Análise de Website para o Ensino de Espanhol como Língua Adicional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Travaglia, Vânia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: http://dspace.unila.edu.br/123456789/5108
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Ensino- Aprendizagem de Línguas Adicionais. Orientadora: Profa. Dra. Julia Cristina Granetto Moreira
id UNIL_f7a35ac799d0ca36dbb08079fa8f9c49
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5108
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Travaglia, VâniaMoreira, Julia Cristina Granetto2019-08-07T16:18:47Z2019-08-07T16:18:47Z2019-08-07TRAVAGLIA, Vânia. Análise de Website para o Ensino de Espanhol como Língua Adicional. 2019. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino- aprendizagem de Línguas Adicionais) – Universidade Federal da Integração Latino- Americana, Foz do Iguaçu, 2019http://dspace.unila.edu.br/123456789/5108Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Ensino- Aprendizagem de Línguas Adicionais. Orientadora: Profa. Dra. Julia Cristina Granetto MoreiraNowadays, the Technologies of Digital Communication (TDC) became essential to the most diverse areas of society, including education. The TDCs allow the access to multiple tools and resources that can be used, for the knowledge construction, by the teacher and by those who desire to autonomously learn. Therefore, TDCs increase the possibilities of lecturing/learning. Despite the potential of revolutionize the pedagogy, many lecturers are reluctant - or find it difficult - about incorporating the technological progresses in the educational environment. To provide a full exploitation of TDCs, the educator needs to know how to manage the available resources and, concurrently, define objectives for the application of these tools at classroom in a critical way. Therefore, the present work had by objective verify whether the activities and the technological resources available on the website “Aprender Español” can help the processes of teaching and learning Spanish as an additional language. For this purpose, it was made an exploratory research with bibliographic gathering, in order to discuss about TDCs on education and an investigation on the selected website. Even though the presence of some questionable points, this site exhibits many activities and resources that can be used by the teacher to bring more playfulness to the classes and to benefit the learning process of the studentsEn la actualidad, las Tecnologías de Comunicación Digital (TCDs) se tornaron esenciales para las más diversas áreas de la sociedad, incluso para la educación. Las TCDs posibilitan el acceso a numerosas herramientas y recursos que pueden ser utilizados para la construcción del conocimiento, tanto por los profesores como por aquellos que desean aprender de forma autónoma y, así, ellas amplían las posibilidades de enseñanza/aprendizaje. A pesar de esa potencial revolución en el hacer pedagógico, muchos docentes reluchan – o presentan dificultades – en incorporar los progresos tecnológicos digitales en el medio educativo. Para el amplio aprovechamiento de las TCDs, el educador necesita saber utilizar los recursos disponibles y, a la vez, definir objetivos para el uso de esas herramientas en el aula de una forma crítica. Así, el presente trabajo tuvo por objetivo verificar si las actividades y los recursos tecnológicos presentes en el sitio web “Aprender Español” pueden auxiliar los procesos de enseñanza y aprendizaje de Español como Lengua Adicional. Para tanto, se realizó una investigación exploratoria con levantamiento bibliográfico, de modo a discurrir sobre las TCDs en la educación y una investigación en la propia página web seleccionada. A pesar de presentar algunos puntos cuestionables, el sitio web analizado posee diversas actividades y recursos que pueden ser utilizados por el profesor para traer más ludicidad a la clase y para favorecer el aprendizaje autónomo de aquellos que desean aprenderNa atualidade, as Tecnologias de Comunicação Digital (TCDs) se tornaram essenciais para as mais diversas áreas da sociedade, inclusive para a educação. As TCDs possibilitam o acesso à numerosas ferramentas e recursos que podem ser utilizados para a construção do conhecimento, tanto pelos professores como por aqueles que desejam aprender de forma autônoma e, assim, elas ampliam as possibilidades de ensino/aprendizagem. Apesar dessa potencial revolução no fazer pedagógico, muitos docentes relutam ou apresentam dificuldades em incorporar os progressos tecnológicos digitais no meio educativo. Para o amplo aproveitamento das TCDs, o educador precisa conhecer, selecionar e utilizar os recursos disponíveis e, ao mesmo tempo, definir objetivos para o uso dessas ferramentas em sala de aula de uma forma crítica e criativa. Sendo assim, o presente trabalho teve por objetivo verificar se as atividades e os recursos tecnológicos presentes no site “Aprender Español” podem auxiliar os processos de ensino e aprendizagem de espanhol como língua adicional. