Evolução como princípio organizador em cordados: uma experiência no ensino médio a partir do PIBID/UEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Marcos Rogério Busso
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Crivelari, Tania Camila, Fujii, Rosangela Araujo Xavier, Corazza, Maria Júlia
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2793
Resumo: Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
id UNIL_e9d678696077d0819db30c1d24f156d5
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2793
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Evolução como princípio organizador em cordados: uma experiência no ensino médio a partir do PIBID/UEMEnsino de BiologiaSequência didáticaOrganização do ensinoAnais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Pesquisadores e documentos normativos da Educação Básica de Ensino têm ressaltado a necessidade de se trabalhar a disciplina Biologia em sala de aula tendo como eixo articulador e organizador a Evolução Biológica. Frente a esta premissa, foi elaborada, por licenciandos do curso de Ciências Biológicas, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Maringá, uma Sequência Didática para o ensino do Phylum Chordata, desenvolvida junto a uma turma do segundo ano do Ensino Médio, de uma escola pública de Maringá, região noroeste do Paraná/Brasil. Os resultados evidenciaram que essa forma de organização do ensino favoreceu o entendimento das diferenças e similaridades existentes nos diferentes grupos de cordados como resultado dos complexos mecanismos evolutivos, que atuaram, atuam e atuarão ao longo da história evolutiva, possibilitando tamanha diversidadeUnila2014-10info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf2316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2793porinfo:eu-repo/semantics/openAccessLuz, Marcos Rogério BussoCrivelari, Tania CamilaFujii, Rosangela Araujo XavierCorazza, Maria Júliareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:56:40Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2793Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:56:40Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Evolução como princípio organizador em cordados: uma experiência no ensino médio a partir do PIBID/UEM
title Evolução como princípio organizador em cordados: uma experiência no ensino médio a partir do PIBID/UEM
spellingShingle Evolução como princípio organizador em cordados: uma experiência no ensino médio a partir do PIBID/UEM
Luz, Marcos Rogério Busso
Ensino de Biologia
Sequência didática
Organização do ensino
title_short Evolução como princípio organizador em cordados: uma experiência no ensino médio a partir do PIBID/UEM
title_full Evolução como princípio organizador em cordados: uma experiência no ensino médio a partir do PIBID/UEM
title_fullStr Evolução como princípio organizador em cordados: uma experiência no ensino médio a partir do PIBID/UEM
title_full_unstemmed Evolução como princípio organizador em cordados: uma experiência no ensino médio a partir do PIBID/UEM
title_sort Evolução como princípio organizador em cordados: uma experiência no ensino médio a partir do PIBID/UEM
author Luz, Marcos Rogério Busso
author_facet Luz, Marcos Rogério Busso
Crivelari, Tania Camila
Fujii, Rosangela Araujo Xavier
Corazza, Maria Júlia
author_role author
author2 Crivelari, Tania Camila
Fujii, Rosangela Araujo Xavier
Corazza, Maria Júlia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Marcos Rogério Busso
Crivelari, Tania Camila
Fujii, Rosangela Araujo Xavier
Corazza, Maria Júlia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Biologia
Sequência didática
Organização do ensino
topic Ensino de Biologia
Sequência didática
Organização do ensino
description Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2316-8285
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2793
identifier_str_mv 2316-8285
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unila
publisher.none.fl_str_mv Unila
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285259525226496