A formação do professor formador de leitores e o texto infanto-juvenil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toledo, Naiani Borges
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3569
Resumo: O I Encontro Internacional do MALOCA Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul teve por objetivo apresentar os resultados do seu primeiro triênio (2014-2016) e debater os rumos das pesquisas do grupo para o triênio 2017-2019. Divulgamos agora os Anais Eletrônicos do I Encontro, que aconteceu em outubro de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Confiram no link: https://revistas.unila.edu.br/anaismaloca/index :)
id UNIL_c611421ebeb18f5e36746c2b57ce7170
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/3569
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling A formação do professor formador de leitores e o texto infanto-juvenilLeituraLetramentoLiteratura infanto-juvenilMediaçãoO I Encontro Internacional do MALOCA Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul teve por objetivo apresentar os resultados do seu primeiro triênio (2014-2016) e debater os rumos das pesquisas do grupo para o triênio 2017-2019. Divulgamos agora os Anais Eletrônicos do I Encontro, que aconteceu em outubro de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Confiram no link: https://revistas.unila.edu.br/anaismaloca/index :)Este artigo tem por objetivo analisar por meio de pesquisas bibliográficas como está se desenvolvendo a teoria e a prática do ensino da literatura infanto- juvenil e a importância desses textos para ampliar nos alunos o gosto pela leitura e o senso crítico, haja vista que o letramento literário difere de todos os demais, pois propicia ao estudante torna-se um sujeito apto a refletir sobre as situações que o rodeiam e a participar e transformar as realidades existentes, dessa forma, exercendo efetivamente a sua cidadania. Para melhor compreensão do tema será analisado a história da leitura em um contexto geral e também especificamente no contexto brasileiro e por fim ponderaremos também sobre a relevância da formação do professor que será formador de leitores e de seu papel como mediadorThis article aims to analyze through bibliographical researches how the theory and practice of teaching children's literature are being developed and the importance of these texts to expand in the students the taste for reading and the critical sense, given that the literary literacy differs from all others, because it allows the student becomes a subject able to reflect on the situations that surround him and to participate and transform the existing realities effectively exercising his citizenship. For a better understanding of the theme, we will analyze the history of reading in a general context and also specifically in the Brazilian context and finally we will also consider the relevance of the teacher's academic education that will be a teacher's reading and its role as mediatorGrupo de Estudos Multidisciplinar em Urbanismo e Arquitetura do Sul - MALOCA2017-10info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf2594-9292v. 1, n. 1, 2017https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3569porinfo:eu-repo/semantics/openAccessToledo, Naiani Borgesreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:32:15Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/3569Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:32:15Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do professor formador de leitores e o texto infanto-juvenil
title A formação do professor formador de leitores e o texto infanto-juvenil
spellingShingle A formação do professor formador de leitores e o texto infanto-juvenil
Toledo, Naiani Borges
Leitura
Letramento
Literatura infanto-juvenil
Mediação
title_short A formação do professor formador de leitores e o texto infanto-juvenil
title_full A formação do professor formador de leitores e o texto infanto-juvenil
title_fullStr A formação do professor formador de leitores e o texto infanto-juvenil
title_full_unstemmed A formação do professor formador de leitores e o texto infanto-juvenil
title_sort A formação do professor formador de leitores e o texto infanto-juvenil
author Toledo, Naiani Borges
author_facet Toledo, Naiani Borges
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toledo, Naiani Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Letramento
Literatura infanto-juvenil
Mediação
topic Leitura
Letramento
Literatura infanto-juvenil
Mediação
description O I Encontro Internacional do MALOCA Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul teve por objetivo apresentar os resultados do seu primeiro triênio (2014-2016) e debater os rumos das pesquisas do grupo para o triênio 2017-2019. Divulgamos agora os Anais Eletrônicos do I Encontro, que aconteceu em outubro de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Confiram no link: https://revistas.unila.edu.br/anaismaloca/index :)
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2594-9292
v. 1, n. 1, 2017
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3569
identifier_str_mv 2594-9292
v. 1, n. 1, 2017
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285266948096000