Satisfação corporal e violência em alunos de uma escola em Foz do Iguaçu/PR, Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diaz, Dalila Vanessa Arce
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Merchan, Maria Jose Cevallos, Freitas, Hannalicia Bueno de, Ferrari, Carlos Kusano Bucalen
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1152
Resumo: Anais do IV Encontro de Iniciação Científica da Unila - “UNILA 5 anos: Integração em Ciência, Tecnologia e Cultura na Tríplice Fronteira” - 05 e 06 de novembro de 2015 – Sessão Ciências Biológicas e Saúde Coletiva
id UNIL_d999292b1de4cae48009977239ddc16f
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/1152
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Satisfação corporal e violência em alunos de uma escola em Foz do Iguaçu/PR, Brasil.Satisfação corporalBullyingViolência escolarAnais do IV Encontro de Iniciação Científica da Unila - “UNILA 5 anos: Integração em Ciência, Tecnologia e Cultura na Tríplice Fronteira” - 05 e 06 de novembro de 2015 – Sessão Ciências Biológicas e Saúde ColetivaA satisfação com o próprio corpo tem preocupado excessivamente os jovens, especialmente as adolescentes. Além disso, a violência escolar tem despontado como um fenômeno social de grande relevância em nosso meio. O objetivo deste trabalho foi avaliar a satisfação corporal e alguns indicadores de violência escolar em crianças de uma escola pública de Foz do Iguaçu, PR. Metodologia: Foram avaliadas crianças de 7 a 9 anos de uma escola pública em Foz do Iguaçu. Resultados: Apenas 11,76% das crianças não estão completamente satisfeitas com o próprio corpo. A insatisfação segundo as partes do corpo teve a mesma frequência de 11,76% para barriga, pernas e cabelo. Assim, os alunos gostariam de mudar estas partes do corpo. Chamou a atenção que um aluno, afrodescendente, queria mudar o corpo, desejando ser branco. A frequência de alunos que já sofreram advertências na escola foi elevada (29,41%), bem como a frequência de alunos que se envolveram em brigas (29,41%). Em relação ao bullying, 29,41% já sofreram no passado e 17,65% estão passando por esta situação no presente. Apesar disso, todos os alunos consideram que as brigas na escola têm forte conotação negativa. Deve-se prestar atenção à crescente violência escolar desde a infância, sendo crucial que as escolas pensem em estratégias para enfrentar o problema.Voluntária de Iniciação Científica2015-11info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1152porinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiaz, Dalila Vanessa ArceMerchan, Maria Jose CevallosFreitas, Hannalicia Bueno deFerrari, Carlos Kusano Bucalenreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:39:55Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/1152Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:39:55Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação corporal e violência em alunos de uma escola em Foz do Iguaçu/PR, Brasil.
title Satisfação corporal e violência em alunos de uma escola em Foz do Iguaçu/PR, Brasil.
spellingShingle Satisfação corporal e violência em alunos de uma escola em Foz do Iguaçu/PR, Brasil.
Diaz, Dalila Vanessa Arce
Satisfação corporal
Bullying
Violência escolar
title_short Satisfação corporal e violência em alunos de uma escola em Foz do Iguaçu/PR, Brasil.
title_full Satisfação corporal e violência em alunos de uma escola em Foz do Iguaçu/PR, Brasil.
title_fullStr Satisfação corporal e violência em alunos de uma escola em Foz do Iguaçu/PR, Brasil.
title_full_unstemmed Satisfação corporal e violência em alunos de uma escola em Foz do Iguaçu/PR, Brasil.
title_sort Satisfação corporal e violência em alunos de uma escola em Foz do Iguaçu/PR, Brasil.
author Diaz, Dalila Vanessa Arce
author_facet Diaz, Dalila Vanessa Arce
Merchan, Maria Jose Cevallos
Freitas, Hannalicia Bueno de
Ferrari, Carlos Kusano Bucalen
author_role author
author2 Merchan, Maria Jose Cevallos
Freitas, Hannalicia Bueno de
Ferrari, Carlos Kusano Bucalen
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diaz, Dalila Vanessa Arce
Merchan, Maria Jose Cevallos
Freitas, Hannalicia Bueno de
Ferrari, Carlos Kusano Bucalen
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação corporal
Bullying
Violência escolar
topic Satisfação corporal
Bullying
Violência escolar
description Anais do IV Encontro de Iniciação Científica da Unila - “UNILA 5 anos: Integração em Ciência, Tecnologia e Cultura na Tríplice Fronteira” - 05 e 06 de novembro de 2015 – Sessão Ciências Biológicas e Saúde Coletiva
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1152
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285256991866880