Acompanhamento pedagógico do pronatec/ iffar: ações para a permanência e êxito dos estudantes / Pedagogical monitoring of pronatec/ iffar: actions for the permanence and success of students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24786 |
Resumo: | O acompanhamento pedagógico é uma ação da Coordenação Pedagógica do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego/Pronatec da Pró-Reitoria de Extensão/PROEX do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha/IFFAR, visando ao acesso, à permanência e êxito dos estudantes na formação técnica e contribuindo para a inserção no meio social, bem como os tornando melhores capacitados para o mundo do trabalho. A partir do acompanhamento pedagógico, buscou-se realizar uma análise através de: reunião com coordenadores dos Cursos do Pronatec, preenchimento de planilhas com a situação documental das disciplinas, quantidade de estudantes, motivos e ações efetivadas para evitar a evasão, desistência e retenção, não apenas para identificar as problemáticas, mas para refletir sobre possíveis formas de reverter esse panorama. Através dos dados, foi possível planejar e alinhar as ações pedagógicas através da formação de gestores, equipes e professores com o objetivo de identificar os melhores caminhos para construir a formação dos estudantes enquanto pessoas e profissionais. Para isso, desenvolve-se atividades específicas como: formação, avaliações periódicas, orientações metodológicas para as aulas, diários de classe, acompanhamento da desistência, evasão e reprovação, atendimento ao estudante, inserção dos estudantes no mundo do trabalho através das Práticas Pedagógicas Integradas. Os resultados apresentados fundamentam-se em na abordagem qualitativa em que se tem uma análise a partir do retorno dos dados e das ações dos coordenadores, possibilitando uma visão clara e objetiva de como acontece o acompanhamento pedagógico nos Cursos do Pronatec do IFFAR. |
id |
VERACRUZ-0_6eb677a5170c2cc1ba4d3dd164f86ee9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24786 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Acompanhamento pedagógico do pronatec/ iffar: ações para a permanência e êxito dos estudantes / Pedagogical monitoring of pronatec/ iffar: actions for the permanence and success of studentsFormaçãoPermanênciaAcompanhamento PedagógicoMundo do Trabalho.O acompanhamento pedagógico é uma ação da Coordenação Pedagógica do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego/Pronatec da Pró-Reitoria de Extensão/PROEX do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha/IFFAR, visando ao acesso, à permanência e êxito dos estudantes na formação técnica e contribuindo para a inserção no meio social, bem como os tornando melhores capacitados para o mundo do trabalho. A partir do acompanhamento pedagógico, buscou-se realizar uma análise através de: reunião com coordenadores dos Cursos do Pronatec, preenchimento de planilhas com a situação documental das disciplinas, quantidade de estudantes, motivos e ações efetivadas para evitar a evasão, desistência e retenção, não apenas para identificar as problemáticas, mas para refletir sobre possíveis formas de reverter esse panorama. Através dos dados, foi possível planejar e alinhar as ações pedagógicas através da formação de gestores, equipes e professores com o objetivo de identificar os melhores caminhos para construir a formação dos estudantes enquanto pessoas e profissionais. Para isso, desenvolve-se atividades específicas como: formação, avaliações periódicas, orientações metodológicas para as aulas, diários de classe, acompanhamento da desistência, evasão e reprovação, atendimento ao estudante, inserção dos estudantes no mundo do trabalho através das Práticas Pedagógicas Integradas. Os resultados apresentados fundamentam-se em na abordagem qualitativa em que se tem uma análise a partir do retorno dos dados e das ações dos coordenadores, possibilitando uma visão clara e objetiva de como acontece o acompanhamento pedagógico nos Cursos do Pronatec do IFFAR.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2478610.34117/bjdv7n2-297Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 16034-16047Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 16034-16047Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 16034-160472525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24786/19763Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBatalha, Denise ValdugaGarcia, Marlova GiulianiLunardi, Raquel2022-06-24T19:06:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24786Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:34.405585Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Acompanhamento pedagógico do pronatec/ iffar: ações para a permanência e êxito dos estudantes / Pedagogical monitoring of pronatec/ iffar: actions for the permanence and success of students |
