, acompanhamento da desistência, evasão e reprovação, atendimento ao aluno, inserção dos alunos no mundo do trabalho através das Práticas Pedagógicas Integradas. Os resultados apresentados fundamentam-se na abordagem qualitativa em que se tem uma análise a partir do retorno dos dados e das ações dos coordenadores, possibilitando uma visão clara e objetiva de como acontece o acompanhamento pedagógico nos Cursos do Pronatec do IFFARProex/Unila2017info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3689porinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Marlova GiulianiBatalha, Denise ValdugaLunardi, Raquelreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:50:05Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/3689Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:50:05Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Acompanhamento pedagógico do PRONATEC/IFFAR: ações para a permanência e êxito dos alunos |
title |
Acompanhamento pedagógico do PRONATEC/IFFAR: ações para a permanência e êxito dos alunos |
spellingShingle |
Acompanhamento pedagógico do PRONATEC/IFFAR: ações para a permanência e êxito dos alunos Garcia, Marlova Giuliani Pedagógico Mundo do Trabalho |
title_short |
Acompanhamento pedagógico do PRONATEC/IFFAR: ações para a permanência e êxito dos alunos |
title_full |
Acompanhamento pedagógico do PRONATEC/IFFAR: ações para a permanência e êxito dos alunos |
title_fullStr |
Acompanhamento pedagógico do PRONATEC/IFFAR: ações para a permanência e êxito dos alunos |
title_full_unstemmed |
Acompanhamento pedagógico do PRONATEC/IFFAR: ações para a permanência e êxito dos alunos |
title_sort |
Acompanhamento pedagógico do PRONATEC/IFFAR: ações para a permanência e êxito dos alunos |
author |
Garcia, Marlova Giuliani |
author_facet |
Garcia, Marlova Giuliani Batalha, Denise Valduga Lunardi, Raquel |
author_role |
author |
author2 |
Batalha, Denise Valduga Lunardi, Raquel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Marlova Giuliani Batalha, Denise Valduga Lunardi, Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagógico Mundo do Trabalho |
topic |
Pedagógico Mundo do Trabalho |
description |
Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3689 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3689 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Proex/Unila |
publisher.none.fl_str_mv |
Proex/Unila |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285252930732032 |