Evolução como princípio organizador em cordados: uma experiência no ensino médio a partir do PIBID/UEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2793 |
Resumo: | Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 |
id |
UNIL_e9d678696077d0819db30c1d24f156d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2793 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Evolução como princípio organizador em cordados: uma experiência no ensino médio a partir do PIBID/UEMEnsino de BiologiaSequência didáticaOrganização do ensinoAnais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Pesquisadores e documentos normativos da Educação Básica de Ensino têm ressaltado a necessidade de se trabalhar a disciplina Biologia em sala de aula tendo como eixo articulador e organizador a Evolução Biológica. Frente a esta premissa, foi elaborada, por licenciandos do curso de Ciências Biológicas, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Maringá, uma Sequência Didática para o ensino do Phylum Chordata, desenvolvida junto a uma turma do segundo ano do Ensino Médio, de uma escola pública de Maringá, região noroeste do Paraná/Brasil. Os resultados evidenciaram que essa forma de organização do ensino favoreceu o entendimento das diferenças e similaridades existentes nos diferentes grupos de cordados como resultado dos complexos mecanismos evolutivos, que atuaram, atuam e atuarão ao longo da história evolutiva, possibilitando tamanha diversidadeUnila2014-10info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf2316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2793porinfo:eu-repo/semantics/openAccessLuz, Marcos Rogério BussoCrivelari, Tania CamilaFujii, Rosangela Araujo XavierCorazza, Maria Júliareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:56:40Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2793Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:56:40Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evolução como princípio organizador em cordados: uma experiência no ensino médio a partir do PIBID/UEM |
title |
Evolução como princípio organizador em cordados: uma experiência no ensino médio a partir do PIBID/UEM |
spellingShingle |
Evolução como princípio organizador em cordados: uma experiência no ensino médio a partir do PIBID/UEM Luz, Marcos Rogério Busso Ensino de Biologia Sequência didática Organização do ensino |
title_short |
Evolução como princípio organizador em cordados: uma experiência no ensino médio a partir do PIBID/UEM |
title_full |
Evolução como princípio organizador em cordados: uma experiência no ensino médio a partir do PIBID/UEM |
title_fullStr |
Evolução como princípio organizador em cordados: uma experiência no ensino médio a partir do PIBID/UEM |
title_full_unstemmed |
Evolução como princípio organizador em cordados: uma experiência no ensino médio a partir do PIBID/UEM |
title_sort |
Evolução como princípio organizador em cordados: uma experiência no ensino médio a partir do PIBID/UEM |
author |
Luz, Marcos Rogério Busso |
author_facet |
Luz, Marcos Rogério Busso Crivelari, Tania Camila Fujii, Rosangela Araujo Xavier Corazza, Maria Júlia |
author_role |
author |
author2 |
Crivelari, Tania Camila Fujii, Rosangela Araujo Xavier Corazza, Maria Júlia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luz, Marcos Rogério Busso Crivelari, Tania Camila Fujii, Rosangela Araujo Xavier Corazza, Maria Júlia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Biologia Sequência didática Organização do ensino |
topic |
Ensino de Biologia Sequência didática Organização do ensino |
description |
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2316-8285 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2793 |
identifier_str_mv |
2316-8285 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2793 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unila |
publisher.none.fl_str_mv |
Unila |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285259525226496 |