A (Inter) Relação da matemática e a química: uma visão pontual de alunos do 1º ano do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barboza, Anne Karoline Assis
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1758
Resumo: Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em ensino de ciências e matemática para séries finais: Ensino Fundamental - 6o ao 9o ano da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Prof. Dr. Márcio de Sousa Góes
id UNIL_fcffa5bdda25c9f50250a7f62cac204c
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/1758
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling A (Inter) Relação da matemática e a química: uma visão pontual de alunos do 1º ano do ensino médioCiênciaQuímicaMatemáticaAprendizadoTrabalho de Conclusão do Curso de Especialização em ensino de ciências e matemática para séries finais: Ensino Fundamental - 6o ao 9o ano da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Prof. Dr. Márcio de Sousa GóesEm um ambiente escolar a (inter)relação entre disciplinas é um desafio para professores e alunos, uma vez que é necessário fazer com que um tema aborda - em determinada disciplina - tenha uma conexão direta com uma ou mais disciplinas curriculares. Assim, o presente trabalho teve como tema norteador analisar a importância dos conteúdos de Matemática inseridas na Química e verificar preliminarmente a perspectiva, sob essa relação, por parte dos alunos do 1o ano do Ensino Médio. Observou-se que boa parte dos estudantes possuem uma noção da importância destas duas disciplinas, mas que para eles a relação entre elas ocorre de maneira desconectada. Como consequência, a essa desconexão, somada a dificuldade em matemática, promove direta e indiretamente no aluno um aumento na dificuldade e no interesse em aprender à química.In a school class, the relationship between disciplines is a challenge for teacher and students, because it is necessary to make that an approached theme, in particular discipline, has a direct connection with one or more curriculum subjects. Thus, this work was guiding theme to analyze the importance of math content inserted in chemistry and check preliminarily, in this respect, by the students of the 1st year of high school. It was observed that most of the students have a sense of the importance of these two disciplines, but that for them the relationship between the mathematics and chemistry is disconnected. As consequence, the disconnection, added to that the mathematical difficulty, cause the student an increase in difficulty and interest in learning chemistry.Góes, Márcio de SousaBarboza, Anne Karoline Assis2016info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfBARBOZA, Anne Karoline Assis. A (Inter) Relação da matemática e a química: uma visão pontual de alunos do 1º ano do ensino médio. 2016. 35 p. Monografia de Especialização (Curso de Especialização em ensino de ciências e matemática para séries finais: Ensino Fundamental - 6o ao 9o ano) - Universidade Federal da Integração Latino- Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2016.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1758porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:57:34Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/1758Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:57:34Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv A (Inter) Relação da matemática e a química: uma visão pontual de alunos do 1º ano do ensino médio
title A (Inter) Relação da matemática e a química: uma visão pontual de alunos do 1º ano do ensino médio
spellingShingle A (Inter) Relação da matemática e a química: uma visão pontual de alunos do 1º ano do ensino médio
Barboza, Anne Karoline Assis
Ciência
Química
Matemática
Aprendizado
title_short A (Inter) Relação da matemática e a química: uma visão pontual de alunos do 1º ano do ensino médio
title_full A (Inter) Relação da matemática e a química: uma visão pontual de alunos do 1º ano do ensino médio
title_fullStr A (Inter) Relação da matemática e a química: uma visão pontual de alunos do 1º ano do ensino médio
title_full_unstemmed A (Inter) Relação da matemática e a química: uma visão pontual de alunos do 1º ano do ensino médio
title_sort A (Inter) Relação da matemática e a química: uma visão pontual de alunos do 1º ano do ensino médio
author Barboza, Anne Karoline Assis
author_facet Barboza, Anne Karoline Assis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Góes, Márcio de Sousa
dc.contributor.author.fl_str_mv Barboza, Anne Karoline Assis
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Química
Matemática
Aprendizado
topic Ciência
Química
Matemática
Aprendizado
description Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em ensino de ciências e matemática para séries finais: Ensino Fundamental - 6o ao 9o ano da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Prof. Dr. Márcio de Sousa Góes
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOZA, Anne Karoline Assis. A (Inter) Relação da matemática e a química: uma visão pontual de alunos do 1º ano do ensino médio. 2016. 35 p. Monografia de Especialização (Curso de Especialização em ensino de ciências e matemática para séries finais: Ensino Fundamental - 6o ao 9o ano) - Universidade Federal da Integração Latino- Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2016.
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1758
identifier_str_mv BARBOZA, Anne Karoline Assis. A (Inter) Relação da matemática e a química: uma visão pontual de alunos do 1º ano do ensino médio. 2016. 35 p. Monografia de Especialização (Curso de Especialização em ensino de ciências e matemática para séries finais: Ensino Fundamental - 6o ao 9o ano) - Universidade Federal da Integração Latino- Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2016.
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285239279321088