UM RELATO DE EXPERIÊNCIA E ANÁLISE DOS RESULTADOS COM O USO DO KAHOOT
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1441 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é relatar a experiência com o uso do jogo Kahoot como parte de uma metodologia ativa no processo de ensino e de aprendizagem, bem como análise dos resultados obtidos na utilização do game. Trata-se de um estudo que teve como metodologia um relato de experiência e análises de dados da plataforma de gamificação digital intitulada Kahoot. Os sujeitos foram 18 discentes do curso de odontologia e a atividade foi realizada de modo síncrono pelo Google Meet. O conteúdo abordado foi anatomia do complexo maxilo-mandibular e estruturas adjacentes relacionados a sua importância na prática clínica. A atividade foi realizada em 04 etapas: a) disponibilização do material antecipadamente ao encontro; b) a execução do jogo Kahoot; c) divisão dos sujeitos em equipe para debate sobre o tema; d) intermediação do professor para esclarecer dúvidas e estimular a interação entre os alunos. Os resultados mostram que os acadêmicos do 2º ano obtiveram rendimento menor, com média de 54% de acertos, enquanto os anos seguintes mostraram desempenho superior a 60%, sendo a média do 5º ano a mais alta, de 72%. Observou-se que a estratégia de utilização do Kahoot despertou a motivação, engajamento e competitividade saudável entre os alunos. É possível concluir favoravelmente a viabilidade das técnicas de gamificação como recurso pedagógico, utilizado em metodologias ativas de aprendizagem. |
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UM RELATO DE EXPERIÊNCIA E ANÁLISE DOS RESULTADOS COM O USO DO KAHOOTensino; educação; educação a distânciagamificação; Kahoot; processo de aprendizagemO objetivo deste artigo é relatar a experiência com o uso do jogo Kahoot como parte de uma metodologia ativa no processo de ensino e de aprendizagem, bem como análise dos resultados obtidos na utilização do game. Trata-se de um estudo que teve como metodologia um relato de experiência e análises de dados da plataforma de gamificação digital intitulada Kahoot. Os sujeitos foram 18 discentes do curso de odontologia e a atividade foi realizada de modo síncrono pelo Google Meet. O conteúdo abordado foi anatomia do complexo maxilo-mandibular e estruturas adjacentes relacionados a sua importância na prática clínica. A atividade foi realizada em 04 etapas: a) disponibilização do material antecipadamente ao encontro; b) a execução do jogo Kahoot; c) divisão dos sujeitos em equipe para debate sobre o tema; d) intermediação do professor para esclarecer dúvidas e estimular a interação entre os alunos. Os resultados mostram que os acadêmicos do 2º ano obtiveram rendimento menor, com média de 54% de acertos, enquanto os anos seguintes mostraram desempenho superior a 60%, sendo a média do 5º ano a mais alta, de 72%. Observou-se que a estratégia de utilização do Kahoot despertou a motivação, engajamento e competitividade saudável entre os alunos. É possível concluir favoravelmente a viabilidade das técnicas de gamificação como recurso pedagógico, utilizado em metodologias ativas de aprendizagem. Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaPagliosa, Eduarda LetíciaShimada, Ana Flávia BorgesGarcia, Leonardo Galvão da SilvaFernandes, Maria EduardaCampanelli, Anna Julia Santiagoda Silva, Romulo Ruande Mello, Josiane Medeiros2023-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1441Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 27 (2023); 223-23419826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1441/1327Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-04T01:08:13Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1441Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2024-02-04T01:08:13Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
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