As intervenções políticoeducativas no ensino de línguas: o caso do espanhol em Goiás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueredo, Carla Janaina
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Belaonia, Sara Guiliana Gonzales
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2155
Resumo: IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
id UNIL_e64786ad270802d2aa7b7521f6ab5d50
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2155
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling As intervenções políticoeducativas no ensino de línguas: o caso do espanhol em GoiásPolíticoeducativasEnsino de línguasIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016Situarmos historicamente a inserção do ensino de língua espanhola no currículo do ensino básico no Brasil nos permite perceber que, ao longo da história do ensino dessa língua, a relação entre as diretrizes educacionais (leis e intervenções políticas) concernentes ao ensino do espanhol e a sua aplicação no contexto escolar se dá de forma conflituosa, visto que há inúmeras lacunas dialógicas, seja entre as diversas instâncias governamentais encarregadas do ensino, seja entre tais instâncias governamentais e o professor encarregado dessa disciplina escolar. No Estado de Goiás, mantendo o diálogo com a Lei no 11.161, a língua espanhola figura na grade curricular estadual em caráter de oferta obrigatória e matrícula facultativa, destinandose a essa língua uma aula semanal. Não obstante a manutenção desse diálogo, essa lei se constitui conflituosa perante os interesses educacionais da sociedade goiana, uma vez que em algumas escolas significou um retrocesso para o ensino dessa língua, já que teve a sua carga horária diminuída e em outras permaneceu com duas horas semanais. Assim sendo, não trouxe equidade quanto à carga horária destinada na grade curricular das escolas públicas e, consequentemente, ao ter sua carga horária diminuída, perdeu qualidade quanto ao seu ensino. De tal modo, o objetivo desta exposição é dissertar sobre as intervenções políticoeducativas no ensino de línguas no Estado de Goiás. Para isso, tomaremos como referência Savedra e Lagares (2012), Lagares (2013) e Rajagopalan (2014)UNILA­-UNIOESTE2016-08info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2155porinfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueredo, Carla JanainaBelaonia, Sara Guiliana Gonzalesreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:29:38Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2155Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:29:38Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv As intervenções políticoeducativas no ensino de línguas: o caso do espanhol em Goiás
title As intervenções políticoeducativas no ensino de línguas: o caso do espanhol em Goiás
spellingShingle As intervenções políticoeducativas no ensino de línguas: o caso do espanhol em Goiás
Figueredo, Carla Janaina
Políticoeducativas
Ensino de línguas
title_short As intervenções políticoeducativas no ensino de línguas: o caso do espanhol em Goiás
title_full As intervenções políticoeducativas no ensino de línguas: o caso do espanhol em Goiás
title_fullStr As intervenções políticoeducativas no ensino de línguas: o caso do espanhol em Goiás
title_full_unstemmed As intervenções políticoeducativas no ensino de línguas: o caso do espanhol em Goiás
title_sort As intervenções políticoeducativas no ensino de línguas: o caso do espanhol em Goiás
author Figueredo, Carla Janaina
author_facet Figueredo, Carla Janaina
Belaonia, Sara Guiliana Gonzales
author_role author
author2 Belaonia, Sara Guiliana Gonzales
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueredo, Carla Janaina
Belaonia, Sara Guiliana Gonzales
dc.subject.por.fl_str_mv Políticoeducativas
Ensino de línguas
topic Políticoeducativas
Ensino de línguas
description IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2155
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285268130889728