Formação de professores do Município de Matelância: o ensino de astronomia na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5006 |
Resumo: | O estudo da Astronomia contribui significativamente para a produção do conhecimento científico na comunidade escolar e familiar, pois é um conteúdo que instiga interrogações por parte dos sujeitos, além de estar presente no currículo escolar. (Porém, o ensino da Astronomia requer constante formação por parte dos profissionais, assim como qualquer outro conteúdo. Desta forma, é de suma importância a oferta de cursos e formações aos professores. Pensando na formação e qualificação do nosso trabalho, participamos da formação continuada para professores da rede municipal no ensino de Astronomia no ano de 2015, ofertada pelo Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho do Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu. No entanto, envoltas pela satisfação, curiosidade e o desejo de aprofundar o aprendizado em Astronomia, continuamos as atividades, como por exemplo, ofertando formação aos professores e colegas de trabalho, desenvolvendo atividades em sala de aula com nossos alunos, participando de eventos como o EPAST, que ocorreu na cidade de Pato Branco no ano de 2017 e Semana Acadêmica no curso de Pedagogia, pois acreditamos que a escola é considerada, por colocações do senso comum e formulações mais elaboradas (teóricas, filosóficas e políticas), como um local onde se aprende, ensina e se compartilha algum tipo de saber |
id |
UNIL_d249c67593d8e5697de05becb4147af8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5006 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Formação de professores do Município de Matelância: o ensino de astronomia na sala de aulaAtas do SERIAEscola - alunosEstações do anoUniversoO estudo da Astronomia contribui significativamente para a produção do conhecimento científico na comunidade escolar e familiar, pois é um conteúdo que instiga interrogações por parte dos sujeitos, além de estar presente no currículo escolar. (Porém, o ensino da Astronomia requer constante formação por parte dos profissionais, assim como qualquer outro conteúdo. Desta forma, é de suma importância a oferta de cursos e formações aos professores. Pensando na formação e qualificação do nosso trabalho, participamos da formação continuada para professores da rede municipal no ensino de Astronomia no ano de 2015, ofertada pelo Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho do Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu. No entanto, envoltas pela satisfação, curiosidade e o desejo de aprofundar o aprendizado em Astronomia, continuamos as atividades, como por exemplo, ofertando formação aos professores e colegas de trabalho, desenvolvendo atividades em sala de aula com nossos alunos, participando de eventos como o EPAST, que ocorreu na cidade de Pato Branco no ano de 2017 e Semana Acadêmica no curso de Pedagogia, pois acreditamos que a escola é considerada, por colocações do senso comum e formulações mais elaboradas (teóricas, filosóficas e políticas), como um local onde se aprende, ensina e se compartilha algum tipo de saber2019-05-29T14:40:26Z2019-05-29T14:40:26Z2018-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfISSN: 2357-8351https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5006porValcarenghi, Cássia RafaelaSantos, Elizandra Daneize dosRodrigues, Márcia KelenAlbano, Karineinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:27:03Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5006Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:27:03Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores do Município de Matelância: o ensino de astronomia na sala de aula |
title |
Formação de professores do Município de Matelância: o ensino de astronomia na sala de aula |
spellingShingle |
Formação de professores do Município de Matelância: o ensino de astronomia na sala de aula Valcarenghi, Cássia Rafaela Atas do SERIA Escola - alunos Estações do ano Universo |
title_short |
Formação de professores do Município de Matelância: o ensino de astronomia na sala de aula |
title_full |
Formação de professores do Município de Matelância: o ensino de astronomia na sala de aula |
title_fullStr |
Formação de professores do Município de Matelância: o ensino de astronomia na sala de aula |
title_full_unstemmed |
Formação de professores do Município de Matelância: o ensino de astronomia na sala de aula |
title_sort |
Formação de professores do Município de Matelância: o ensino de astronomia na sala de aula |
author |
Valcarenghi, Cássia Rafaela |
author_facet |
Valcarenghi, Cássia Rafaela Santos, Elizandra Daneize dos Rodrigues, Márcia Kelen Albano, Karine |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Elizandra Daneize dos Rodrigues, Márcia Kelen Albano, Karine |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valcarenghi, Cássia Rafaela Santos, Elizandra Daneize dos Rodrigues, Márcia Kelen Albano, Karine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atas do SERIA Escola - alunos Estações do ano Universo |
topic |
Atas do SERIA Escola - alunos Estações do ano Universo |
description |
O estudo da Astronomia contribui significativamente para a produção do conhecimento científico na comunidade escolar e familiar, pois é um conteúdo que instiga interrogações por parte dos sujeitos, além de estar presente no currículo escolar. (Porém, o ensino da Astronomia requer constante formação por parte dos profissionais, assim como qualquer outro conteúdo. Desta forma, é de suma importância a oferta de cursos e formações aos professores. Pensando na formação e qualificação do nosso trabalho, participamos da formação continuada para professores da rede municipal no ensino de Astronomia no ano de 2015, ofertada pelo Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho do Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu. No entanto, envoltas pela satisfação, curiosidade e o desejo de aprofundar o aprendizado em Astronomia, continuamos as atividades, como por exemplo, ofertando formação aos professores e colegas de trabalho, desenvolvendo atividades em sala de aula com nossos alunos, participando de eventos como o EPAST, que ocorreu na cidade de Pato Branco no ano de 2017 e Semana Acadêmica no curso de Pedagogia, pois acreditamos que a escola é considerada, por colocações do senso comum e formulações mais elaboradas (teóricas, filosóficas e políticas), como um local onde se aprende, ensina e se compartilha algum tipo de saber |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08 2019-05-29T14:40:26Z 2019-05-29T14:40:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ISSN: 2357-8351 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5006 |
identifier_str_mv |
ISSN: 2357-8351 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1816161878284435456 |