Acompanhamento pedagógico do pronatec/ iffar: ações para a permanência e êxito dos estudantes / Pedagogical monitoring of pronatec/ iffar: actions for the permanence and success of students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batalha, Denise Valduga
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Garcia, Marlova Giuliani, Lunardi, Raquel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24786
Resumo: O acompanhamento pedagógico é uma ação da Coordenação Pedagógica do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego/Pronatec da Pró-Reitoria de Extensão/PROEX do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha/IFFAR, visando ao acesso, à permanência e êxito dos estudantes na formação técnica e contribuindo para a inserção no meio social, bem como os tornando melhores capacitados para o mundo do trabalho. A partir do acompanhamento pedagógico, buscou-se realizar uma análise através de: reunião com coordenadores dos Cursos do Pronatec, preenchimento de planilhas com a situação documental das disciplinas, quantidade de estudantes, motivos e ações efetivadas para evitar a evasão, desistência e retenção, não apenas para identificar as problemáticas, mas para refletir sobre possíveis formas de reverter esse panorama. Através dos dados, foi possível planejar e alinhar as ações pedagógicas através da formação de gestores, equipes e professores com o objetivo de identificar os melhores caminhos para construir a formação dos estudantes enquanto pessoas e profissionais. Para isso, desenvolve-se atividades específicas como: formação, avaliações periódicas, orientações metodológicas para as aulas, diários de classe, acompanhamento da desistência, evasão e reprovação, atendimento ao estudante, inserção dos estudantes no mundo do trabalho através das Práticas Pedagógicas Integradas. Os resultados apresentados fundamentam-se em na abordagem qualitativa em que se tem uma análise a partir do retorno dos dados e das ações dos coordenadores, possibilitando uma visão clara e objetiva de como acontece o acompanhamento pedagógico nos Cursos do Pronatec do IFFAR.
id VERACRUZ-0_6eb677a5170c2cc1ba4d3dd164f86ee9
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24786
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Acompanhamento pedagógico do pronatec/ iffar: ações para a permanência e êxito dos estudantes / Pedagogical monitoring of pronatec/ iffar: actions for the permanence and success of studentsFormaçãoPermanênciaAcompanhamento PedagógicoMundo do Trabalho.O acompanhamento pedagógico é uma ação da Coordenação Pedagógica do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego/Pronatec da Pró-Reitoria de Extensão/PROEX do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha/IFFAR, visando ao acesso, à permanência e êxito dos estudantes na formação técnica e contribuindo para a inserção no meio social, bem como os tornando melhores capacitados para o mundo do trabalho. A partir do acompanhamento pedagógico, buscou-se realizar uma análise através de: reunião com coordenadores dos Cursos do Pronatec, preenchimento de planilhas com a situação documental das disciplinas, quantidade de estudantes, motivos e ações efetivadas para evitar a evasão, desistência e retenção, não apenas para identificar as problemáticas, mas para refletir sobre possíveis formas de reverter esse panorama. Através dos dados, foi possível planejar e alinhar as ações pedagógicas através da formação de gestores, equipes e professores com o objetivo de identificar os melhores caminhos para construir a formação dos estudantes enquanto pessoas e profissionais. Para isso, desenvolve-se atividades específicas como: formação, avaliações periódicas, orientações metodológicas para as aulas, diários de classe, acompanhamento da desistência, evasão e reprovação, atendimento ao estudante, inserção dos estudantes no mundo do trabalho através das Práticas Pedagógicas Integradas. Os resultados apresentados fundamentam-se em na abordagem qualitativa em que se tem uma análise a partir do retorno dos dados e das ações dos coordenadores, possibilitando uma visão clara e objetiva de como acontece o acompanhamento pedagógico nos Cursos do Pronatec do IFFAR.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2478610.34117/bjdv7n2-297Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 16034-16047Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 16034-16047Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 16034-160472525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24786/19763Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBatalha, Denise ValdugaGarcia, Marlova GiulianiLunardi, Raquel2022-06-24T19:06:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24786Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:34.405585Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Acompanhamento pedagógico do pronatec/ iffar: ações para a permanência e êxito dos estudantes / Pedagogical monitoring of pronatec/ iffar: actions for the permanence and success of students
title Acompanhamento pedagógico do pronatec/ iffar: ações para a permanência e êxito dos estudantes / Pedagogical monitoring of pronatec/ iffar: actions for the permanence and success of students
spellingShingle Acompanhamento pedagógico do pronatec/ iffar: ações para a permanência e êxito dos estudantes / Pedagogical monitoring of pronatec/ iffar: actions for the permanence and success of students
Batalha, Denise Valduga
Formação
Permanência
Acompanhamento Pedagógico
Mundo do Trabalho.
