Divine e o figurino como construção visual do feminino no cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicolau, Alice Bernardo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: http://dspace.unila.edu.br/123456789/2092
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Cinema e Audiovisual. Orientadora: Prof. Ma. Tainá Xavier Pereira Huhold
id UNIL_daad9be1f767e3a28bc2039d68d79a9e
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2092
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Nicolau, Alice BernardoHuhold, Tainá Xavier Pereira2017-08-07T20:55:26Z2017-08-07T20:55:26Z2016-06-06Bernardo Nicolau, Alice. Divine e o figurino como construção visual do feminino no cinema. 2017. 57 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2017.http://dspace.unila.edu.br/123456789/2092Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Cinema e Audiovisual. Orientadora: Prof. Ma. Tainá Xavier Pereira HuholdThis research intends to contribute to the field of studies in costume design and gender as being part of the elaboration of a critical speech that questions the regime of disciplinary gender norms that we see in Film. This work also aims to identify costume design as the main area responsible for the visual construction of the female character. Through costume design, it’s possible to discuss the aesthetics, the artist and technical resources for the visual construction of the female character in film. For the elaboration of this work, first it will be necessary to talk about the aesthetic-ideological mechanisms of the cinematic discourse. Once we know that especially in the first decade of the twentieth century, the Hollywood industry has produced various models of representation holding ideological discourses by the upper classes, exported to the whole world. The discussion of visual construction of gender is a key in the classic Film character figured in Jane Gaines' articles. Also the representation of woman in Laura Mulvey's Feminist Film Theory will be important themes so that we can then discuss a study case that questions hegemonic models of representation. It is also essential to check the notion of gender under the focus of Judith Butler's performativity of gender, a key issue to relate to the construction of woman in costume design. Divine questions gender norms in the society where she performs. Divine’s costume design shows itself in this operation as a primordial factor for body and gender construction in this particular character and in film in general, pointing to the fact that gender itself is a result of sociocultural factors of cataloging and hierarchization of the subjects.Este trabalho pretende contribuir para o campo de estudos de figurino e gênero, somando-se à elaboração de um discurso crítico que questiona o regime de modelos disciplinários de gênero presentes no cinema. Além de identificar o figurino como elemento fundamental para a composição visual da personagem, este trabalho objetiva discutir sobre os recursos estéticos, artísticos e técnicos para a construção visual do feminino no cinema. Para a elaboração deste trabalho de conclusão de curso será necessário, num primeiro momento, discutir os mecanismos estético- ideológicos do discurso cinematográfico, a partir de um enfoque epistemológico que afirma que, principalmente na primeira década do século XX, a indústria de Hollywood produziu uma série de modelos de representação que veiculam discursos ideológicos das classes dominantes, exportadas para todo o mundo. A discussão construção visual de gênero pelo figurino na personagem clássica norteada nos artigos de Jane Gaines e a representação do feminino pelo viés da teoria feminista do cinema de Laura Mulvey serão temas imprescindíveis para que, em seguida, possamos discutir um caso que questiona os padrões hegemônicos de representação. É também indispensável ter em mente a noção de gênero sob o enfoque da performatividade de gênero de Judith Butler, questão-chave a relacionar- se com a construção do feminino no figurino. Divine carrega o questionamento das normas de gênero da sociedade onde ela performa. O figurino, portanto, mostra-se nessa operação, como um fator primordial para a construção corporal e de gênero na personagem em particular e no cinema em geral, apontando para o próprio gênero como um resultado de fatores no âmbito sociocultural de catalogação e hierarquização dos sujeitos.Submitted by Alice Bernardo Nicolau (alice.nicolau@aluno.unila.edu.br) on 2017-08-07T20:50:14Z No. of bitstreams: 1 AliceNicolau_MonografiaAta.pdf: 4810666 bytes, checksum: 2ee840aaf9fba099c3e6142a0c49baa7 (MD5)Approved for entry into archive by Nilson Junior (nilson.junior@unila.edu.br) on 2017-08-07T20:55:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AliceNicolau_MonografiaAta.pdf: 4810666 bytes, checksum: 2ee840aaf9fba099c3e6142a0c49baa7 (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-07T20:55:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AliceNicolau_MonografiaAta.pdf: 4810666 bytes, checksum: 2ee840aaf9fba099c3e6142a0c49baa7 (MD5) Previous issue date: 2016-06-06porFigurinoGêneroCinemaDivine e o figurino como construção visual do feminino no cinemainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILATHUMBNAILCapa TCC.pngCapa TCC.pngimage/png59828http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/2092/3/Capa+TCC.png78da3b19f1af76ef178552588e082718MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81019http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/2092/2/license.txtae61abb910ea8b57960567ed3a404bdaMD52ORIGINALAliceNicolau_MonografiaAta.pdfAliceNicolau_MonografiaAta.pdfTrabalho de Conclusão de Cursoapplication/pdf4810666http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/2092/1/AliceNicolau_MonografiaAta.pdf2ee840aaf9fba099c3e6142a0c49baa7MD51123456789/20922019-01-24 12:04:52.234oai:dspace.unila.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362019-01-24T14:04:52Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Divine e o figurino como construção visual do feminino no cinema
title Divine e o figurino como construção visual do feminino no cinema
spellingShingle Divine e o figurino como construção visual do feminino no cinema
Nicolau, Alice Bernardo
Figurino
Gênero
Cinema
title_short Divine e o figurino como construção visual do feminino no cinema
title_full Divine e o figurino como construção visual do feminino no cinema
title_fullStr Divine e o figurino como construção visual do feminino no cinema
title_full_unstemmed Divine e o figurino como construção visual do feminino no cinema
title_sort Divine e o figurino como construção visual do feminino no cinema
author Nicolau, Alice Bernardo
author_facet Nicolau, Alice Bernardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicolau, Alice Bernardo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Huhold, Tainá Xavier Pereira
contributor_str_mv Huhold, Tainá Xavier Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Figurino
Gênero
Cinema
topic Figurino
Gênero
Cinema
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Cinema e Audiovisual. Orientadora: Prof. Ma. Tainá Xavier Pereira Huhold
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-07T20:55:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-08-07T20:55:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Bernardo Nicolau, Alice. Divine e o figurino como construção visual do feminino no cinema. 2017. 57 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unila.edu.br/123456789/2092
identifier_str_mv Bernardo Nicolau, Alice. Divine e o figurino como construção visual do feminino no cinema. 2017. 57 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2017.
url http://dspace.unila.edu.br/123456789/2092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/2092/3/Capa+TCC.png
http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/2092/2/license.txt
http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/2092/1/AliceNicolau_MonografiaAta.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 78da3b19f1af76ef178552588e082718
ae61abb910ea8b57960567ed3a404bda
2ee840aaf9fba099c3e6142a0c49baa7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797227536516644864