As intervenções políticoeducativas no ensino de línguas: o caso do espanhol em Goiás
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2438 |
Resumo: | IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016 |
id |
UNIL_967ac6b7cde81c9b304f2d3e88bed699 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2438 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
As intervenções políticoeducativas no ensino de línguas: o caso do espanhol em GoiásIntervenções políticoeducativasCaso do espanhol - GoiásIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016Situarmos historicamente a inserção do ensino de língua espanhola no currículo do ensino básico no Brasil nos permite perceber que, ao longo da história do ensino dessa língua, a relação entre as diretrizes educacionais (leis e intervenções políticas) concernentes ao ensino do espanhol e a sua aplicação no contexto escolar se dá de forma conflituosa, visto que há inúmeras lacunas dialógicas, seja entre as diversas instâncias governamentais encarregadas do ensino, seja entre tais instâncias governamentais e o professor encarregado dessa disciplina escolar. No Estado de Goiás, mantendo o diálogo com a Lei no 11.161, a língua espanhola figura na grade curricular estadual em caráter de oferta obrigatória e matrícula facultativa, destinandose a essa língua uma aula semanal. Não obstante a manutenção desse diálogo, essa lei se constitui conflituosa perante os interesses educacionais da sociedade goiana, uma vez que em algumas escolas significou um retrocesso para o ensino dessa língua, já que teve a sua carga horária diminuída e em outras permaneceu com duas horas semanais. Assim sendo, não trouxe equidade quanto à carga horária destinada na grade curricular das escolas públicas e, consequentemente, ao ter sua carga horária diminuída, perdeu qualidade quanto ao seu ensino. De tal modo, o objetivo desta exposição é dissertar sobre as intervenções políticoeducativas no ensino de línguas no Estado de Goiás. Para isso, tomaremos como referência Savedra e Lagares (2012), Lagares (2013) e Rajagopalan (2014)UNILA-UNIOESTEUNILA2016-08info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2438porinfo:eu-repo/semantics/openAccessBelaonia, Sara Guiliana GonzalesFigueredo, Carla Janainareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:27:52Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2438Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:27:52Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As intervenções políticoeducativas no ensino de línguas: o caso do espanhol em Goiás |
title |
As intervenções políticoeducativas no ensino de línguas: o caso do espanhol em Goiás |
spellingShingle |
As intervenções políticoeducativas no ensino de línguas: o caso do espanhol em Goiás Belaonia, Sara Guiliana Gonzales Intervenções políticoeducativas Caso do espanhol - Goiás |
title_short |
As intervenções políticoeducativas no ensino de línguas: o caso do espanhol em Goiás |
title_full |
As intervenções políticoeducativas no ensino de línguas: o caso do espanhol em Goiás |
title_fullStr |
As intervenções políticoeducativas no ensino de línguas: o caso do espanhol em Goiás |
title_full_unstemmed |
As intervenções políticoeducativas no ensino de línguas: o caso do espanhol em Goiás |
title_sort |
As intervenções políticoeducativas no ensino de línguas: o caso do espanhol em Goiás |
author |
Belaonia, Sara Guiliana Gonzales |
author_facet |
Belaonia, Sara Guiliana Gonzales Figueredo, Carla Janaina |
author_role |
author |
author2 |
Figueredo, Carla Janaina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Belaonia, Sara Guiliana Gonzales Figueredo, Carla Janaina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intervenções políticoeducativas Caso do espanhol - Goiás |
topic |
Intervenções políticoeducativas Caso do espanhol - Goiás |
description |
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2438 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2438 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNILA |
publisher.none.fl_str_mv |
UNILA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285237365669888 |