DESEMPENHO EDUCACIONAL COM OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Carlos Adriano
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Schimiguel, Juliano, Assis Brandão, Elizabeth Aparecida, Frenedozo, Rita de Cássia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1488
Resumo: O presente artigo busca uma análise do desempenho educacional pela utilização de um objeto digital de aprendizagem, sem intervenção pedagógica. Para isso utilizamos o objeto digital de apendizagem denominado PlanetaBio.com como instrumento na obtenção de dados quantitativos comparáveis. Participaram dessa pesquisa 111 alunos de 8º ano do ensino fundamental II, de uma escola estadual do interior de São Paulo. Os sujeitos da pesquisa foram submetidos a três testes de conhecimento online, com dez questões cada teste, aplicados em três situações diferentes. Com os dados coletados podemos realizar um comparativo nos resultados e verificar a possibilidade de desempenho dos alunos após o uso do OBDA. Os dados dos três testes foram comparados de forma simples e pela evolução numérica. Comparando o pré-teste e o teste, temos uma porcentagem considerável entre eles e o destaque do melhor desempenho dos três testes. Se compararmos o pré-teste com o pós-teste, temos também uma evolução nos resultados. O que nos leva a considerar que ocorreu uma possível aprendizagem significativa. Se compararmos entre o teste e o pós-teste, podemos observar que a porcentagem diminui, mas considerado o tempo de aplicação entre o uso do objeto e o último teste, podemos considerar ainda assim, uma evolução nos resultados. Muitos outros parâmetros e análises estão sendo realizadas com base nestes resultados que podem ser úteis em posteriores estudos sobre a potencialidade e eficiência dos objetos digitais de aprendizagem utilizados como ferramentas auxiliares no processo educacional.
id UNIMES-1_0ff07f8ae907e9b24fff65d2b283f202
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1488
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling DESEMPENHO EDUCACIONAL COM OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIASEducação; Ensino de CiênciasObjetos Digitais de Aprendizagem. Aprendizagem Significativa. Sistema Respiratório. Ensino em Ciências. Sequência Didática.O presente artigo busca uma análise do desempenho educacional pela utilização de um objeto digital de aprendizagem, sem intervenção pedagógica. Para isso utilizamos o objeto digital de apendizagem denominado PlanetaBio.com como instrumento na obtenção de dados quantitativos comparáveis. Participaram dessa pesquisa 111 alunos de 8º ano do ensino fundamental II, de uma escola estadual do interior de São Paulo. Os sujeitos da pesquisa foram submetidos a três testes de conhecimento online, com dez questões cada teste, aplicados em três situações diferentes. Com os dados coletados podemos realizar um comparativo nos resultados e verificar a possibilidade de desempenho dos alunos após o uso do OBDA. Os dados dos três testes foram comparados de forma simples e pela evolução numérica. Comparando o pré-teste e o teste, temos uma porcentagem considerável entre eles e o destaque do melhor desempenho dos três testes. Se compararmos o pré-teste com o pós-teste, temos também uma evolução nos resultados. O que nos leva a considerar que ocorreu uma possível aprendizagem significativa. Se compararmos entre o teste e o pós-teste, podemos observar que a porcentagem diminui, mas considerado o tempo de aplicação entre o uso do objeto e o último teste, podemos considerar ainda assim, uma evolução nos resultados. Muitos outros parâmetros e análises estão sendo realizadas com base nestes resultados que podem ser úteis em posteriores estudos sobre a potencialidade e eficiência dos objetos digitais de aprendizagem utilizados como ferramentas auxiliares no processo educacional.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaMartins, Carlos AdrianoSchimiguel, JulianoAssis Brandão, Elizabeth AparecidaFrenedozo, Rita de Cássia2023-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1488Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 27 (2023); 129-14319826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1488/1279Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-04T01:08:13Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1488Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2024-02-04T01:08:13Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv DESEMPENHO EDUCACIONAL COM OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title DESEMPENHO EDUCACIONAL COM OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS
spellingShingle DESEMPENHO EDUCACIONAL COM OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Martins, Carlos Adriano
Educação; Ensino de Ciências
Objetos Digitais de Aprendizagem. Aprendizagem Significativa. Sistema Respiratório. Ensino em Ciências. Sequência Didática.
title_short DESEMPENHO EDUCACIONAL COM OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full DESEMPENHO EDUCACIONAL COM OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_fullStr DESEMPENHO EDUCACIONAL COM OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full_unstemmed DESEMPENHO EDUCACIONAL COM OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_sort DESEMPENHO EDUCACIONAL COM OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS
author Martins, Carlos Adriano
author_facet Martins, Carlos Adriano
Schimiguel, Juliano
Assis Brandão, Elizabeth Aparecida
Frenedozo, Rita de Cássia
author_role author
author2 Schimiguel, Juliano
Assis Brandão, Elizabeth Aparecida
Frenedozo, Rita de Cássia
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Carlos Adriano
Schimiguel, Juliano
Assis Brandão, Elizabeth Aparecida
Frenedozo, Rita de Cássia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino de Ciências
Objetos Digitais de Aprendizagem. Aprendizagem Significativa. Sistema Respiratório. Ensino em Ciências. Sequência Didática.
topic Educação; Ensino de Ciências
Objetos Digitais de Aprendizagem. Aprendizagem Significativa. Sistema Respiratório. Ensino em Ciências. Sequência Didática.
description O presente artigo busca uma análise do desempenho educacional pela utilização de um objeto digital de aprendizagem, sem intervenção pedagógica. Para isso utilizamos o objeto digital de apendizagem denominado PlanetaBio.com como instrumento na obtenção de dados quantitativos comparáveis. Participaram dessa pesquisa 111 alunos de 8º ano do ensino fundamental II, de uma escola estadual do interior de São Paulo. Os sujeitos da pesquisa foram submetidos a três testes de conhecimento online, com dez questões cada teste, aplicados em três situações diferentes. Com os dados coletados podemos realizar um comparativo nos resultados e verificar a possibilidade de desempenho dos alunos após o uso do OBDA. Os dados dos três testes foram comparados de forma simples e pela evolução numérica. Comparando o pré-teste e o teste, temos uma porcentagem considerável entre eles e o destaque do melhor desempenho dos três testes. Se compararmos o pré-teste com o pós-teste, temos também uma evolução nos resultados. O que nos leva a considerar que ocorreu uma possível aprendizagem significativa. Se compararmos entre o teste e o pós-teste, podemos observar que a porcentagem diminui, mas considerado o tempo de aplicação entre o uso do objeto e o último teste, podemos considerar ainda assim, uma evolução nos resultados. Muitos outros parâmetros e análises estão sendo realizadas com base nestes resultados que podem ser úteis em posteriores estudos sobre a potencialidade e eficiência dos objetos digitais de aprendizagem utilizados como ferramentas auxiliares no processo educacional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1488
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1488/1279
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 27 (2023); 129-143
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313273978781696