Gênero discursivo e produção escrita em Espanhol/LE: análise de um gênero acadêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almada, Triciane Rabelo dos Santos de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2463
Resumo: IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
id UNIL_c663502cadec8f6697ba5c5d26298f6f
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2463
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Gênero discursivo e produção escrita em Espanhol/LE: análise de um gênero acadêmicoGênero discursivoProdução escrita em Espanhol - LEIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016A infinitude dos gêneros apontada por Bakhtin parece tornar seu estudo ou seus traços comuns abstratos e de difícil operacionalização, já que pressupõe a variedade de intenções das pessoas que falam ou escrevem. No entanto, Dolz e Scheneuwly (2004) nos explicam que, mesmo sendo mutáveis e flexíveis, os gêneros apresentam certa estabilidade, ou mesmo, têm certa estrutura definida por sua função, àquilo que denominam de plano comunicacional. Numa tentativa de distribuição dos gêneros por domínio discursivo (MARCUSCHI, 2008), o gênero textual relatório inscrevese no domínio instrucional (científico, acadêmico e educacional). No caso desta análise, está inserido no ambiente discursivo universitário. Assim, o objetivo dessa pesquisaé apresentar resultados da produção escrita do gênero relatório de estágio em espanhol de alunos de um curso de formação inicial de professores, considerando os aspectos contextuais e socioculturais, aspectos discursivos e fatores linguísticos (coesão e coerência) nessa produção. Os dados foram bastante reveladores e demonstraram que o pouco domínio, especialmente de regras da L2, levaram os alunos a comprometerem, por vezes, a compreensão de seus relatórios. Ademais, os mesmos dados especificam que há ainda uma formação de certo modo debilitada quando o tema é produção escrita em língua estrangeiraUNILA­-UNIOESTEUNILA2016-08info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2463porinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmada, Triciane Rabelo dos Santos dereponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:28:39Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2463Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:28:39Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero discursivo e produção escrita em Espanhol/LE: análise de um gênero acadêmico
title Gênero discursivo e produção escrita em Espanhol/LE: análise de um gênero acadêmico
spellingShingle Gênero discursivo e produção escrita em Espanhol/LE: análise de um gênero acadêmico
Almada, Triciane Rabelo dos Santos de
Gênero discursivo
Produção escrita em Espanhol - LE
title_short Gênero discursivo e produção escrita em Espanhol/LE: análise de um gênero acadêmico
title_full Gênero discursivo e produção escrita em Espanhol/LE: análise de um gênero acadêmico
title_fullStr Gênero discursivo e produção escrita em Espanhol/LE: análise de um gênero acadêmico
title_full_unstemmed Gênero discursivo e produção escrita em Espanhol/LE: análise de um gênero acadêmico
title_sort Gênero discursivo e produção escrita em Espanhol/LE: análise de um gênero acadêmico
author Almada, Triciane Rabelo dos Santos de
author_facet Almada, Triciane Rabelo dos Santos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almada, Triciane Rabelo dos Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero discursivo
Produção escrita em Espanhol - LE
topic Gênero discursivo
Produção escrita em Espanhol - LE
description IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2463
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNILA
publisher.none.fl_str_mv UNILA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285251199533056