Satisfação corporal e violência em alunos de uma escola em Foz do Iguaçu/PR, Brasil.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1152 |
Resumo: | Anais do IV Encontro de Iniciação Científica da Unila - “UNILA 5 anos: Integração em Ciência, Tecnologia e Cultura na Tríplice Fronteira” - 05 e 06 de novembro de 2015 – Sessão Ciências Biológicas e Saúde Coletiva |
id |
UNIL_d999292b1de4cae48009977239ddc16f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/1152 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Satisfação corporal e violência em alunos de uma escola em Foz do Iguaçu/PR, Brasil.Satisfação corporalBullyingViolência escolarAnais do IV Encontro de Iniciação Científica da Unila - “UNILA 5 anos: Integração em Ciência, Tecnologia e Cultura na Tríplice Fronteira” - 05 e 06 de novembro de 2015 – Sessão Ciências Biológicas e Saúde ColetivaA satisfação com o próprio corpo tem preocupado excessivamente os jovens, especialmente as adolescentes. Além disso, a violência escolar tem despontado como um fenômeno social de grande relevância em nosso meio. O objetivo deste trabalho foi avaliar a satisfação corporal e alguns indicadores de violência escolar em crianças de uma escola pública de Foz do Iguaçu, PR. Metodologia: Foram avaliadas crianças de 7 a 9 anos de uma escola pública em Foz do Iguaçu. Resultados: Apenas 11,76% das crianças não estão completamente satisfeitas com o próprio corpo. A insatisfação segundo as partes do corpo teve a mesma frequência de 11,76% para barriga, pernas e cabelo. Assim, os alunos gostariam de mudar estas partes do corpo. Chamou a atenção que um aluno, afrodescendente, queria mudar o corpo, desejando ser branco. A frequência de alunos que já sofreram advertências na escola foi elevada (29,41%), bem como a frequência de alunos que se envolveram em brigas (29,41%). Em relação ao bullying, 29,41% já sofreram no passado e 17,65% estão passando por esta situação no presente. Apesar disso, todos os alunos consideram que as brigas na escola têm forte conotação negativa. Deve-se prestar atenção à crescente violência escolar desde a infância, sendo crucial que as escolas pensem em estratégias para enfrentar o problema.Voluntária de Iniciação Científica2015-11info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1152porinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiaz, Dalila Vanessa ArceMerchan, Maria Jose CevallosFreitas, Hannalicia Bueno deFerrari, Carlos Kusano Bucalenreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:39:55Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/1152Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:39:55Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Satisfação corporal e violência em alunos de uma escola em Foz do Iguaçu/PR, Brasil. |
title |
Satisfação corporal e violência em alunos de uma escola em Foz do Iguaçu/PR, Brasil. |
spellingShingle |
Satisfação corporal e violência em alunos de uma escola em Foz do Iguaçu/PR, Brasil. Diaz, Dalila Vanessa Arce Satisfação corporal Bullying Violência escolar |
title_short |
Satisfação corporal e violência em alunos de uma escola em Foz do Iguaçu/PR, Brasil. |
title_full |
Satisfação corporal e violência em alunos de uma escola em Foz do Iguaçu/PR, Brasil. |
title_fullStr |
Satisfação corporal e violência em alunos de uma escola em Foz do Iguaçu/PR, Brasil. |
title_full_unstemmed |
Satisfação corporal e violência em alunos de uma escola em Foz do Iguaçu/PR, Brasil. |
title_sort |
Satisfação corporal e violência em alunos de uma escola em Foz do Iguaçu/PR, Brasil. |
author |
Diaz, Dalila Vanessa Arce |
author_facet |
Diaz, Dalila Vanessa Arce Merchan, Maria Jose Cevallos Freitas, Hannalicia Bueno de Ferrari, Carlos Kusano Bucalen |
author_role |
author |
author2 |
Merchan, Maria Jose Cevallos Freitas, Hannalicia Bueno de Ferrari, Carlos Kusano Bucalen |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diaz, Dalila Vanessa Arce Merchan, Maria Jose Cevallos Freitas, Hannalicia Bueno de Ferrari, Carlos Kusano Bucalen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação corporal Bullying Violência escolar |
topic |
Satisfação corporal Bullying Violência escolar |
description |
Anais do IV Encontro de Iniciação Científica da Unila - “UNILA 5 anos: Integração em Ciência, Tecnologia e Cultura na Tríplice Fronteira” - 05 e 06 de novembro de 2015 – Sessão Ciências Biológicas e Saúde Coletiva |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1152 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285256991866880 |