DIÁLOGOS INSTITUCIONAIS ENTRE PODERES E A GUARDA DA CONSTITUIÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Cunha, Jânio Pereira; Centro Universitário Christus (Unichristus). Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado) da Unichritus. Professor do Curso de Direito (Graduação) da Universidade de Fortaleza (Unifor).
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Magalhães, Lincoln Mattos; Centro Universitário Christus (Unichristus). Aluno do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado) da Unichritus.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Argumentum (Marília. Online)
Texto Completo: http://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/638
Resumo: A tensão permanente entre constitucionalismo e democracia representa, decerto, a maior dificuldade do intérprete da Constituição no desenlace dos conflitos decorrentes de sua aplicação, bem assim dos problemas resultantes de sua incidência. Em tal circunstância, em que as ideias de superioridade da Jurisdição Constitucional e de supremacia da exegese popular (parlamentar) se antagonizam, este escrito examina a Teoria dos Diálogos entre Poderes como alternativa capaz de fomentar uma nova leitura do papel do STF no que tange à diretriz fixada no art. 102, da Constituição Federal de 1988.
id UNIMAR-1_b7012d4b99e48d356757a8af1058c974
oai_identifier_str oai:ojs.201.62.80.75:article/638
network_acronym_str UNIMAR-1
network_name_str Revista Argumentum (Marília. Online)
repository_id_str
spelling DIÁLOGOS INSTITUCIONAIS ENTRE PODERES E A GUARDA DA CONSTITUIÇÃOA tensão permanente entre constitucionalismo e democracia representa, decerto, a maior dificuldade do intérprete da Constituição no desenlace dos conflitos decorrentes de sua aplicação, bem assim dos problemas resultantes de sua incidência. Em tal circunstância, em que as ideias de superioridade da Jurisdição Constitucional e de supremacia da exegese popular (parlamentar) se antagonizam, este escrito examina a Teoria dos Diálogos entre Poderes como alternativa capaz de fomentar uma nova leitura do papel do STF no que tange à diretriz fixada no art. 102, da Constituição Federal de 1988.Argumentum Journal of LawRevista Argumentum - Argumentum Journal of Lawda Cunha, Jânio Pereira; Centro Universitário Christus (Unichristus). Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado) da Unichritus. Professor do Curso de Direito (Graduação) da Universidade de Fortaleza (Unifor).Magalhães, Lincoln Mattos; Centro Universitário Christus (Unichristus). Aluno do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado) da Unichritus.2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/638Argumentum Journal of Law; v. 20, n. 3 (2019): SET.-DEZ./2019; 931-950Revista Argumentum - Argumentum Journal of Law; v. 20, n. 3 (2019): SET.-DEZ./2019; 931-9502359-68801677-809Xreponame:Revista Argumentum (Marília. Online)instname:Universidade de Marília (Unimar)instacron:UNIMARporhttp://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/638/736Declaro, para os devidos fins de direitos e obrigações, sob as penas previstas na legislação vigente, que como autor(a)/detentor(a) dos direitos autorais do artigo submetido, cedo-os à Revista Argumentum, nos termos da Lei Federal nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 (Lei dos Direitos Autorais).info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-28T16:42:08Zoai:ojs.201.62.80.75:article/638Revistahttp://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/indexhttp://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/oaimari.santiago@terra.com.br||revistaargumentumunimar@gmail.com2359-68801677-809Xopendoar:2020-11-28T16:42:08Revista Argumentum (Marília. Online) - Universidade de Marília (Unimar)false
dc.title.none.fl_str_mv DIÁLOGOS INSTITUCIONAIS ENTRE PODERES E A GUARDA DA CONSTITUIÇÃO
title DIÁLOGOS INSTITUCIONAIS ENTRE PODERES E A GUARDA DA CONSTITUIÇÃO
spellingShingle DIÁLOGOS INSTITUCIONAIS ENTRE PODERES E A GUARDA DA CONSTITUIÇÃO
da Cunha, Jânio Pereira; Centro Universitário Christus (Unichristus). Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado) da Unichritus. Professor do Curso de Direito (Graduação) da Universidade de Fortaleza (Unifor).
title_short DIÁLOGOS INSTITUCIONAIS ENTRE PODERES E A GUARDA DA CONSTITUIÇÃO
title_full DIÁLOGOS INSTITUCIONAIS ENTRE PODERES E A GUARDA DA CONSTITUIÇÃO
title_fullStr DIÁLOGOS INSTITUCIONAIS ENTRE PODERES E A GUARDA DA CONSTITUIÇÃO
title_full_unstemmed DIÁLOGOS INSTITUCIONAIS ENTRE PODERES E A GUARDA DA CONSTITUIÇÃO
title_sort DIÁLOGOS INSTITUCIONAIS ENTRE PODERES E A GUARDA DA CONSTITUIÇÃO
author da Cunha, Jânio Pereira; Centro Universitário Christus (Unichristus). Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado) da Unichritus. Professor do Curso de Direito (Graduação) da Universidade de Fortaleza (Unifor).
author_facet da Cunha, Jânio Pereira; Centro Universitário Christus (Unichristus). Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado) da Unichritus. Professor do Curso de Direito (Graduação) da Universidade de Fortaleza (Unifor).
Magalhães, Lincoln Mattos; Centro Universitário Christus (Unichristus). Aluno do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado) da Unichritus.
author_role author
author2 Magalhães, Lincoln Mattos; Centro Universitário Christus (Unichristus). Aluno do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado) da Unichritus.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Cunha, Jânio Pereira; Centro Universitário Christus (Unichristus). Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado) da Unichritus. Professor do Curso de Direito (Graduação) da Universidade de Fortaleza (Unifor).
Magalhães, Lincoln Mattos; Centro Universitário Christus (Unichristus). Aluno do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado) da Unichritus.
description A tensão permanente entre constitucionalismo e democracia representa, decerto, a maior dificuldade do intérprete da Constituição no desenlace dos conflitos decorrentes de sua aplicação, bem assim dos problemas resultantes de sua incidência. Em tal circunstância, em que as ideias de superioridade da Jurisdição Constitucional e de supremacia da exegese popular (parlamentar) se antagonizam, este escrito examina a Teoria dos Diálogos entre Poderes como alternativa capaz de fomentar uma nova leitura do papel do STF no que tange à diretriz fixada no art. 102, da Constituição Federal de 1988.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/638
url http://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/638/736
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Argumentum Journal of Law
Revista Argumentum - Argumentum Journal of Law
publisher.none.fl_str_mv Argumentum Journal of Law
Revista Argumentum - Argumentum Journal of Law
dc.source.none.fl_str_mv Argumentum Journal of Law; v. 20, n. 3 (2019): SET.-DEZ./2019; 931-950
Revista Argumentum - Argumentum Journal of Law; v. 20, n. 3 (2019): SET.-DEZ./2019; 931-950
2359-6880
1677-809X
reponame:Revista Argumentum (Marília. Online)
instname:Universidade de Marília (Unimar)
instacron:UNIMAR
instname_str Universidade de Marília (Unimar)
instacron_str UNIMAR
institution UNIMAR
reponame_str Revista Argumentum (Marília. Online)
collection Revista Argumentum (Marília. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Argumentum (Marília. Online) - Universidade de Marília (Unimar)
repository.mail.fl_str_mv mari.santiago@terra.com.br||revistaargumentumunimar@gmail.com
_version_ 1792205594852065280