Avaliação de alunos sobre Metodologias Ativas em Cursos a Distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1474 |
Resumo: | A educação a distância para o ensino superior, além de um diploma universitário, significa inclusão social e mudança da realidade para pessoas que necessitam estudar e estão em locais de difícil acesso ao ensino de qualidade, associados à dificuldade de locomoção das grandes cidades fazem da educação a distância a modalidade que mais cresce na escolha dos estudantes para a realização de curso superior. A pandemia de Covid-19 trouxe o formato a distância também para os cursos presenciais e intensificou a necessidade de ferramentas adequadas para avaliação dos educandos nos cursos EAD. Trazer mais qualidade à modalidade tem sido o foco dos estudos em EAD. O uso de metodologias ativas adequadas toma forma em maior número de instituições. O objetivo deste estudo é avaliar as metodologias ativas que possam tornar mais fácil o aprendizado dos estudantes e, com essa análise, apresentar o uso de atividades que melhorem a qualidade do ensino e dos cursos a distância. Este trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, do Censo Abed 2019 e um estudo de campo, com a distribuição de questionários pelas mídias sociais a uma amostra disponível e conveniente à pesquisadora, e que resultou em 110 respostas analisadas. Alguns resultados mostram que os estudantes, apesar de compreenderem que as metodologias ativas são facilitadoras de seu aprendizado, ainda preferem as metodologias tradicionais, com a presença do professor expositivo. O trabalho mostra ainda uma comparação simples da aplicação das múltiplas inteligências de Gardner, que podem representar melhorias inovadoras para a educação a distância. |
id |
UNIMES-1_3c70eee3fcce94504c141feddf9a5dc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1474 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação de alunos sobre Metodologias Ativas em Cursos a DistânciaEducação a distânciaCenso ABED. Projetos em EAD. Ferramentas colaborativas.A educação a distância para o ensino superior, além de um diploma universitário, significa inclusão social e mudança da realidade para pessoas que necessitam estudar e estão em locais de difícil acesso ao ensino de qualidade, associados à dificuldade de locomoção das grandes cidades fazem da educação a distância a modalidade que mais cresce na escolha dos estudantes para a realização de curso superior. A pandemia de Covid-19 trouxe o formato a distância também para os cursos presenciais e intensificou a necessidade de ferramentas adequadas para avaliação dos educandos nos cursos EAD. Trazer mais qualidade à modalidade tem sido o foco dos estudos em EAD. O uso de metodologias ativas adequadas toma forma em maior número de instituições. O objetivo deste estudo é avaliar as metodologias ativas que possam tornar mais fácil o aprendizado dos estudantes e, com essa análise, apresentar o uso de atividades que melhorem a qualidade do ensino e dos cursos a distância. Este trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, do Censo Abed 2019 e um estudo de campo, com a distribuição de questionários pelas mídias sociais a uma amostra disponível e conveniente à pesquisadora, e que resultou em 110 respostas analisadas. Alguns resultados mostram que os estudantes, apesar de compreenderem que as metodologias ativas são facilitadoras de seu aprendizado, ainda preferem as metodologias tradicionais, com a presença do professor expositivo. O trabalho mostra ainda uma comparação simples da aplicação das múltiplas inteligências de Gardner, que podem representar melhorias inovadoras para a educação a distância. Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaUniversidade Paulista UNIPGarcia, Solimar2023-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1474Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 27 (2023); 59-7719826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1474/1250https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1474/546Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-04T01:08:13Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1474Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2024-02-04T01:08:13Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de alunos sobre Metodologias Ativas em Cursos a Distância |
title |
Avaliação de alunos sobre Metodologias Ativas em Cursos a Distância |
spellingShingle |
Avaliação de alunos sobre Metodologias Ativas em Cursos a Distância Garcia, Solimar Educação a distância Censo ABED. Projetos em EAD. Ferramentas colaborativas. |
title_short |
Avaliação de alunos sobre Metodologias Ativas em Cursos a Distância |
title_full |
Avaliação de alunos sobre Metodologias Ativas em Cursos a Distância |
title_fullStr |
Avaliação de alunos sobre Metodologias Ativas em Cursos a Distância |
title_full_unstemmed |
Avaliação de alunos sobre Metodologias Ativas em Cursos a Distância |
title_sort |
Avaliação de alunos sobre Metodologias Ativas em Cursos a Distância |
author |
Garcia, Solimar |
author_facet |
Garcia, Solimar |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Paulista UNIP |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Solimar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Censo ABED. Projetos em EAD. Ferramentas colaborativas. |
topic |
Educação a distância Censo ABED. Projetos em EAD. Ferramentas colaborativas. |
description |
A educação a distância para o ensino superior, além de um diploma universitário, significa inclusão social e mudança da realidade para pessoas que necessitam estudar e estão em locais de difícil acesso ao ensino de qualidade, associados à dificuldade de locomoção das grandes cidades fazem da educação a distância a modalidade que mais cresce na escolha dos estudantes para a realização de curso superior. A pandemia de Covid-19 trouxe o formato a distância também para os cursos presenciais e intensificou a necessidade de ferramentas adequadas para avaliação dos educandos nos cursos EAD. Trazer mais qualidade à modalidade tem sido o foco dos estudos em EAD. O uso de metodologias ativas adequadas toma forma em maior número de instituições. O objetivo deste estudo é avaliar as metodologias ativas que possam tornar mais fácil o aprendizado dos estudantes e, com essa análise, apresentar o uso de atividades que melhorem a qualidade do ensino e dos cursos a distância. Este trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, do Censo Abed 2019 e um estudo de campo, com a distribuição de questionários pelas mídias sociais a uma amostra disponível e conveniente à pesquisadora, e que resultou em 110 respostas analisadas. Alguns resultados mostram que os estudantes, apesar de compreenderem que as metodologias ativas são facilitadoras de seu aprendizado, ainda preferem as metodologias tradicionais, com a presença do professor expositivo. O trabalho mostra ainda uma comparação simples da aplicação das múltiplas inteligências de Gardner, que podem representar melhorias inovadoras para a educação a distância. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1474 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1474 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1474/1250 https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1474/546 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 27 (2023); 59-77 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313274004996096 |