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória com levantamento bibliográfico, de modo a discorrer sobre as TCDs na educação e uma investigação no próprio site selecionado. Apesar de apresentar alguns pontos questionáveis, o site analisado possui diversas atividades e recursos que podem ser utilizados pelo professor para trazer mais ludicidade à aula e para favorecer o aprendizado autônomo daqueles que desejam aprender.Submitted by Vânia Travaglia Rodrigues (vaniatravaglia@gmail.com) on 2019-08-07T16:18:47Z No. of bitstreams: 2 Análise de Website para o Ensino de Espanhol como Língua Adicional - Vânia!.pdf: 707134 bytes, checksum: b1e2d1c0b62708fc962f4881bed1a147 (MD5) Ata de defesa!.pdf: 213564 bytes, checksum: 8661020997f6f758277b76c1c2f8031c (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-07T16:18:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Análise de Website para o Ensino de Espanhol como Língua Adicional - Vânia!.pdf: 707134 bytes, checksum: b1e2d1c0b62708fc962f4881bed1a147 (MD5) Ata de defesa!.pdf: 213564 bytes, checksum: 8661020997f6f758277b76c1c2f8031c (MD5) Previous issue date: 2019-08-07porAnálise de siteEspanhol (Língua adicional)Tecnologias de Comunicação Digital (TCDs)Análise de Website para o Ensino de Espanhol como Língua Adicionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILATHUMBNAILCapa Pos.pngCapa Pos.pngimage/png67064http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5108/4/Capa+Pos.png7e28a1560e4aa6d16ee10ad1d53af110MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8278http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5108/3/license.txt3ecc5c7a9679aca6ff2b7bf29bead379MD53ORIGINALAnálise de Website para o Ensino de Espanhol como Língua Adicional - Vânia!.pdfAnálise de Website para o Ensino de Espanhol como Língua Adicional - Vânia!.pdfMonografia de especializaçãoapplication/pdf707134http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5108/1/An%C3%A1lise+de+Website+para+o+Ensino+de+Espanhol+como+L%C3%ADngua+Adicional+-+V%C3%A2nia%21.pdfb1e2d1c0b62708fc962f4881bed1a147MD51Ata de defesa!.pdfAta de defesa!.pdfAta de defesaapplication/pdf213564http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5108/2/Ata+de+defesa%21.pdf8661020997f6f758277b76c1c2f8031cMD52123456789/51082019-08-07 13:53:41.56oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5108PHA+VG9kb3Mgb3MgZG9jdW1lbnRvcyBkZXNzYSBjb2xlw6fDo28gcG9kZW0gc2VyIGFjZXNzYWRvcywgcG9yw6ltLCBtYW50ZW5kbyBvcyBkaXJlaXRvcyBkb3MgYXV0b3JlcyBwZWxhIGNpdGHDp8OjbyBkYSBvcmlnZW0uPC9wPg0KPGRkPjxzcGFuIHN0eWxlPSJmb250LXNpemU6MTZweDsiPjxhIGhyZWY9Imh0dHBzOi8vY3JlYXRpdmVjb21tb25zLm9yZy9saWNlbnNlcy9ieS8zLjAvYnIvIj5DcmVhdGl2ZSBDb21tb25zIExpY2Vuw6dhIDMuMCBVbnBvcnRlZDwvYT48L3NwYW4+PC9kZD4=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362019-08-07T16:53:41Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de Website para o Ensino de Espanhol como Língua Adicional
title Análise de Website para o Ensino de Espanhol como Língua Adicional
spellingShingle Análise de Website para o Ensino de Espanhol como Língua Adicional
Travaglia, Vânia
Análise de site
Espanhol (Língua adicional)
Tecnologias de Comunicação Digital (TCDs)
title_short Análise de Website para o Ensino de Espanhol como Língua Adicional
title_full Análise de Website para o Ensino de Espanhol como Língua Adicional
title_fullStr Análise de Website para o Ensino de Espanhol como Língua Adicional
title_full_unstemmed Análise de Website para o Ensino de Espanhol como Língua Adicional
title_sort Análise de Website para o Ensino de Espanhol como Língua Adicional
author Travaglia, Vânia
author_facet Travaglia, Vânia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Travaglia, Vânia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moreira, Julia Cristina Granetto
contributor_str_mv Moreira, Julia Cristina Granetto
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de site
Espanhol (Língua adicional)
Tecnologias de Comunicação Digital (TCDs)
topic Análise de site
Espanhol (Língua adicional)
Tecnologias de Comunicação Digital (TCDs)
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Ensino- Aprendizagem de Línguas Adicionais. Orientadora: Profa. Dra. Julia Cristina Granetto Moreira
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-07T16:18:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-07T16:18:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TRAVAGLIA, Vânia. Análise de Website para o Ensino de Espanhol como Língua Adicional. 2019. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino- aprendizagem de Línguas Adicionais) – Universidade Federal da Integração Latino- Americana, Foz do Iguaçu, 2019
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unila.edu.br/123456789/5108
identifier_str_mv TRAVAGLIA, Vânia. Análise de Website para o Ensino de Espanhol como Língua Adicional. 2019. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino- aprendizagem de Línguas Adicionais) – Universidade Federal da Integração Latino- Americana, Foz do Iguaçu, 2019
url http://dspace.unila.edu.br/123456789/5108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5108/4/Capa+Pos.png
http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5108/3/license.txt
http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5108/1/An%C3%A1lise+de+Website+para+o+Ensino+de+Espanhol+como+L%C3%ADngua+Adicional+-+V%C3%A2nia%21.pdf
http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5108/2/Ata+de+defesa%21.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7e28a1560e4aa6d16ee10ad1d53af110
3ecc5c7a9679aca6ff2b7bf29bead379
b1e2d1c0b62708fc962f4881bed1a147
8661020997f6f758277b76c1c2f8031c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797227562510843904