O PIBID interdisciplinar na interface com a educação do campo, cultura escolar e meio ambiente: um diálogo com a Antropologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simeone, Bruna
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Dudek, Jaqueline, Domingues, Renata da Conceição, Prestes, Rodrigo Evaristo
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2993
Resumo: Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
id UNIL_e9cb0fcbeb10d70b38d5395c4979fe6b
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2993
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling O PIBID interdisciplinar na interface com a educação do campo, cultura escolar e meio ambiente: um diálogo com a AntropologiaEscola do CampoCultura EscolarEducação ambientalDiversidade CulturalAnais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O presente ensaio faz parte das reflexões desenvolvidas durante as atividades desenvolvidas pelo grupo de acadêmicos de História da Unicentro/PR que participam do subprojeto interdisciplinar do PIBID. Aqui, procurou-se fazer uma discussão inicial acerca dos conceitos de cultura e de educação do campo e suas especificidades em um contexto antropológico. Abordaremos aspectos de como as interações culturais se realizam dentro da sociedade e das escolas do campo, e as implicações das relações socioculturais no processo educativo como um todo, em especial nos currículos. O texto está disposto da seguinte forma: em um primeiro momento apresentaremos nosso problema, qual seja a conceituação antropológica de cultura, em especial a cultura escolar do campo. Em um segundo momento, será realizada uma discussão acerca do papel da escola e do educador, levando em consideração temáticas relacionadas à cultura campesina, como educação ambiental. O arcabouço teórico se da no contexto da diversidade cultural encontrado nas escolas do campo, bem como na relação urbano-rural e suas particularidadesUnila2017-11-27T18:39:57Z2017-11-27T18:39:57Z2014-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf2316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2993porSimeone, BrunaDudek, JaquelineDomingues, Renata da ConceiçãoPrestes, Rodrigo Evaristoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:54:39Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2993Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:54:39Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv O PIBID interdisciplinar na interface com a educação do campo, cultura escolar e meio ambiente: um diálogo com a Antropologia
title O PIBID interdisciplinar na interface com a educação do campo, cultura escolar e meio ambiente: um diálogo com a Antropologia
spellingShingle O PIBID interdisciplinar na interface com a educação do campo, cultura escolar e meio ambiente: um diálogo com a Antropologia
Simeone, Bruna
Escola do Campo
Cultura Escolar
Educação ambiental
Diversidade Cultural
title_short O PIBID interdisciplinar na interface com a educação do campo, cultura escolar e meio ambiente: um diálogo com a Antropologia
title_full O PIBID interdisciplinar na interface com a educação do campo, cultura escolar e meio ambiente: um diálogo com a Antropologia
title_fullStr O PIBID interdisciplinar na interface com a educação do campo, cultura escolar e meio ambiente: um diálogo com a Antropologia
title_full_unstemmed O PIBID interdisciplinar na interface com a educação do campo, cultura escolar e meio ambiente: um diálogo com a Antropologia
title_sort O PIBID interdisciplinar na interface com a educação do campo, cultura escolar e meio ambiente: um diálogo com a Antropologia
author Simeone, Bruna
author_facet Simeone, Bruna
Dudek, Jaqueline
Domingues, Renata da Conceição
Prestes, Rodrigo Evaristo
author_role author
author2 Dudek, Jaqueline
Domingues, Renata da Conceição
Prestes, Rodrigo Evaristo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simeone, Bruna
Dudek, Jaqueline
Domingues, Renata da Conceição
Prestes, Rodrigo Evaristo
dc.subject.por.fl_str_mv Escola do Campo
Cultura Escolar
Educação ambiental
Diversidade Cultural
topic Escola do Campo
Cultura Escolar
Educação ambiental
Diversidade Cultural
description Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10
2017-11-27T18:39:57Z
2017-11-27T18:39:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2316-8285
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2993
identifier_str_mv 2316-8285
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unila
publisher.none.fl_str_mv Unila
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1816161889147682816