Ensino de espanhol língua estrangeira em cursos de formação de professores: abordagens de línguas próximas portuguêsespanhol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Nildicéia Aparecida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2390
Resumo: IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
id UNIL_df8bb6440bf8a33d23f07801a2ebff75
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2390
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Ensino de espanhol língua estrangeira em cursos de formação de professores: abordagens de línguas próximas portuguêsespanholEspanholLíngua estrangeiraIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016No atual contexto de internacionalização das línguas nacionais, o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) tem tido um significativo crescimento, tanto pelas políticas públicas nacionais de globalização nos países em geral, como pela valorização do ensino de línguas estrangeiras como componente de competência comunicativodiscursiva, cultural e social, ademais de políticoeconômico. A partir desse lugar, esta comunicação apresenta alguns resultados de um estudo em desenvolvimento, o qual objetiva identificar e analisar as diferentes e variadas abordagens de ensino e aprendizagem (Vez, 2000) postas em prática no ensino de ELE considerando sua proximidade (Eliazancín, 1992) com a língua portuguesa, especificamente em cursos de formação docente, em dois contextos da América do Sul (interior do Estado de São Paulo, Brasil e interior da Província de Córdoba, Argentina) e da Península Ibérica (Sevilha, na Espanha). Partese dos estudos discursivos, de viés francês, focalizando na(s) memória(s) discursivas materializada(s) no corpus analisado um possível gesto de leitura interpretativo sobre o emprego de abordagens. Metodologicamente, foram realizados: análise de planos de ensino de cursos de formação docente nos contextos citados e, em seguida, entrevistas semiestruturadas aos professores formadores, procedimentos que promoveram a construção do corpus (planos de ensino e entrevistas). Temse observado, por enquanto, que há um interesse expressivo no tratamento didáticometodológico quanto à proximidade de espanhol e português em contexto americano em detrimento do contexto europeu e há indícios de uma perspectiva contrastiva de aspectos apenas linguísticos e não de sóciohistóricoculturaisUNILA­-UNIOESTEUnila2016-08info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2390porinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Nildicéia Aparecidareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:28:00Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2390Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:28Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de espanhol língua estrangeira em cursos de formação de professores: abordagens de línguas próximas portuguêsespanhol
title Ensino de espanhol língua estrangeira em cursos de formação de professores: abordagens de línguas próximas portuguêsespanhol
spellingShingle Ensino de espanhol língua estrangeira em cursos de formação de professores: abordagens de línguas próximas portuguêsespanhol
Rocha, Nildicéia Aparecida
Espanhol
Língua estrangeira
title_short Ensino de espanhol língua estrangeira em cursos de formação de professores: abordagens de línguas próximas portuguêsespanhol
title_full Ensino de espanhol língua estrangeira em cursos de formação de professores: abordagens de línguas próximas portuguêsespanhol
title_fullStr Ensino de espanhol língua estrangeira em cursos de formação de professores: abordagens de línguas próximas portuguêsespanhol
title_full_unstemmed Ensino de espanhol língua estrangeira em cursos de formação de professores: abordagens de línguas próximas portuguêsespanhol
title_sort Ensino de espanhol língua estrangeira em cursos de formação de professores: abordagens de línguas próximas portuguêsespanhol
author Rocha, Nildicéia Aparecida
author_facet Rocha, Nildicéia Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Nildicéia Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Espanhol
Língua estrangeira
topic Espanhol
Língua estrangeira
description IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2390
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unila
publisher.none.fl_str_mv Unila
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285239961944064