title |
Acompanhamento pedagógico do pronatec/ iffar: ações para a permanência e êxito dos estudantes / Pedagogical monitoring of pronatec/ iffar: actions for the permanence and success of students |
spellingShingle |
Acompanhamento pedagógico do pronatec/ iffar: ações para a permanência e êxito dos estudantes / Pedagogical monitoring of pronatec/ iffar: actions for the permanence and success of students Batalha, Denise Valduga Formação Permanência Acompanhamento Pedagógico Mundo do Trabalho. |
title_short |
Acompanhamento pedagógico do pronatec/ iffar: ações para a permanência e êxito dos estudantes / Pedagogical monitoring of pronatec/ iffar: actions for the permanence and success of students |
title_full |
Acompanhamento pedagógico do pronatec/ iffar: ações para a permanência e êxito dos estudantes / Pedagogical monitoring of pronatec/ iffar: actions for the permanence and success of students |
title_fullStr |
Acompanhamento pedagógico do pronatec/ iffar: ações para a permanência e êxito dos estudantes / Pedagogical monitoring of pronatec/ iffar: actions for the permanence and success of students |
title_full_unstemmed |
Acompanhamento pedagógico do pronatec/ iffar: ações para a permanência e êxito dos estudantes / Pedagogical monitoring of pronatec/ iffar: actions for the permanence and success of students |
title_sort |
Acompanhamento pedagógico do pronatec/ iffar: ações para a permanência e êxito dos estudantes / Pedagogical monitoring of pronatec/ iffar: actions for the permanence and success of students |
author |
Batalha, Denise Valduga |
author_facet |
Batalha, Denise Valduga Garcia, Marlova Giuliani Lunardi, Raquel |
author_role |
author |
author2 |
Garcia, Marlova Giuliani Lunardi, Raquel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batalha, Denise Valduga Garcia, Marlova Giuliani Lunardi, Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Permanência Acompanhamento Pedagógico Mundo do Trabalho. |
topic |
Formação Permanência Acompanhamento Pedagógico Mundo do Trabalho. |
description |
O acompanhamento pedagógico é uma ação da Coordenação Pedagógica do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego/Pronatec da Pró-Reitoria de Extensão/PROEX do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha/IFFAR, visando ao acesso, à permanência e êxito dos estudantes na formação técnica e contribuindo para a inserção no meio social, bem como os tornando melhores capacitados para o mundo do trabalho. A partir do acompanhamento pedagógico, buscou-se realizar uma análise através de: reunião com coordenadores dos Cursos do Pronatec, preenchimento de planilhas com a situação documental das disciplinas, quantidade de estudantes, motivos e ações efetivadas para evitar a evasão, desistência e retenção, não apenas para identificar as problemáticas, mas para refletir sobre possíveis formas de reverter esse panorama. Através dos dados, foi possível planejar e alinhar as ações pedagógicas através da formação de gestores, equipes e professores com o objetivo de identificar os melhores caminhos para construir a formação dos estudantes enquanto pessoas e profissionais. Para isso, desenvolve-se atividades específicas como: formação, avaliações periódicas, orientações metodológicas para as aulas, diários de classe, acompanhamento da desistência, evasão e reprovação, atendimento ao estudante, inserção dos estudantes no mundo do trabalho através das Práticas Pedagógicas Integradas. Os resultados apresentados fundamentam-se em na abordagem qualitativa em que se tem uma análise a partir do retorno dos dados e das ações dos coordenadores, possibilitando uma visão clara e objetiva de como acontece o acompanhamento pedagógico nos Cursos do Pronatec do IFFAR. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24786 10.34117/bjdv7n2-297 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24786 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n2-297 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24786/19763 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 16034-16047 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 16034-16047 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 16034-16047 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i2 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645511968686080 |