Uma análise descritiva sobre as perspectivas e desafios da formação de profissionais para o ensino de português como língua adicional.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wilc, Evitani Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7826
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito para obtenção do título de Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Adicionais
id UNIL_efa84aac0c99c6b1944e6e411a2f96fa
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7826
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Uma análise descritiva sobre as perspectivas e desafios da formação de profissionais para o ensino de português como língua adicional.Desafios da Formação em PLA; Nomenclaturas; CurrículoTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito para obtenção do título de Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas AdicionaisO presente trabalho tem como intuito abordar as perspectivas em torno do processo de formação de professores em contexto de PLA, além de pontuar os desafios e aspectos comparativos atrelados ao perfil formativo desses futuros profissionais. Tal abordagem se dará a partir de uma breve análise, a qual terá como instrumento base o Projeto Pedagógico Curricular - PPC de quatro Instituições de Ensino Superior que atualmente ofertam o curso de licenciatura, português como língua não materna. Ainda acerca disso vale salientar que abordaremos alguns conceitos que permeiam esse campo do saber. Considerando as diversas nomenclaturas que são direcionadas ao português enquanto língua não materna, se faz necessário apresentá-las ainda que o foco desta pesquisa seja o conceito de PLA. Analisando esse panorama, é importante frisar que o contexto educacional do país se caracteriza por uma diversidade cultural e linguística significativa, fator essencial que justifica a formação desse perfil específico de profissionais que engloba a área da educação, analisando a necessidade e a realidade de salas de aulas tão heterogêneas. Este estudo destaca-se pela importância de evidenciar a existência de uma diversidade linguística e cultural significativa no contexto educacional plural, bem como um meio de incentivar futuras pesquisas e produções acadêmica em torno desta temática, além disso apresenta-se uma reflexão da língua portuguesa sob uma perspectiva não materna. Por meio de uma revisão bibliográfica e análise de dados documentais educacionais, o trabalho identifica perspectivas otimistas na formação de professores, considerando o avanço entorno a temática além da valorização desses profissionais, um potencial para a construção de uma educação mais inclusiva e igualitária no que tange o aspecto linguístico. Espera-se que este estudo contribua para o debate e o desenvolvimento de políticas educacionais que promovam a qualidade do ensino de Português como língua adicional no Brasil.2024-01-15T18:13:21Z2024-01-15T18:13:21Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7826porWilc, Evitani Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:58:21Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7826Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:58:21Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise descritiva sobre as perspectivas e desafios da formação de profissionais para o ensino de português como língua adicional.
title Uma análise descritiva sobre as perspectivas e desafios da formação de profissionais para o ensino de português como língua adicional.
spellingShingle Uma análise descritiva sobre as perspectivas e desafios da formação de profissionais para o ensino de português como língua adicional.
Wilc, Evitani Rodrigues
Desafios da Formação em PLA; Nomenclaturas; Currículo
title_short Uma análise descritiva sobre as perspectivas e desafios da formação de profissionais para o ensino de português como língua adicional.
title_full Uma análise descritiva sobre as perspectivas e desafios da formação de profissionais para o ensino de português como língua adicional.
title_fullStr Uma análise descritiva sobre as perspectivas e desafios da formação de profissionais para o ensino de português como língua adicional.
title_full_unstemmed Uma análise descritiva sobre as perspectivas e desafios da formação de profissionais para o ensino de português como língua adicional.
title_sort Uma análise descritiva sobre as perspectivas e desafios da formação de profissionais para o ensino de português como língua adicional.
author Wilc, Evitani Rodrigues
author_facet Wilc, Evitani Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wilc, Evitani Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Desafios da Formação em PLA; Nomenclaturas; Currículo
topic Desafios da Formação em PLA; Nomenclaturas; Currículo
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito para obtenção do título de Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Adicionais
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-01-15T18:13:21Z
2024-01-15T18:13:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7826
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1816161877048164352