CULTURA MAKER: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA EAD/UNIT SOBRE A BONECA ABAYOMI NA DISCIPLINA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDIGENA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1376 |
Resumo: | O presente artigo tem como objeto de estudo a boneca Abayomi. Amuleto de afetividade, memória e proteção, confeccionado por mulheres e crianças, vítimas do processo de mão de obra escrava empreendida pelo Império Português. Produzidas a partir de nós e tranças, em pequenas tiras de tecido preto e colorido, sem expressões de fisionomia, abrangendo assim todas as etnias vindas de África para o Brasil. Nesse contexto, o estudo teve como objetivos principal e específicos: analisar a percepção dos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Tiradentes, a partir da produção da boneca abayomi; demonstrar a relevância da aprendizagem significativa pelo uso da metodologia ativa escolhida (Cultura Maker) e identificar os conceitos basiladores da disciplina Cultura Afrobrasileira e Indígena. Foi a partir da metodologia Cultura Maker e pesquisa bibliográfica, que se analisou o contexto da aprendizagem significativa dos depoimentos dos discentes, após elaboração do produto final da atividade. |
id |
UNIMES-1_33c023a3c7b4956042b343de8edd046b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1376 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
CULTURA MAKER: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA EAD/UNIT SOBRE A BONECA ABAYOMI NA DISCIPLINA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDIGENAEducação. CulturaBoneca Abayomi. Aprendizagem Significativa. Cultura Afro-brasileira e Indígena.O presente artigo tem como objeto de estudo a boneca Abayomi. Amuleto de afetividade, memória e proteção, confeccionado por mulheres e crianças, vítimas do processo de mão de obra escrava empreendida pelo Império Português. Produzidas a partir de nós e tranças, em pequenas tiras de tecido preto e colorido, sem expressões de fisionomia, abrangendo assim todas as etnias vindas de África para o Brasil. Nesse contexto, o estudo teve como objetivos principal e específicos: analisar a percepção dos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Tiradentes, a partir da produção da boneca abayomi; demonstrar a relevância da aprendizagem significativa pelo uso da metodologia ativa escolhida (Cultura Maker) e identificar os conceitos basiladores da disciplina Cultura Afrobrasileira e Indígena. Foi a partir da metodologia Cultura Maker e pesquisa bibliográfica, que se analisou o contexto da aprendizagem significativa dos depoimentos dos discentes, após elaboração do produto final da atividade. Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaAragão, Ivan RêgoBorsetto, Eunice Aparecidsa2023-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1376Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 27 (2023); 98-11119826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1376/1277https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1376/530Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-04T01:08:13Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1376Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2024-02-04T01:08:13Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CULTURA MAKER: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA EAD/UNIT SOBRE A BONECA ABAYOMI NA DISCIPLINA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDIGENA |
title |
CULTURA MAKER: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA EAD/UNIT SOBRE A BONECA ABAYOMI NA DISCIPLINA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDIGENA |
spellingShingle |
CULTURA MAKER: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA EAD/UNIT SOBRE A BONECA ABAYOMI NA DISCIPLINA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDIGENA Aragão, Ivan Rêgo Educação. Cultura Boneca Abayomi. Aprendizagem Significativa. Cultura Afro-brasileira e Indígena. |
title_short |
CULTURA MAKER: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA EAD/UNIT SOBRE A BONECA ABAYOMI NA DISCIPLINA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDIGENA |
title_full |
CULTURA MAKER: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA EAD/UNIT SOBRE A BONECA ABAYOMI NA DISCIPLINA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDIGENA |
title_fullStr |
CULTURA MAKER: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA EAD/UNIT SOBRE A BONECA ABAYOMI NA DISCIPLINA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDIGENA |
title_full_unstemmed |
CULTURA MAKER: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA EAD/UNIT SOBRE A BONECA ABAYOMI NA DISCIPLINA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDIGENA |
title_sort |
CULTURA MAKER: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA EAD/UNIT SOBRE A BONECA ABAYOMI NA DISCIPLINA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDIGENA |
author |
Aragão, Ivan Rêgo |
author_facet |
Aragão, Ivan Rêgo Borsetto, Eunice Aparecidsa |
author_role |
author |
author2 |
Borsetto, Eunice Aparecidsa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aragão, Ivan Rêgo Borsetto, Eunice Aparecidsa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Cultura Boneca Abayomi. Aprendizagem Significativa. Cultura Afro-brasileira e Indígena. |
topic |
Educação. Cultura Boneca Abayomi. Aprendizagem Significativa. Cultura Afro-brasileira e Indígena. |
description |
O presente artigo tem como objeto de estudo a boneca Abayomi. Amuleto de afetividade, memória e proteção, confeccionado por mulheres e crianças, vítimas do processo de mão de obra escrava empreendida pelo Império Português. Produzidas a partir de nós e tranças, em pequenas tiras de tecido preto e colorido, sem expressões de fisionomia, abrangendo assim todas as etnias vindas de África para o Brasil. Nesse contexto, o estudo teve como objetivos principal e específicos: analisar a percepção dos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Tiradentes, a partir da produção da boneca abayomi; demonstrar a relevância da aprendizagem significativa pelo uso da metodologia ativa escolhida (Cultura Maker) e identificar os conceitos basiladores da disciplina Cultura Afrobrasileira e Indígena. Foi a partir da metodologia Cultura Maker e pesquisa bibliográfica, que se analisou o contexto da aprendizagem significativa dos depoimentos dos discentes, após elaboração do produto final da atividade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1376 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1376 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1376/1277 https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1376/530 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 27 (2023); 98-111 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313273959907328 |