Interpretações de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental aceca de Fontes históricas propostas no livro ditático de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fazion, Heloisa Pires
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cainelli, Marlene Rosa
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4202
Resumo: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.
id UNIL_eb605b2be09524552543ac012b370ea2
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4202
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Interpretações de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental aceca de Fontes históricas propostas no livro ditático de HistóriaHistóriaAnais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.O presente artigo possui como finalidade apresentar a pesquisa que está sendo desenvolvida no Mestrado em História Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL) sob orientação da Professora Doutora Marlene Rosa Cainelli. O principal objetivo é investigar como alunos interpretam fontes históricas presentes no livro didático “BOULOS, Alfredo. História, sociedade e cidadania, 6o ano. 3a edição. São Paulo: FTD, 2015, 448p.”. Além disso objetiva-se analisar como o autor desse livro didático apresenta e discute essas fontes. Destaca-se que esta pesquisa está inserida numa área de estudo denominada Educação Histórica. Segundo Cainelli e Schmidt (2011) o campo da Educação Histórica surgiu na Inglaterra por volta da década de 1970 e desde de então tem se difundido em diferentes países do mundo. Sublinha-se que pesquisadores brasileiros e portugueses mantém atualmente uma intrínseca relação nas pesquisas desenvolvidas nesta área, sendo que, “as relações entre os grupos brasileiro e português já possuem uma década” (CAINELLI, SCHMIDT, 2011:10)UEL/CAPESEven32018-01-15info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfFAZION, Heloisa Pires; CAINELLI, Marlene Rosa. INTERPRETAÇÕES DE ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DE FONTES HISTÓRICAS PROPOSTAS NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78036-INTERPRETACOES-DE-ALUNOS-DO-SEXTO-ANO-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL-ACERCA-DE-FONTES-HISTORICAS-PROPOSTAS-NO-LIVRO-DIDATIC>. Acesso em: 06/11/2018 16:11978-85-5722-053-9https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4202porinfo:eu-repo/semantics/openAccessFazion, Heloisa PiresCainelli, Marlene Rosareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:31:29Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4202Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:31:29Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Interpretações de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental aceca de Fontes históricas propostas no livro ditático de História
title Interpretações de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental aceca de Fontes históricas propostas no livro ditático de História
spellingShingle Interpretações de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental aceca de Fontes históricas propostas no livro ditático de História
Fazion, Heloisa Pires
História
title_short Interpretações de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental aceca de Fontes históricas propostas no livro ditático de História
title_full Interpretações de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental aceca de Fontes históricas propostas no livro ditático de História
title_fullStr Interpretações de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental aceca de Fontes históricas propostas no livro ditático de História
title_full_unstemmed Interpretações de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental aceca de Fontes históricas propostas no livro ditático de História
title_sort Interpretações de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental aceca de Fontes históricas propostas no livro ditático de História
author Fazion, Heloisa Pires
author_facet Fazion, Heloisa Pires
Cainelli, Marlene Rosa
author_role author
author2 Cainelli, Marlene Rosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fazion, Heloisa Pires
Cainelli, Marlene Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv História
topic História
description Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FAZION, Heloisa Pires; CAINELLI, Marlene Rosa. INTERPRETAÇÕES DE ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DE FONTES HISTÓRICAS PROPOSTAS NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78036-INTERPRETACOES-DE-ALUNOS-DO-SEXTO-ANO-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL-ACERCA-DE-FONTES-HISTORICAS-PROPOSTAS-NO-LIVRO-DIDATIC>. Acesso em: 06/11/2018 16:11
978-85-5722-053-9
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4202
identifier_str_mv FAZION, Heloisa Pires; CAINELLI, Marlene Rosa. INTERPRETAÇÕES DE ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DE FONTES HISTÓRICAS PROPOSTAS NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78036-INTERPRETACOES-DE-ALUNOS-DO-SEXTO-ANO-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL-ACERCA-DE-FONTES-HISTORICAS-PROPOSTAS-NO-LIVRO-DIDATIC>. Acesso em: 06/11/2018 16:11
978-85-5722-053-9
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Even3
publisher.none.fl_str_mv Even3
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285237303803904