Aprendendo com ritmos africanos: estratégia pedagógica para o ensino de história e cultura africana e de suas diásporas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5358 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciada em História Orientador: Prof. Dr. Mamadou Alpha Diallo |
id |
UNIL_db3554aaddbfb63de1a49e876179e9e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5358 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Aprendendo com ritmos africanos: estratégia pedagógica para o ensino de história e cultura africana e de suas diásporasEnsino de HistóriaRitmos AfricanosLei 10.639/03Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciada em História Orientador: Prof. Dr. Mamadou Alpha DialloO objetivo deste artigo é discutir possibilidades pedagógicas para a implementação da Lei 10.639/03 a partir do ensino de ritmos africanos e da diáspora africana da América Latina e Caribe. É tomado como base as reflexões desencadeadas das aulas e oficinas realizadas no projeto de extensão Alafia Erê: Arte e Educação das Culturas Afro-descendentes (2017- 2018) e no projeto de acolhimento estudantil Conhecimento de Orí: ancestralidade e vivências artístico-culturais Negras na América Latina e Caribe (2019) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. O texto argumenta que considerando as manifestações culturais musicais africanas como importante estratégia de resistência e continuidade cultural na diáspora africana, o ensino de ritmos africanos pode constituir uma possibilidade pedagógica para a implementação da Lei 10.639/03.Diallo, Mamadou AlphaOliveira, Matheus Alencar Fernandes2019-12-10info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfOLIVEIRA, Matheus Alencar Fernandes. Aprendendo com ritmos africanos: estratégia pedagógica para o ensino de história e cultura africana e de suas diásporas. 2019. 17 p. Artigo de conclusão de curso (História - licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5358porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:45:35Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5358Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:45:35Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendendo com ritmos africanos: estratégia pedagógica para o ensino de história e cultura africana e de suas diásporas |
title |
Aprendendo com ritmos africanos: estratégia pedagógica para o ensino de história e cultura africana e de suas diásporas |
spellingShingle |
Aprendendo com ritmos africanos: estratégia pedagógica para o ensino de história e cultura africana e de suas diásporas Oliveira, Matheus Alencar Fernandes Ensino de História Ritmos Africanos Lei 10.639/03 |
title_short |
Aprendendo com ritmos africanos: estratégia pedagógica para o ensino de história e cultura africana e de suas diásporas |
title_full |
Aprendendo com ritmos africanos: estratégia pedagógica para o ensino de história e cultura africana e de suas diásporas |
title_fullStr |
Aprendendo com ritmos africanos: estratégia pedagógica para o ensino de história e cultura africana e de suas diásporas |
title_full_unstemmed |
Aprendendo com ritmos africanos: estratégia pedagógica para o ensino de história e cultura africana e de suas diásporas |
title_sort |
Aprendendo com ritmos africanos: estratégia pedagógica para o ensino de história e cultura africana e de suas diásporas |
author |
Oliveira, Matheus Alencar Fernandes |
author_facet |
Oliveira, Matheus Alencar Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Diallo, Mamadou Alpha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Matheus Alencar Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Ritmos Africanos Lei 10.639/03 |
topic |
Ensino de História Ritmos Africanos Lei 10.639/03 |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciada em História Orientador: Prof. Dr. Mamadou Alpha Diallo |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Matheus Alencar Fernandes. Aprendendo com ritmos africanos: estratégia pedagógica para o ensino de história e cultura africana e de suas diásporas. 2019. 17 p. Artigo de conclusão de curso (História - licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5358 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Matheus Alencar Fernandes. Aprendendo com ritmos africanos: estratégia pedagógica para o ensino de história e cultura africana e de suas diásporas. 2019. 17 p. Artigo de conclusão de curso (História - licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5358 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285242594918400 |