APRENDIZAGEM POR PARES NO ENSINO SUPERIOR:UM ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DOS GRADUANDOS DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maurício José Morais
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bottentuit Junior, João Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1385
Resumo: Análise acerca dos usos e sentidos das metodologias ativas da metodologia ativa Peer Instruction no processo de aprendizagem da disciplina de Comunicação e Expressão dos discentes dos cursos de Biomedicina e Farmácia de um Centro Universitário da rede privada de São Luís (MA). Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, de abordagem quantitativa e qualitativa, que fez uso de questionários mistos aplicados com 26 (vinte e seis) alunos dos cursos de graduação de Biomedicina e Farmácia. Além disso, se valeu da pesquisa bibliográfica para discutir metodologias ativas e a Peer Instruction e sua forma de aplicação no processo de aprendizagem, a partir de autores como Mazur (2015; 2003), Araújo e Mazur (2013), Lasry, Mazur e Watkins (2008), Debald (2020), Higashi e Pereira (2020), Bergonsi (2020), Campagnolo et al. (2014), dentre outros. Pontua que os alunos reforçaram a eficácia da discussão em pares para a revisão das respostas dadas nas rodadas da aplicação dos testes conceituais da Peer Instruction. Ressalta que a sala de aula invertida é fundamental para a aplicação da metodologia e, como bem apontado pelos alunos, estimula o hábito de estudar com antecedência para os encontros com o professor, potencializando, assim, a aprendizagem ativa.
id UNIMES-1_4950d6113ffa50cbbc396f593d24d73a
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1385
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling APRENDIZAGEM POR PARES NO ENSINO SUPERIOR:UM ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DOS GRADUANDOS DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIOEducação; Tecnologias Educativas; Tecnologias Digitais na Educação.Aprendizagem Ativa. Peer Instruction. Ensino Superior. Graduação Biomedicina e Farmácia.Análise acerca dos usos e sentidos das metodologias ativas da metodologia ativa Peer Instruction no processo de aprendizagem da disciplina de Comunicação e Expressão dos discentes dos cursos de Biomedicina e Farmácia de um Centro Universitário da rede privada de São Luís (MA). Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, de abordagem quantitativa e qualitativa, que fez uso de questionários mistos aplicados com 26 (vinte e seis) alunos dos cursos de graduação de Biomedicina e Farmácia. Além disso, se valeu da pesquisa bibliográfica para discutir metodologias ativas e a Peer Instruction e sua forma de aplicação no processo de aprendizagem, a partir de autores como Mazur (2015; 2003), Araújo e Mazur (2013), Lasry, Mazur e Watkins (2008), Debald (2020), Higashi e Pereira (2020), Bergonsi (2020), Campagnolo et al. (2014), dentre outros. Pontua que os alunos reforçaram a eficácia da discussão em pares para a revisão das respostas dadas nas rodadas da aplicação dos testes conceituais da Peer Instruction. Ressalta que a sala de aula invertida é fundamental para a aplicação da metodologia e, como bem apontado pelos alunos, estimula o hábito de estudar com antecedência para os encontros com o professor, potencializando, assim, a aprendizagem ativa.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaCosta, Maurício José MoraisBottentuit Junior, João Batista2022-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1385Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 14, n. 26 (2022)19826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1385/1190https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1385/532Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-07T23:34:37Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1385Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2023-05-07T23:34:37Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM POR PARES NO ENSINO SUPERIOR:UM ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DOS GRADUANDOS DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO
title APRENDIZAGEM POR PARES NO ENSINO SUPERIOR:UM ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DOS GRADUANDOS DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO
spellingShingle APRENDIZAGEM POR PARES NO ENSINO SUPERIOR:UM ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DOS GRADUANDOS DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO
Costa, Maurício José Morais
Educação; Tecnologias Educativas; Tecnologias Digitais na Educação.
Aprendizagem Ativa. Peer Instruction. Ensino Superior. Graduação Biomedicina e Farmácia.
title_short APRENDIZAGEM POR PARES NO ENSINO SUPERIOR:UM ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DOS GRADUANDOS DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO
title_full APRENDIZAGEM POR PARES NO ENSINO SUPERIOR:UM ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DOS GRADUANDOS DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO
title_fullStr APRENDIZAGEM POR PARES NO ENSINO SUPERIOR:UM ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DOS GRADUANDOS DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM POR PARES NO ENSINO SUPERIOR:UM ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DOS GRADUANDOS DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO
title_sort APRENDIZAGEM POR PARES NO ENSINO SUPERIOR:UM ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DOS GRADUANDOS DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO
author Costa, Maurício José Morais
author_facet Costa, Maurício José Morais
Bottentuit Junior, João Batista
author_role author
author2 Bottentuit Junior, João Batista
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maurício José Morais
Bottentuit Junior, João Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Tecnologias Educativas; Tecnologias Digitais na Educação.
Aprendizagem Ativa. Peer Instruction. Ensino Superior. Graduação Biomedicina e Farmácia.
topic Educação; Tecnologias Educativas; Tecnologias Digitais na Educação.
Aprendizagem Ativa. Peer Instruction. Ensino Superior. Graduação Biomedicina e Farmácia.
description Análise acerca dos usos e sentidos das metodologias ativas da metodologia ativa Peer Instruction no processo de aprendizagem da disciplina de Comunicação e Expressão dos discentes dos cursos de Biomedicina e Farmácia de um Centro Universitário da rede privada de São Luís (MA). Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, de abordagem quantitativa e qualitativa, que fez uso de questionários mistos aplicados com 26 (vinte e seis) alunos dos cursos de graduação de Biomedicina e Farmácia. Além disso, se valeu da pesquisa bibliográfica para discutir metodologias ativas e a Peer Instruction e sua forma de aplicação no processo de aprendizagem, a partir de autores como Mazur (2015; 2003), Araújo e Mazur (2013), Lasry, Mazur e Watkins (2008), Debald (2020), Higashi e Pereira (2020), Bergonsi (2020), Campagnolo et al. (2014), dentre outros. Pontua que os alunos reforçaram a eficácia da discussão em pares para a revisão das respostas dadas nas rodadas da aplicação dos testes conceituais da Peer Instruction. Ressalta que a sala de aula invertida é fundamental para a aplicação da metodologia e, como bem apontado pelos alunos, estimula o hábito de estudar com antecedência para os encontros com o professor, potencializando, assim, a aprendizagem ativa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1385
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1385/1190
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1385/532
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 14, n. 26 (2022)
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313274018627584