A disputa pela memória histórica em sala de aula sobre a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985): os impactos dos revisionismos e negacionismos históricos na educação escolar (ensino médio público do RN, 2020-2022)
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50011 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo observar nos estudantes da Educação Básica o impacto do revisionismo e do negacionismo histórico em sala de aula sobre o tema da ditadura civilmilitar brasileira (1964-1985). O estudo se baseia na análise de obras escritas e de audiovisual de caráter negacionistas que têm circulado pela Internet; essas produções apresentaram nesta virada de terceira década alta audiência entre os jovens. Através de debates e aplicação de questionário com alunos(as) da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Professor José Fernandes Machado – Natal/RN, durante os anos de 2021 e 2022, apresentaremos uma reflexão abordando as perspectivas e opiniões que esses educandos têm em relação a temas sensíveis e polêmicos que envolvem esse período, como: a luta armada, a censura, a tortura, o desaparecimento e morte de opositores políticos do regime e as graves violações dos Direitos Humanos. Tentaremos constatar como esses (novos) revisionismos/negacionismos popularmente divulgados, entre os jovens e a população em geral, pelas redes sociais (YouTube, WhatsApp, Instagram, Telegram etc.), assim como o fenômeno das fake news influenciam a visão dos estudantes sobre o passado histórico recente brasileiro e acirram os debates em sala de aula, dada a politização maniqueísta da História. Ao final do trabalho, apresentamos uma sequência didático-pedagógica, como produto educacional da dissertação, intitulada Jogo do “FAKE OU FATO: desmistificando os principais negacionismos sobre a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985)”. |
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Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50011O presente trabalho tem como objetivo observar nos estudantes da Educação Básica o impacto do revisionismo e do negacionismo histórico em sala de aula sobre o tema da ditadura civilmilitar brasileira (1964-1985). O estudo se baseia na análise de obras escritas e de audiovisual de caráter negacionistas que têm circulado pela Internet; essas produções apresentaram nesta virada de terceira década alta audiência entre os jovens. Através de debates e aplicação de questionário com alunos(as) da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Professor José Fernandes Machado – Natal/RN, durante os anos de 2021 e 2022, apresentaremos uma reflexão abordando as perspectivas e opiniões que esses educandos têm em relação a temas sensíveis e polêmicos que envolvem esse período, como: a luta armada, a censura, a tortura, o desaparecimento e morte de opositores políticos do regime e as graves violações dos Direitos Humanos. Tentaremos constatar como esses (novos) revisionismos/negacionismos popularmente divulgados, entre os jovens e a população em geral, pelas redes sociais (YouTube, WhatsApp, Instagram, Telegram etc.), assim como o fenômeno das fake news influenciam a visão dos estudantes sobre o passado histórico recente brasileiro e acirram os debates em sala de aula, dada a politização maniqueísta da História. Ao final do trabalho, apresentamos uma sequência didático-pedagógica, como produto educacional da dissertação, intitulada Jogo do “FAKE OU FATO: desmistificando os principais negacionismos sobre a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985)”.The present work aims to observe in students of basic education, the impact of historical revisionism and negationism in the classroom on the theme of the Brazilian civil-military dictatorship (1964-1985). The study is based on the analysis of written and audiovisual works of a denialist nature that have been circulating on the Internet; these productions presented a high audience among young people at the turn of the third decade. Through debates with 3rd grade high school students from the Escola Estadual Professor José Fernandes Machado - Natal/RN, we will present a reflection approaching the perspectives and opinions that these students have in relation to sensitive and polemic themes that involve this period, such as: the armed struggle, censorship, torture, the disappearance and death of political opponents of the regime and the serious violations of human rights. We will try to verify how these (new) revisionisms/negationisms popularly disseminated, among young people and the population in general, by social networks (YouTube, WhatsApp, Instagram, Telegram, etc.), influence students' views on Brazil's recent historical past and sharpen the debates in the classroom, given the petty/manichean politicization of history. At the end of the paper we present a didacticpedagogical sequence, as an educational product of the dissertation, entitled: Game of "FAKE OR FACT: Demystifying the main denialisms about the Brazilian Civil-Military Dictatorship (1964-1985)".Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAHistória escolar e ensino de história recenteRevisionismos e negacionismos históricosDitadura civil-militar brasileiraJogos históricosA disputa pela memória histórica em sala de aula sobre a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985): os impactos dos revisionismos e negacionismos históricos na educação escolar (ensino médio público do RN, 2020-2022)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDisputamemoriahistorica_Santos_2022.pdfapplication/pdf2672057https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50011/1/Disputamemoriahistorica_Santos_2022.pdf8a7a6741f2e399fe63d8e9bab7acb462MD51123456789/500112022-12-07 17:22:20.459oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50011Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-12-07T20:22:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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