Uma análise descritiva sobre as perspectivas e desafios da formação de profissionais para o ensino de português como língua adicional.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7826 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito para obtenção do título de Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Adicionais |
id |
UNIL_efa84aac0c99c6b1944e6e411a2f96fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7826 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Uma análise descritiva sobre as perspectivas e desafios da formação de profissionais para o ensino de português como língua adicional.Desafios da Formação em PLA; Nomenclaturas; CurrículoTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito para obtenção do título de Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas AdicionaisO presente trabalho tem como intuito abordar as perspectivas em torno do processo de formação de professores em contexto de PLA, além de pontuar os desafios e aspectos comparativos atrelados ao perfil formativo desses futuros profissionais. Tal abordagem se dará a partir de uma breve análise, a qual terá como instrumento base o Projeto Pedagógico Curricular - PPC de quatro Instituições de Ensino Superior que atualmente ofertam o curso de licenciatura, português como língua não materna. Ainda acerca disso vale salientar que abordaremos alguns conceitos que permeiam esse campo do saber. Considerando as diversas nomenclaturas que são direcionadas ao português enquanto língua não materna, se faz necessário apresentá-las ainda que o foco desta pesquisa seja o conceito de PLA. Analisando esse panorama, é importante frisar que o contexto educacional do país se caracteriza por uma diversidade cultural e linguística significativa, fator essencial que justifica a formação desse perfil específico de profissionais que engloba a área da educação, analisando a necessidade e a realidade de salas de aulas tão heterogêneas. Este estudo destaca-se pela importância de evidenciar a existência de uma diversidade linguística e cultural significativa no contexto educacional plural, bem como um meio de incentivar futuras pesquisas e produções acadêmica em torno desta temática, além disso apresenta-se uma reflexão da língua portuguesa sob uma perspectiva não materna. Por meio de uma revisão bibliográfica e análise de dados documentais educacionais, o trabalho identifica perspectivas otimistas na formação de professores, considerando o avanço entorno a temática além da valorização desses profissionais, um potencial para a construção de uma educação mais inclusiva e igualitária no que tange o aspecto linguístico. Espera-se que este estudo contribua para o debate e o desenvolvimento de políticas educacionais que promovam a qualidade do ensino de Português como língua adicional no Brasil.2024-01-15T18:13:21Z2024-01-15T18:13:21Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7826porWilc, Evitani Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:58:21Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7826Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:58:21Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise descritiva sobre as perspectivas e desafios da formação de profissionais para o ensino de português como língua adicional. |
title |
Uma análise descritiva sobre as perspectivas e desafios da formação de profissionais para o ensino de português como língua adicional. |
spellingShingle |
Uma análise descritiva sobre as perspectivas e desafios da formação de profissionais para o ensino de português como língua adicional. Wilc, Evitani Rodrigues Desafios da Formação em PLA; Nomenclaturas; Currículo |
title_short |
Uma análise descritiva sobre as perspectivas e desafios da formação de profissionais para o ensino de português como língua adicional. |
title_full |
Uma análise descritiva sobre as perspectivas e desafios da formação de profissionais para o ensino de português como língua adicional. |
title_fullStr |
Uma análise descritiva sobre as perspectivas e desafios da formação de profissionais para o ensino de português como língua adicional. |
title_full_unstemmed |
Uma análise descritiva sobre as perspectivas e desafios da formação de profissionais para o ensino de português como língua adicional. |
title_sort |
Uma análise descritiva sobre as perspectivas e desafios da formação de profissionais para o ensino de português como língua adicional. |
author |
Wilc, Evitani Rodrigues |
author_facet |
Wilc, Evitani Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wilc, Evitani Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desafios da Formação em PLA; Nomenclaturas; Currículo |
topic |
Desafios da Formação em PLA; Nomenclaturas; Currículo |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito para obtenção do título de Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Adicionais |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2024-01-15T18:13:21Z 2024-01-15T18:13:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7826 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7826 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1816161877048164352 |