Avaliação de alunos sobre Metodologias Ativas em Cursos a Distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Solimar
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1474
Resumo: A educação a distância para o ensino superior, além de um diploma universitário, significa inclusão social e mudança da realidade para pessoas que necessitam estudar e estão em locais de difícil acesso ao ensino de qualidade, associados à dificuldade de locomoção das grandes cidades fazem da educação a distância a modalidade que mais cresce na escolha dos estudantes para a realização de curso superior. A pandemia de Covid-19 trouxe o formato a distância também para os cursos presenciais e intensificou a necessidade de ferramentas adequadas para avaliação dos educandos nos cursos EAD. Trazer mais qualidade à modalidade tem sido o foco dos estudos em EAD. O uso de metodologias ativas adequadas toma forma em maior número de instituições. O objetivo deste estudo é avaliar as metodologias ativas que possam tornar mais fácil o aprendizado dos estudantes e, com essa análise, apresentar o uso de atividades que melhorem a qualidade do ensino e dos cursos a distância. Este trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, do Censo Abed 2019 e um estudo de campo, com a distribuição de questionários pelas mídias sociais a uma amostra disponível e conveniente à pesquisadora, e que resultou em 110 respostas analisadas. Alguns resultados mostram que os estudantes, apesar de compreenderem que as metodologias ativas são facilitadoras de seu aprendizado, ainda preferem as metodologias tradicionais, com a presença do professor expositivo. O trabalho mostra ainda uma comparação simples da aplicação das múltiplas inteligências de Gardner, que podem representar melhorias inovadoras para a educação a distância. 
id UNIMES-1_3c70eee3fcce94504c141feddf9a5dc8
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1474
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling Avaliação de alunos sobre Metodologias Ativas em Cursos a DistânciaEducação a distânciaCenso ABED. Projetos em EAD. Ferramentas colaborativas.A educação a distância para o ensino superior, além de um diploma universitário, significa inclusão social e mudança da realidade para pessoas que necessitam estudar e estão em locais de difícil acesso ao ensino de qualidade, associados à dificuldade de locomoção das grandes cidades fazem da educação a distância a modalidade que mais cresce na escolha dos estudantes para a realização de curso superior. A pandemia de Covid-19 trouxe o formato a distância também para os cursos presenciais e intensificou a necessidade de ferramentas adequadas para avaliação dos educandos nos cursos EAD. Trazer mais qualidade à modalidade tem sido o foco dos estudos em EAD. O uso de metodologias ativas adequadas toma forma em maior número de instituições. O objetivo deste estudo é avaliar as metodologias ativas que possam tornar mais fácil o aprendizado dos estudantes e, com essa análise, apresentar o uso de atividades que melhorem a qualidade do ensino e dos cursos a distância. Este trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, do Censo Abed 2019 e um estudo de campo, com a distribuição de questionários pelas mídias sociais a uma amostra disponível e conveniente à pesquisadora, e que resultou em 110 respostas analisadas. Alguns resultados mostram que os estudantes, apesar de compreenderem que as metodologias ativas são facilitadoras de seu aprendizado, ainda preferem as metodologias tradicionais, com a presença do professor expositivo. O trabalho mostra ainda uma comparação simples da aplicação das múltiplas inteligências de Gardner, que podem representar melhorias inovadoras para a educação a distância. Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaUniversidade Paulista UNIPGarcia, Solimar2023-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1474Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 27 (2023); 59-7719826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1474/1250https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1474/546Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-04T01:08:13Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1474Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2024-02-04T01:08:13Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de alunos sobre Metodologias Ativas em Cursos a Distância
title Avaliação de alunos sobre Metodologias Ativas em Cursos a Distância
spellingShingle Avaliação de alunos sobre Metodologias Ativas em Cursos a Distância
Garcia, Solimar
Educação a distância
Censo ABED. Projetos em EAD. Ferramentas colaborativas.
title_short Avaliação de alunos sobre Metodologias Ativas em Cursos a Distância
title_full Avaliação de alunos sobre Metodologias Ativas em Cursos a Distância
title_fullStr Avaliação de alunos sobre Metodologias Ativas em Cursos a Distância
title_full_unstemmed Avaliação de alunos sobre Metodologias Ativas em Cursos a Distância
title_sort Avaliação de alunos sobre Metodologias Ativas em Cursos a Distância
author Garcia, Solimar
author_facet Garcia, Solimar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Paulista UNIP
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Solimar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Censo ABED. Projetos em EAD. Ferramentas colaborativas.
topic Educação a distância
Censo ABED. Projetos em EAD. Ferramentas colaborativas.
description A educação a distância para o ensino superior, além de um diploma universitário, significa inclusão social e mudança da realidade para pessoas que necessitam estudar e estão em locais de difícil acesso ao ensino de qualidade, associados à dificuldade de locomoção das grandes cidades fazem da educação a distância a modalidade que mais cresce na escolha dos estudantes para a realização de curso superior. A pandemia de Covid-19 trouxe o formato a distância também para os cursos presenciais e intensificou a necessidade de ferramentas adequadas para avaliação dos educandos nos cursos EAD. Trazer mais qualidade à modalidade tem sido o foco dos estudos em EAD. O uso de metodologias ativas adequadas toma forma em maior número de instituições. O objetivo deste estudo é avaliar as metodologias ativas que possam tornar mais fácil o aprendizado dos estudantes e, com essa análise, apresentar o uso de atividades que melhorem a qualidade do ensino e dos cursos a distância. Este trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, do Censo Abed 2019 e um estudo de campo, com a distribuição de questionários pelas mídias sociais a uma amostra disponível e conveniente à pesquisadora, e que resultou em 110 respostas analisadas. Alguns resultados mostram que os estudantes, apesar de compreenderem que as metodologias ativas são facilitadoras de seu aprendizado, ainda preferem as metodologias tradicionais, com a presença do professor expositivo. O trabalho mostra ainda uma comparação simples da aplicação das múltiplas inteligências de Gardner, que podem representar melhorias inovadoras para a educação a distância. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1474
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1474/1250
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1474/546
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 27 (2023); 59-77
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313274004996096