O outro e a escola: análise relacional dos parâmetros curriculares e o discurso de professores/as de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3432 |
Resumo: | Anais do VI Encontro de Iniciação Científica e II Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – EICTI 2017 - 04 a 06 de outubro de 2017- temática Linguística, Letras e Artes |
id |
UNIL_d96694c81fe0e96531751e7cb71a50db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/3432 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
O outro e a escola: análise relacional dos parâmetros curriculares e o discurso de professores/as de Foz do Iguaçu, Paraná, BrasilParâmetros curricularesFoz do Iguaçu (PR) - BrasilAnais do VI Encontro de Iniciação Científica e II Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – EICTI 2017 - 04 a 06 de outubro de 2017- temática Linguística, Letras e ArtesO presente trabalho analisa de maneira relacional (1): o discurso de professores/as em classes de nível fundamental I - de primeiro a quinto ano - da rede de educação pública de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil; (2) os projetos político pedagógicos dessas escolas; e (3) os temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais, tendo como enfoque as relações de alteridade, no que diz respeito a diferenças de classe, cultura, raça/etnia, gênero, nacionalidade e língua. Tem como objetivo compreender a atuação da escola nas dinâmicas de formação do sujeito em sua relação com o “outro”, a partir de métodos etnográficos como mecanismos de investigação, realizado em uma escola da cidadeUniversidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Fundação Araucária; Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR)2017-10-04info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3432porinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Rafael GiovanettiAmato, Laura Janaina Diasreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:42:01Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/3432Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:42:01Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O outro e a escola: análise relacional dos parâmetros curriculares e o discurso de professores/as de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil |
title |
O outro e a escola: análise relacional dos parâmetros curriculares e o discurso de professores/as de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil |
spellingShingle |
O outro e a escola: análise relacional dos parâmetros curriculares e o discurso de professores/as de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil Teixeira, Rafael Giovanetti Parâmetros curriculares Foz do Iguaçu (PR) - Brasil |
title_short |
O outro e a escola: análise relacional dos parâmetros curriculares e o discurso de professores/as de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil |
title_full |
O outro e a escola: análise relacional dos parâmetros curriculares e o discurso de professores/as de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil |
title_fullStr |
O outro e a escola: análise relacional dos parâmetros curriculares e o discurso de professores/as de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil |
title_full_unstemmed |
O outro e a escola: análise relacional dos parâmetros curriculares e o discurso de professores/as de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil |
title_sort |
O outro e a escola: análise relacional dos parâmetros curriculares e o discurso de professores/as de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil |
author |
Teixeira, Rafael Giovanetti |
author_facet |
Teixeira, Rafael Giovanetti Amato, Laura Janaina Dias |
author_role |
author |
author2 |
Amato, Laura Janaina Dias |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Rafael Giovanetti Amato, Laura Janaina Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Parâmetros curriculares Foz do Iguaçu (PR) - Brasil |
topic |
Parâmetros curriculares Foz do Iguaçu (PR) - Brasil |
description |
Anais do VI Encontro de Iniciação Científica e II Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – EICTI 2017 - 04 a 06 de outubro de 2017- temática Linguística, Letras e Artes |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3432 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3432 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285264225992704 |