O papel dos tutores a distância do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Ceará - UECE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Paulo Roberto Abreu de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UECE
Texto Completo: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=91380
Resumo: <div style="">O presente trabalho tem como objeto de estudo a atuação dos tutores a distância do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Ceará-UECE na modalidade Educação a Distância (EaD). Os objetivos são analisar o papel e as atribuições dos tutores, identificar possíveis discrepâncias entre as atribuições oficiais do tutor e ação de tutoria realizada; identificar os desafios/dificuldades encontrados pelo grupo de tutoria e por fim traçar um perfil deste tutor. Trata-se de estudo de caso descritivo com abordagem qualitativa. A técnica de coleta de dados foi o questionário. Participaram da pesquisa tutores e coordenadores do Curso supracitado. Abordaram-se parâmetros necessários e exigidos ao tutor, divididas de acordo com focos, sejam em pré-requisitos de formação, técnicos, habilidades, competências e funções. O papel e importância do tutor a distância do Curso de Geografia estão pautados nos atos de motivar, orientar, mediar e dar feedback na visão dos próprios tutores. Os tutores definiram seu perfil como de orientador e mediador. Como literatura base para as análises, apropriou-se de obras que tratam da ação e papel da tutoria como publicações de Bezerra &amp; Carvalho (2011), Machado (2004), Faria (2010) entre outros. Concluiu-se que, sem o tutor, seria impraticável a realização do Curso de Geografia, pois nele são depositadas grandes reponsabilidades e multifuncionalidades, suporte didático, motivacional, técnico aos alunos, fazendo a mediação de todos os demais atores do processo da educação a distância.&nbsp;</div><div style="">Palavras-chave: Educação a Distância, Tutor, Papel do tutor, ação de tutoria&nbsp;</div>
id UECE-0_4909aa48659ac9dc0830519516c90584
oai_identifier_str oai:uece.br:91380
network_acronym_str UECE-0
network_name_str Repositório Institucional da UECE
repository_id_str
spelling O papel dos tutores a distância do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Ceará - UECE Educação à distância (EAD) Tutor Tutoria<div style="">O presente trabalho tem como objeto de estudo a atuação dos tutores a distância do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Ceará-UECE na modalidade Educação a Distância (EaD). Os objetivos são analisar o papel e as atribuições dos tutores, identificar possíveis discrepâncias entre as atribuições oficiais do tutor e ação de tutoria realizada; identificar os desafios/dificuldades encontrados pelo grupo de tutoria e por fim traçar um perfil deste tutor. Trata-se de estudo de caso descritivo com abordagem qualitativa. A técnica de coleta de dados foi o questionário. Participaram da pesquisa tutores e coordenadores do Curso supracitado. Abordaram-se parâmetros necessários e exigidos ao tutor, divididas de acordo com focos, sejam em pré-requisitos de formação, técnicos, habilidades, competências e funções. O papel e importância do tutor a distância do Curso de Geografia estão pautados nos atos de motivar, orientar, mediar e dar feedback na visão dos próprios tutores. Os tutores definiram seu perfil como de orientador e mediador. Como literatura base para as análises, apropriou-se de obras que tratam da ação e papel da tutoria como publicações de Bezerra &amp; Carvalho (2011), Machado (2004), Faria (2010) entre outros. Concluiu-se que, sem o tutor, seria impraticável a realização do Curso de Geografia, pois nele são depositadas grandes reponsabilidades e multifuncionalidades, suporte didático, motivacional, técnico aos alunos, fazendo a mediação de todos os demais atores do processo da educação a distância.&nbsp;</div><div style="">Palavras-chave: Educação a Distância, Tutor, Papel do tutor, ação de tutoria&nbsp;</div><div style="">This essay is an object of study the function of distance tutors of the course of degree in Geography from the State University of Ceará-UECE mode in Education Distance Learning (ODL). Such are the objectives of this review the role and duties of guardians, identify possible discrepancies between the official duties of the tutor and tutoring action taken; identify challenges / difficulties encountered by tutoring group and finally draw a profile of this tutor. It is a descriptive case study with a qualitative approach. The data collection technique was the questionnaire. The participants were tutors and coordinators of the aforementioned course. If approached-required parameters and required to tutor, divided according to outbreaks, are