PIBID e formação inicial de professores: o trabalho com a escrita no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3134 |
Resumo: | Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 |
id |
UNIL_e9022f1e334aa3b3d9a0b5b9a4f06903 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/3134 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
PIBID e formação inicial de professores: o trabalho com a escrita no ensino médioFormação - docênciaEducação - ensino médioAnais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este trabalho reflete sobre as contribuições do subprojeto PIBID de Letras/Língua Portuguesa do Campus de Campo Mourão da Unespar para a formação inicial de professores, especialmente quanto à formação teórico-metodológica acerca do processo de ensino e aprendizagem da escrita. Para tanto, fundamentamos nossa proposta nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e nas Diretrizes Curriculares Estaduais (2008), documentos oficiais que orientam as práticas pedagógicas na escola; nas pesquisas de Fiad e Mayrink-Sabinson (1991), Menegassi (1998) e Ruiz (2010), em relação à concepção de escrita como trabalho e aos processos de revisão e reescrita. A pesquisa sustenta-se nos pressupostos da Linguística Aplicada, com viés qualitativo-interpretativo, e os dados mostram-nos, mesmo que parcialmente, o desenvolvimento dos participantes quanto às possibilidades de trabalho sustentadas nas perspectivas que norteiam o subprojetoUnila2014-10info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf2316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3134porinfo:eu-repo/semantics/openAccessBeloti, AdrianaCeniz, Cássio Henriquereponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:58:07Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/3134Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:58:07Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PIBID e formação inicial de professores: o trabalho com a escrita no ensino médio |
title |
PIBID e formação inicial de professores: o trabalho com a escrita no ensino médio |
spellingShingle |
PIBID e formação inicial de professores: o trabalho com a escrita no ensino médio Beloti, Adriana Formação - docência Educação - ensino médio |
title_short |
PIBID e formação inicial de professores: o trabalho com a escrita no ensino médio |
title_full |
PIBID e formação inicial de professores: o trabalho com a escrita no ensino médio |
title_fullStr |
PIBID e formação inicial de professores: o trabalho com a escrita no ensino médio |
title_full_unstemmed |
PIBID e formação inicial de professores: o trabalho com a escrita no ensino médio |
title_sort |
PIBID e formação inicial de professores: o trabalho com a escrita no ensino médio |
author |
Beloti, Adriana |
author_facet |
Beloti, Adriana Ceniz, Cássio Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Ceniz, Cássio Henrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beloti, Adriana Ceniz, Cássio Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação - docência Educação - ensino médio |
topic |
Formação - docência Educação - ensino médio |
description |
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2316-8285 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3134 |
identifier_str_mv |
2316-8285 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unila |
publisher.none.fl_str_mv |
Unila |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285269309489152 |