O outro e a escola: análise relacional dos parâmetros curriculares e o discurso de professores/as de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Rafael Giovanetti
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Amato, Laura Janaina Dias
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3432
Resumo: Anais do VI Encontro de Iniciação Científica e II Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – EICTI 2017 - 04 a 06 de outubro de 2017- temática Linguística, Letras e Artes
id UNIL_d96694c81fe0e96531751e7cb71a50db
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/3432
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling O outro e a escola: análise relacional dos parâmetros curriculares e o discurso de professores/as de Foz do Iguaçu, Paraná, BrasilParâmetros curricularesFoz do Iguaçu (PR) - BrasilAnais do VI Encontro de Iniciação Científica e II Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – EICTI 2017 - 04 a 06 de outubro de 2017- temática Linguística, Letras e ArtesO presente trabalho analisa de maneira relacional (1): o discurso de professores/as em classes de nível fundamental I - de primeiro a quinto ano - da rede de educação pública de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil; (2) os projetos político pedagógicos dessas escolas; e (3) os temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais, tendo como enfoque as relações de alteridade, no que diz respeito a diferenças de classe, cultura, raça/etnia, gênero, nacionalidade e língua. Tem como objetivo compreender a atuação da escola nas dinâmicas de formação do sujeito em sua relação com o “outro”, a partir de métodos etnográficos como mecanismos de investigação, realizado em uma escola da cidadeUniversidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Fundação Araucária; Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR)2017-10-04info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3432porinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Rafael GiovanettiAmato, Laura Janaina Diasreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:42:01Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/3432Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:42:01Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv O outro e a escola: análise relacional dos parâmetros curriculares e o discurso de professores/as de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil
title O outro e a escola: análise relacional dos parâmetros curriculares e o discurso de professores/as de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil
spellingShingle O outro e a escola: análise relacional dos parâmetros curriculares e o discurso de professores/as de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil
Teixeira, Rafael Giovanetti
Parâmetros curriculares
Foz do Iguaçu (PR) - Brasil
title_short O outro e a escola: análise relacional dos parâmetros curriculares e o discurso de professores/as de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil
title_full O outro e a escola: análise relacional dos parâmetros curriculares e o discurso de professores/as de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil
title_fullStr O outro e a escola: análise relacional dos parâmetros curriculares e o discurso de professores/as de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil
title_full_unstemmed O outro e a escola: análise relacional dos parâmetros curriculares e o discurso de professores/as de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil
title_sort O outro e a escola: análise relacional dos parâmetros curriculares e o discurso de professores/as de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil
author Teixeira, Rafael Giovanetti
author_facet Teixeira, Rafael Giovanetti
Amato, Laura Janaina Dias
author_role author
author2 Amato, Laura Janaina Dias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Rafael Giovanetti
Amato, Laura Janaina Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Parâmetros curriculares
Foz do Iguaçu (PR) - Brasil
topic Parâmetros curriculares
Foz do Iguaçu (PR) - Brasil
description Anais do VI Encontro de Iniciação Científica e II Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – EICTI 2017 - 04 a 06 de outubro de 2017- temática Linguística, Letras e Artes
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3432
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285264225992704