APRENDIZAGEM POR PARES NO ENSINO SUPERIOR:UM ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DOS GRADUANDOS DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1385 |
Resumo: | Análise acerca dos usos e sentidos das metodologias ativas da metodologia ativa Peer Instruction no processo de aprendizagem da disciplina de Comunicação e Expressão dos discentes dos cursos de Biomedicina e Farmácia de um Centro Universitário da rede privada de São Luís (MA). Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, de abordagem quantitativa e qualitativa, que fez uso de questionários mistos aplicados com 26 (vinte e seis) alunos dos cursos de graduação de Biomedicina e Farmácia. Além disso, se valeu da pesquisa bibliográfica para discutir metodologias ativas e a Peer Instruction e sua forma de aplicação no processo de aprendizagem, a partir de autores como Mazur (2015; 2003), Araújo e Mazur (2013), Lasry, Mazur e Watkins (2008), Debald (2020), Higashi e Pereira (2020), Bergonsi (2020), Campagnolo et al. (2014), dentre outros. Pontua que os alunos reforçaram a eficácia da discussão em pares para a revisão das respostas dadas nas rodadas da aplicação dos testes conceituais da Peer Instruction. Ressalta que a sala de aula invertida é fundamental para a aplicação da metodologia e, como bem apontado pelos alunos, estimula o hábito de estudar com antecedência para os encontros com o professor, potencializando, assim, a aprendizagem ativa. |
id |
UNIMES-1_4950d6113ffa50cbbc396f593d24d73a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1385 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDIZAGEM POR PARES NO ENSINO SUPERIOR:UM ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DOS GRADUANDOS DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIOEducação; Tecnologias Educativas; Tecnologias Digitais na Educação.Aprendizagem Ativa. Peer Instruction. Ensino Superior. Graduação Biomedicina e Farmácia.Análise acerca dos usos e sentidos das metodologias ativas da metodologia ativa Peer Instruction no processo de aprendizagem da disciplina de Comunicação e Expressão dos discentes dos cursos de Biomedicina e Farmácia de um Centro Universitário da rede privada de São Luís (MA). Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, de abordagem quantitativa e qualitativa, que fez uso de questionários mistos aplicados com 26 (vinte e seis) alunos dos cursos de graduação de Biomedicina e Farmácia. Além disso, se valeu da pesquisa bibliográfica para discutir metodologias ativas e a Peer Instruction e sua forma de aplicação no processo de aprendizagem, a partir de autores como Mazur (2015; 2003), Araújo e Mazur (2013), Lasry, Mazur e Watkins (2008), Debald (2020), Higashi e Pereira (2020), Bergonsi (2020), Campagnolo et al. (2014), dentre outros. Pontua que os alunos reforçaram a eficácia da discussão em pares para a revisão das respostas dadas nas rodadas da aplicação dos testes conceituais da Peer Instruction. Ressalta que a sala de aula invertida é fundamental para a aplicação da metodologia e, como bem apontado pelos alunos, estimula o hábito de estudar com antecedência para os encontros com o professor, potencializando, assim, a aprendizagem ativa.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaCosta, Maurício José MoraisBottentuit Junior, João Batista2022-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1385Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 14, n. 26 (2022)19826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1385/1190https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1385/532Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-07T23:34:37Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1385Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2023-05-07T23:34:37Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM POR PARES NO ENSINO SUPERIOR:UM ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DOS GRADUANDOS DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO |
title |
APRENDIZAGEM POR PARES NO ENSINO SUPERIOR:UM ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DOS GRADUANDOS DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM POR PARES NO ENSINO SUPERIOR:UM ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DOS GRADUANDOS DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO Costa, Maurício José Morais Educação; Tecnologias Educativas; Tecnologias Digitais na Educação. Aprendizagem Ativa. Peer Instruction. Ensino Superior. Graduação Biomedicina e Farmácia. |
title_short |
APRENDIZAGEM POR PARES NO ENSINO SUPERIOR:UM ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DOS GRADUANDOS DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO |
title_full |
APRENDIZAGEM POR PARES NO ENSINO SUPERIOR:UM ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DOS GRADUANDOS DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM POR PARES NO ENSINO SUPERIOR:UM ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DOS GRADUANDOS DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM POR PARES NO ENSINO SUPERIOR:UM ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DOS GRADUANDOS DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO |
title_sort |
APRENDIZAGEM POR PARES NO ENSINO SUPERIOR:UM ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DOS GRADUANDOS DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO |
author |
Costa, Maurício José Morais |
author_facet |
Costa, Maurício José Morais Bottentuit Junior, João Batista |
author_role |
author |
author2 |
Bottentuit Junior, João Batista |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Maurício José Morais Bottentuit Junior, João Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Tecnologias Educativas; Tecnologias Digitais na Educação. Aprendizagem Ativa. Peer Instruction. Ensino Superior. Graduação Biomedicina e Farmácia. |
topic |
Educação; Tecnologias Educativas; Tecnologias Digitais na Educação. Aprendizagem Ativa. Peer Instruction. Ensino Superior. Graduação Biomedicina e Farmácia. |
description |
Análise acerca dos usos e sentidos das metodologias ativas da metodologia ativa Peer Instruction no processo de aprendizagem da disciplina de Comunicação e Expressão dos discentes dos cursos de Biomedicina e Farmácia de um Centro Universitário da rede privada de São Luís (MA). Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, de abordagem quantitativa e qualitativa, que fez uso de questionários mistos aplicados com 26 (vinte e seis) alunos dos cursos de graduação de Biomedicina e Farmácia. Além disso, se valeu da pesquisa bibliográfica para discutir metodologias ativas e a Peer Instruction e sua forma de aplicação no processo de aprendizagem, a partir de autores como Mazur (2015; 2003), Araújo e Mazur (2013), Lasry, Mazur e Watkins (2008), Debald (2020), Higashi e Pereira (2020), Bergonsi (2020), Campagnolo et al. (2014), dentre outros. Pontua que os alunos reforçaram a eficácia da discussão em pares para a revisão das respostas dadas nas rodadas da aplicação dos testes conceituais da Peer Instruction. Ressalta que a sala de aula invertida é fundamental para a aplicação da metodologia e, como bem apontado pelos alunos, estimula o hábito de estudar com antecedência para os encontros com o professor, potencializando, assim, a aprendizagem ativa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1385 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1385/1190 https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1385/532 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 14, n. 26 (2022) 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313274018627584 |