Qualidade de vida dos discentes do ILLACVN da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gutiérrez Sánchez, Michael Alberto
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Benito, Gladys Amélia Velez
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1135
Resumo: Anais do IV Encontro de Iniciação Científica da Unila - “UNILA 5 anos: Integração em Ciência, Tecnologia e Cultura na Tríplice Fronteira” - 05 e 06 de novembro de 2015 – Sessão Ciências Biológicas e Saúde Coletiva
id UNIL_f1aecc39546e46f198e1272d7590e4a0
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/1135
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Qualidade de vida dos discentes do ILLACVN da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)Ensino superiorDomíniosSaúde escolarAmérica LatinaDiversidade culturalAnais do IV Encontro de Iniciação Científica da Unila - “UNILA 5 anos: Integração em Ciência, Tecnologia e Cultura na Tríplice Fronteira” - 05 e 06 de novembro de 2015 – Sessão Ciências Biológicas e Saúde ColetivaA Organização Mundial da Saúde define a qualidade de vida como a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. É uma ampla variedade de conceitos que são afetados de maneira complexa pela saúde física, estado psicológico, crença pessoal e as relações nos aspectos sociais. O objetivo principal desta pesquisa é avaliar a qualidade de vida dos discentes da UNILA matriculados no período de 2013 pertencentes ao Instituto Latino- Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN). Conhecendo a população de estudo, calculou-se o tamanho amostral para estimadores de proporção considerando 95% de confiança. Sorteáramos aleatoriamente os alunos vinculados ao ILACVN e aplicamos o questionário readequado do Whoqol-bref de 1994 para coletar os dados e traçar um perfil socioeconômico e demográfico dos alunos. Com relação aos aspectos éticos, todas as diretrizes e normas da Resolução no 466/12 foram contempladas, assim foi aprovado sob o registro no CONEP, no CAAE: 39315714.8.0000.0107. Todos os entrevistados assinaram TCLE concordando com sua participação. Os dados foram analisados utilizando o programa Epi-info7. Dos 75 estudantes entrevistados 50,67% são do sexo feminino e 49,33% são do sexo masculino. Quanto à nacionalidade 38,67% são brasileiros, 18,67% são paraguaios e 10,67% são peruanos, os demais provêm dos outros países da América Latina. Quanto ao tipo de escola em que os alunos cursaram o ensino médio temos que 81,33% dos entrevistados estudaram maior parte em escola pública. Com relação aos auxílios concedidos aos discentes aproximadamente 76% recebem consecutivamente os três tipos de auxílio (transporte, moradia e alimentação). Questionados sobre a percepção de sua qualidade de vida 5,33% avaliaram como muito boa 48% como boa e 40% como nem ruim nem boa. A qualidade de vida foi avaliada em quatro domínios, por meio de metodologia multivariada utilizando Análise de Componentes Principais (PCA). No domínio físico chilenos, salvadorenhos, colombianos e brasileiros estão satisfeitos com sua capacidade de locomoção. No domínio psicológico brasileiros, peruanos, paraguaios e Uruguaios afirmam estar satisfeitos consigo. No domínio relações sociais uruguaios, venezuelanos, bolivianos, chilenos e colombianos estão satisfeitos como apoio que recebem de seus amigos e no domínio meio ambiente, paraguaios, argentinos, equatorianos, brasileiros e Salvadorenhos estão insatisfeitos com as atividades recreativas. Os resultados deste estudo apontam aspectos que merecem atenção e mostram caminhos para o delineamento de diretrizes para melhorar a convivência e o rendimento escolar dos alunos nos cursos que vem desenvolvendo. Este estudo abrirá um leque amplo de temas a serem pesquisados com as comunidades discentes de outras universidades, à fim de conhecer diversos aspectos que possam influenciar na qualidade de vida dos estudantes . Agradecemos a UNILA através do PROBIC pela bolsa de iniciação científica concedida.Bolsista PROBIC2017-02-22T16:42:02Z2017-02-22T16:42:02Z2015-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1135porGutiérrez Sánchez, Michael AlbertoBenito, Gladys Amélia Velezinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:39:44Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/1135Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:39:44Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de vida dos discentes do ILLACVN da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
title Qualidade de vida dos discentes do ILLACVN da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
spellingShingle Qualidade de vida dos discentes do ILLACVN da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
Gutiérrez Sánchez, Michael Alberto
Ensino superior
Domínios
Saúde escolar
América Latina
Diversidade cultural
title_short Qualidade de vida dos discentes do ILLACVN da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
title_full Qualidade de vida dos discentes do ILLACVN da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
title_fullStr Qualidade de vida dos discentes do ILLACVN da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
title_full_unstemmed Qualidade de vida dos discentes do ILLACVN da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
title_sort Qualidade de vida dos discentes do ILLACVN da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
author Gutiérrez Sánchez, Michael Alberto
author_facet Gutiérrez Sánchez, Michael Alberto
Benito, Gladys Amélia Velez
author_role author
author2 Benito, Gladys Amélia Velez
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gutiérrez Sánchez, Michael Alberto
Benito, Gladys Amélia Velez
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Domínios
Saúde escolar
América Latina
Diversidade cultural
topic Ensino superior
Domínios
Saúde escolar
América Latina
Diversidade cultural
description Anais do IV Encontro de Iniciação Científica da Unila - “UNILA 5 anos: Integração em Ciência, Tecnologia e Cultura na Tríplice Fronteira” - 05 e 06 de novembro de 2015 – Sessão Ciências Biológicas e Saúde Coletiva
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11
2017-02-22T16:42:02Z
2017-02-22T16:42:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1135
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1816161888717766656