Usos Públicos do Passado: os Jovens e a Ditadura nos Canais de História no Youtube
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4291 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura em História.. Orientação: Profa. Dra. Juliana P. C. Balestra |
id |
UNIL_ed2f26533427647a99bd2bcb08efd024 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4291 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Usos Públicos do Passado: os Jovens e a Ditadura nos Canais de História no YoutubeHistória PúblicaDitaduraYouTubeTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura em História.. Orientação: Profa. Dra. Juliana P. C. BalestraO trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no Curso de História – Licenciatura da Unila sobre os usos públicos da Ditadura civil-militar do Brasil em cinco canais de História no YouTube, apresentados por jovens professores de História e direcionados a jovens estudantes em situação escolar, em geral se preparando para provas, concursos e exames de larga escala, como vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. O objetivo foi conhecer as narrativas sobre a Ditadura que circulam nesses canais e observar como os jovens interagem com elas por meio do registro de comentários. A metodologia utilizada envolveu a análise dos vídeos postados sobre o tema e dos comentários a eles referidos. Para tanto, tomou-se como referência os conceitos de história pública e cultura digital.El trabajo presenta los resultados de una investigación realizada en la carrera de Profesorado de Historia de la Unila sobre los usos públicos de la Dictadura cívico-militar de Brasil en cinco canales de Historia en YouTube, presentados por jóvenes profesores de Historia y dirigidos a jóvenes estudiantes en situación escolar, en general preparándose para exámenes de larga escala, como vestibulares y el Examen Nacional de la Enseñanza Media - ENEM. El objetivo fue conocer las narrativas sobre la Dictadura que circulan en esos canales y observar cómo los jóvenes interactúan con ellas a través del registro de comentarios. La metodología utilizada implicó el análisis de los vídeos publicados sobre el tema y de los comentarios a ellos referidos. Para ello, se tomó como referencia los conceptos de histórica pública y cultura digitalBalestra, Juliana Pirola da ConceiçãoPresse, Jean Aparecido2018-12-17info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfPRESSE, Jean Aparecido. Usos Públicos do Passado: os Jovens e a Ditadura nos Canais de História no Youtube. 2018. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Foz do Iguaçu, 2018https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4291porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:46:18Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4291Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:46:18Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Usos Públicos do Passado: os Jovens e a Ditadura nos Canais de História no Youtube |
title |
Usos Públicos do Passado: os Jovens e a Ditadura nos Canais de História no Youtube |
spellingShingle |
Usos Públicos do Passado: os Jovens e a Ditadura nos Canais de História no Youtube Presse, Jean Aparecido História Pública Ditadura YouTube |
title_short |
Usos Públicos do Passado: os Jovens e a Ditadura nos Canais de História no Youtube |
title_full |
Usos Públicos do Passado: os Jovens e a Ditadura nos Canais de História no Youtube |
title_fullStr |
Usos Públicos do Passado: os Jovens e a Ditadura nos Canais de História no Youtube |
title_full_unstemmed |
Usos Públicos do Passado: os Jovens e a Ditadura nos Canais de História no Youtube |
title_sort |
Usos Públicos do Passado: os Jovens e a Ditadura nos Canais de História no Youtube |
author |
Presse, Jean Aparecido |
author_facet |
Presse, Jean Aparecido |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Balestra, Juliana Pirola da Conceição |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Presse, Jean Aparecido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Pública Ditadura YouTube |
topic |
História Pública Ditadura YouTube |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura em História.. Orientação: Profa. Dra. Juliana P. C. Balestra |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PRESSE, Jean Aparecido. Usos Públicos do Passado: os Jovens e a Ditadura nos Canais de História no Youtube. 2018. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Foz do Iguaçu, 2018 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4291 |
identifier_str_mv |
PRESSE, Jean Aparecido. Usos Públicos do Passado: os Jovens e a Ditadura nos Canais de História no Youtube. 2018. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Foz do Iguaçu, 2018 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285269422735360 |