in training prerequisites, technical, skills, competencies and functions. The role and importance of the distance tutor Geography course are guided in the acts to motivate, guide, mediate and give feedback on the vision of their own tutors. As base literature for analysis appropriated works dealing with the action and role of tutoring the works of Bezerra &amp; Carvalho (2011), Machado (2004), Faria (2010) among others. It was concluded that without the tutor, the realization of Geography course would be impractical because it has deposited large liability faced and multifunctionality, offer didactic, motivational and technical supports to students, mediating all other actors in the education process of Education Distance Learning.&nbsp;</div><div style="">Keywords: Distance Education, tutor, tutor role, tutoring action</div>Universidade Estadual do CearáANTONIA IEDA DE SOUZA PRADOOliveira, Paulo Roberto Abreu de2019-09-16T17:56:47Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=91380info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2019-09-16T17:56:47Zoai:uece.br:91380Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2019-09-16T17:56:47Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel dos tutores a distância do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Ceará - UECE
title O papel dos tutores a distância do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Ceará - UECE
spellingShingle O papel dos tutores a distância do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Ceará - UECE
Oliveira, Paulo Roberto Abreu de
Educação à distância (EAD)
Tutor
Tutoria
title_short O papel dos tutores a distância do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Ceará - UECE
title_full O papel dos tutores a distância do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Ceará - UECE
title_fullStr O papel dos tutores a distância do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Ceará - UECE
title_full_unstemmed O papel dos tutores a distância do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Ceará - UECE
title_sort O papel dos tutores a distância do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Ceará - UECE
author Oliveira, Paulo Roberto Abreu de
author_facet Oliveira, Paulo Roberto Abreu de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANTONIA IEDA DE SOUZA PRADO
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Paulo Roberto Abreu de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação à distância (EAD)
Tutor
Tutoria
topic Educação à distância (EAD)
Tutor
Tutoria
description <div style="">O presente trabalho tem como objeto de estudo a atuação dos tutores a distância do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Ceará-UECE na modalidade Educação a Distância (EaD). Os objetivos são analisar o papel e as atribuições dos tutores, identificar possíveis discrepâncias entre as atribuições oficiais do tutor e ação de tutoria realizada; identificar os desafios/dificuldades encontrados pelo grupo de tutoria e por fim traçar um perfil deste tutor. Trata-se de estudo de caso descritivo com abordagem qualitativa. A técnica de coleta de dados foi o questionário. Participaram da pesquisa tutores e coordenadores do Curso supracitado. Abordaram-se parâmetros necessários e exigidos ao tutor, divididas de acordo com focos, sejam em pré-requisitos de formação, técnicos, habilidades, competências e funções. O papel e importância do tutor a distância do Curso de Geografia estão pautados nos atos de motivar, orientar, mediar e dar feedback na visão dos próprios tutores. Os tutores definiram seu perfil como de orientador e mediador. Como literatura base para as análises, apropriou-se de obras que tratam da ação e papel da tutoria como publicações de Bezerra &amp; Carvalho (2011), Machado (2004), Faria (2010) entre outros. Concluiu-se que, sem o tutor, seria impraticável a realização do Curso de Geografia, pois nele são depositadas grandes reponsabilidades e multifuncionalidades, suporte didático, motivacional, técnico aos alunos, fazendo a mediação de todos os demais atores do processo da educação a distância.&nbsp;</div><div style="">Palavras-chave: Educação a Distância, Tutor, Papel do tutor, ação de tutoria&nbsp;</div>
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-09-16T17:56:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=91380
url https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=91380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UECE
instname:Universidade Estadual do Ceará
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Repositório Institucional da UECE
collection Repositório Institucional da UECE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1828240236032819200