Interpretações de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental aceca de Fontes históricas propostas no livro ditático de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4202 |
Resumo: | Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017. |
id |
UNIL_eb605b2be09524552543ac012b370ea2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4202 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Interpretações de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental aceca de Fontes históricas propostas no livro ditático de HistóriaHistóriaAnais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.O presente artigo possui como finalidade apresentar a pesquisa que está sendo desenvolvida no Mestrado em História Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL) sob orientação da Professora Doutora Marlene Rosa Cainelli. O principal objetivo é investigar como alunos interpretam fontes históricas presentes no livro didático “BOULOS, Alfredo. História, sociedade e cidadania, 6o ano. 3a edição. São Paulo: FTD, 2015, 448p.”. Além disso objetiva-se analisar como o autor desse livro didático apresenta e discute essas fontes. Destaca-se que esta pesquisa está inserida numa área de estudo denominada Educação Histórica. Segundo Cainelli e Schmidt (2011) o campo da Educação Histórica surgiu na Inglaterra por volta da década de 1970 e desde de então tem se difundido em diferentes países do mundo. Sublinha-se que pesquisadores brasileiros e portugueses mantém atualmente uma intrínseca relação nas pesquisas desenvolvidas nesta área, sendo que, “as relações entre os grupos brasileiro e português já possuem uma década” (CAINELLI, SCHMIDT, 2011:10)UEL/CAPESEven32018-01-15info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfFAZION, Heloisa Pires; CAINELLI, Marlene Rosa. INTERPRETAÇÕES DE ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DE FONTES HISTÓRICAS PROPOSTAS NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78036-INTERPRETACOES-DE-ALUNOS-DO-SEXTO-ANO-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL-ACERCA-DE-FONTES-HISTORICAS-PROPOSTAS-NO-LIVRO-DIDATIC>. Acesso em: 06/11/2018 16:11978-85-5722-053-9https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4202porinfo:eu-repo/semantics/openAccessFazion, Heloisa PiresCainelli, Marlene Rosareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:31:29Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4202Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:31:29Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interpretações de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental aceca de Fontes históricas propostas no livro ditático de História |
title |
Interpretações de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental aceca de Fontes históricas propostas no livro ditático de História |
spellingShingle |
Interpretações de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental aceca de Fontes históricas propostas no livro ditático de História Fazion, Heloisa Pires História |
title_short |
Interpretações de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental aceca de Fontes históricas propostas no livro ditático de História |
title_full |
Interpretações de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental aceca de Fontes históricas propostas no livro ditático de História |
title_fullStr |
Interpretações de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental aceca de Fontes históricas propostas no livro ditático de História |
title_full_unstemmed |
Interpretações de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental aceca de Fontes históricas propostas no livro ditático de História |
title_sort |
Interpretações de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental aceca de Fontes históricas propostas no livro ditático de História |
author |
Fazion, Heloisa Pires |
author_facet |
Fazion, Heloisa Pires Cainelli, Marlene Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Cainelli, Marlene Rosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fazion, Heloisa Pires Cainelli, Marlene Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História |
topic |
História |
description |
Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FAZION, Heloisa Pires; CAINELLI, Marlene Rosa. INTERPRETAÇÕES DE ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DE FONTES HISTÓRICAS PROPOSTAS NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78036-INTERPRETACOES-DE-ALUNOS-DO-SEXTO-ANO-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL-ACERCA-DE-FONTES-HISTORICAS-PROPOSTAS-NO-LIVRO-DIDATIC>. Acesso em: 06/11/2018 16:11 978-85-5722-053-9 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4202 |
identifier_str_mv |
FAZION, Heloisa Pires; CAINELLI, Marlene Rosa. INTERPRETAÇÕES DE ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DE FONTES HISTÓRICAS PROPOSTAS NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78036-INTERPRETACOES-DE-ALUNOS-DO-SEXTO-ANO-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL-ACERCA-DE-FONTES-HISTORICAS-PROPOSTAS-NO-LIVRO-DIDATIC>. Acesso em: 06/11/2018 16:11 978-85-5722-053-9 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Even3 |
publisher.none.fl_str_mv |
Even3 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285237303803904 |