Formação de professores do Município de Matelância: o ensino de astronomia na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valcarenghi, Cássia Rafaela
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Elizandra Daneize dos, Rodrigues, Márcia Kelen, Albano, Karine
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5006
Resumo: O estudo da Astronomia contribui significativamente para a produção do conhecimento científico na comunidade escolar e familiar, pois é um conteúdo que instiga interrogações por parte dos sujeitos, além de estar presente no currículo escolar. (Porém, o ensino da Astronomia requer constante formação por parte dos profissionais, assim como qualquer outro conteúdo. Desta forma, é de suma importância a oferta de cursos e formações aos professores. Pensando na formação e qualificação do nosso trabalho, participamos da formação continuada para professores da rede municipal no ensino de Astronomia no ano de 2015, ofertada pelo Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho do Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu. No entanto, envoltas pela satisfação, curiosidade e o desejo de aprofundar o aprendizado em Astronomia, continuamos as atividades, como por exemplo, ofertando formação aos professores e colegas de trabalho, desenvolvendo atividades em sala de aula com nossos alunos, participando de eventos como o EPAST, que ocorreu na cidade de Pato Branco no ano de 2017 e Semana Acadêmica no curso de Pedagogia, pois acreditamos que a escola é considerada, por colocações do senso comum e formulações mais elaboradas (teóricas, filosóficas e políticas), como um local onde se aprende, ensina e se compartilha algum tipo de saber
id UNIL_d249c67593d8e5697de05becb4147af8
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5006
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Formação de professores do Município de Matelância: o ensino de astronomia na sala de aulaAtas do SERIAEscola - alunosEstações do anoUniversoO estudo da Astronomia contribui significativamente para a produção do conhecimento científico na comunidade escolar e familiar, pois é um conteúdo que instiga interrogações por parte dos sujeitos, além de estar presente no currículo escolar. (Porém, o ensino da Astronomia requer constante formação por parte dos profissionais, assim como qualquer outro conteúdo. Desta forma, é de suma importância a oferta de cursos e formações aos professores. Pensando na formação e qualificação do nosso trabalho, participamos da formação continuada para professores da rede municipal no ensino de Astronomia no ano de 2015, ofertada pelo Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho do Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu. No entanto, envoltas pela satisfação, curiosidade e o desejo de aprofundar o aprendizado em Astronomia, continuamos as atividades, como por exemplo, ofertando formação aos professores e colegas de trabalho, desenvolvendo atividades em sala de aula com nossos alunos, participando de eventos como o EPAST, que ocorreu na cidade de Pato Branco no ano de 2017 e Semana Acadêmica no curso de Pedagogia, pois acreditamos que a escola é considerada, por colocações do senso comum e formulações mais elaboradas (teóricas, filosóficas e políticas), como um local onde se aprende, ensina e se compartilha algum tipo de saber2019-05-29T14:40:26Z2019-05-29T14:40:26Z2018-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfISSN: 2357-8351https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5006porValcarenghi, Cássia RafaelaSantos, Elizandra Daneize dosRodrigues, Márcia KelenAlbano, Karineinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:27:03Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5006Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:27:03Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores do Município de Matelância: o ensino de astronomia na sala de aula
title Formação de professores do Município de Matelância: o ensino de astronomia na sala de aula
spellingShingle Formação de professores do Município de Matelância: o ensino de astronomia na sala de aula
Valcarenghi, Cássia Rafaela
Atas do SERIA
Escola - alunos
Estações do ano
Universo
title_short Formação de professores do Município de Matelância: o ensino de astronomia na sala de aula
title_full Formação de professores do Município de Matelância: o ensino de astronomia na sala de aula
title_fullStr Formação de professores do Município de Matelância: o ensino de astronomia na sala de aula
title_full_unstemmed Formação de professores do Município de Matelância: o ensino de astronomia na sala de aula
title_sort Formação de professores do Município de Matelância: o ensino de astronomia na sala de aula
author Valcarenghi, Cássia Rafaela
author_facet Valcarenghi, Cássia Rafaela
Santos, Elizandra Daneize dos
Rodrigues, Márcia Kelen
Albano, Karine
author_role author
author2 Santos, Elizandra Daneize dos
Rodrigues, Márcia Kelen
Albano, Karine
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valcarenghi, Cássia Rafaela
Santos, Elizandra Daneize dos
Rodrigues, Márcia Kelen
Albano, Karine
dc.subject.por.fl_str_mv Atas do SERIA
Escola - alunos
Estações do ano
Universo
topic Atas do SERIA
Escola - alunos
Estações do ano
Universo
description O estudo da Astronomia contribui significativamente para a produção do conhecimento científico na comunidade escolar e familiar, pois é um conteúdo que instiga interrogações por parte dos sujeitos, além de estar presente no currículo escolar. (Porém, o ensino da Astronomia requer constante formação por parte dos profissionais, assim como qualquer outro conteúdo. Desta forma, é de suma importância a oferta de cursos e formações aos professores. Pensando na formação e qualificação do nosso trabalho, participamos da formação continuada para professores da rede municipal no ensino de Astronomia no ano de 2015, ofertada pelo Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho do Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu. No entanto, envoltas pela satisfação, curiosidade e o desejo de aprofundar o aprendizado em Astronomia, continuamos as atividades, como por exemplo, ofertando formação aos professores e colegas de trabalho, desenvolvendo atividades em sala de aula com nossos alunos, participando de eventos como o EPAST, que ocorreu na cidade de Pato Branco no ano de 2017 e Semana Acadêmica no curso de Pedagogia, pois acreditamos que a escola é considerada, por colocações do senso comum e formulações mais elaboradas (teóricas, filosóficas e políticas), como um local onde se aprende, ensina e se compartilha algum tipo de saber
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08
2019-05-29T14:40:26Z
2019-05-29T14:40:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ISSN: 2357-8351
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5006
identifier_str_mv ISSN: 2357-8351
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1816161878284435456