title_short Acompanhamento pedagógico do pronatec/ iffar: ações para a permanência e êxito dos estudantes / Pedagogical monitoring of pronatec/ iffar: actions for the permanence and success of students
title_full Acompanhamento pedagógico do pronatec/ iffar: ações para a permanência e êxito dos estudantes / Pedagogical monitoring of pronatec/ iffar: actions for the permanence and success of students
title_fullStr Acompanhamento pedagógico do pronatec/ iffar: ações para a permanência e êxito dos estudantes / Pedagogical monitoring of pronatec/ iffar: actions for the permanence and success of students
title_full_unstemmed Acompanhamento pedagógico do pronatec/ iffar: ações para a permanência e êxito dos estudantes / Pedagogical monitoring of pronatec/ iffar: actions for the permanence and success of students
title_sort Acompanhamento pedagógico do pronatec/ iffar: ações para a permanência e êxito dos estudantes / Pedagogical monitoring of pronatec/ iffar: actions for the permanence and success of students
author Batalha, Denise Valduga
author_facet Batalha, Denise Valduga
Garcia, Marlova Giuliani
Lunardi, Raquel
author_role author
author2 Garcia, Marlova Giuliani
Lunardi, Raquel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batalha, Denise Valduga
Garcia, Marlova Giuliani
Lunardi, Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
Permanência
Acompanhamento Pedagógico
Mundo do Trabalho.
topic Formação
Permanência
Acompanhamento Pedagógico
Mundo do Trabalho.
description O acompanhamento pedagógico é uma ação da Coordenação Pedagógica do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego/Pronatec da Pró-Reitoria de Extensão/PROEX do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha/IFFAR, visando ao acesso, à permanência e êxito dos estudantes na formação técnica e contribuindo para a inserção no meio social, bem como os tornando melhores capacitados para o mundo do trabalho. A partir do acompanhamento pedagógico, buscou-se realizar uma análise através de: reunião com coordenadores dos Cursos do Pronatec, preenchimento de planilhas com a situação documental das disciplinas, quantidade de estudantes, motivos e ações efetivadas para evitar a evasão, desistência e retenção, não apenas para identificar as problemáticas, mas para refletir sobre possíveis formas de reverter esse panorama. Através dos dados, foi possível planejar e alinhar as ações pedagógicas através da formação de gestores, equipes e professores com o objetivo de identificar os melhores caminhos para construir a formação dos estudantes enquanto pessoas e profissionais. Para isso, desenvolve-se atividades específicas como: formação, avaliações periódicas, orientações metodológicas para as aulas, diários de classe, acompanhamento da desistência, evasão e reprovação, atendimento ao estudante, inserção dos estudantes no mundo do trabalho através das Práticas Pedagógicas Integradas. Os resultados apresentados fundamentam-se em na abordagem qualitativa em que se tem uma análise a partir do retorno dos dados e das ações dos coordenadores, possibilitando uma visão clara e objetiva de como acontece o acompanhamento pedagógico nos Cursos do Pronatec do IFFAR.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24786
10.34117/bjdv7n2-297
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24786
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n2-297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24786/19763
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 16034-16047
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 16034-16047
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 16034-16047
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i2
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645511968686080