ANÁLISE DOS FATORES DE EVASÃO DAS DISCIPLINAS TRANSVERSAIS NOS CURSOS DE STRICTO SENSU NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1540 |
Resumo: | O presente artigo discute os fatores determinantes que contribuem para a evasão dos discentes em disciplinas transversais ofertadas pela Universidade Federal do Paraná. Classificada como descritiva, pois identifica e analisa os conceitos e suas relações, inerentes à gestão da informação na evasão no ensino superior. Quanto à natureza dos dados adota-se uma abordagem mista, baseada em uma revisão integrativa, e em relação ao delineamento, trata-se de um estudo de caso. Os resultados apontaram um padrão de comportamento dos estudantes evadidos na plataforma Moodle, bem como a existência de quatro perfis diferentes de alunos que evadem. Que culminaram na criação de uma sugestão de fluxo de melhoria para a plataforma e recomendações que visam contribuir com a coordenação, os professores e os tutores para que possam identificar com antecedência os fatores de evasão nas disciplinas transversais e realizar intervenções com decisões mais assertivas para minimizar os impactos causados pela evasão. |
id |
UNIMES-1_4d1fb2cb449d9cfc2840cca2d23df8c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1540 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DOS FATORES DE EVASÃO DAS DISCIPLINAS TRANSVERSAIS NOS CURSOS DE STRICTO SENSU NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁEnsino; Educação; Educação a DistânciaPós-graduação; Evasão; Gestão da InformaçãoO presente artigo discute os fatores determinantes que contribuem para a evasão dos discentes em disciplinas transversais ofertadas pela Universidade Federal do Paraná. Classificada como descritiva, pois identifica e analisa os conceitos e suas relações, inerentes à gestão da informação na evasão no ensino superior. Quanto à natureza dos dados adota-se uma abordagem mista, baseada em uma revisão integrativa, e em relação ao delineamento, trata-se de um estudo de caso. Os resultados apontaram um padrão de comportamento dos estudantes evadidos na plataforma Moodle, bem como a existência de quatro perfis diferentes de alunos que evadem. Que culminaram na criação de uma sugestão de fluxo de melhoria para a plataforma e recomendações que visam contribuir com a coordenação, os professores e os tutores para que possam identificar com antecedência os fatores de evasão nas disciplinas transversais e realizar intervenções com decisões mais assertivas para minimizar os impactos causados pela evasão.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaÀ Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela concessão da bolsa de estudos no programa de mestrado em Gestão da Informação.Fornari, AlineFreitas, Maria do Carmo Duarte2024-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1540Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 28 (2023); 155-17419826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1540/1351https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1540/592Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-17T00:18:37Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1540Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2024-02-17T00:18:37Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DOS FATORES DE EVASÃO DAS DISCIPLINAS TRANSVERSAIS NOS CURSOS DE STRICTO SENSU NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ |
title |
ANÁLISE DOS FATORES DE EVASÃO DAS DISCIPLINAS TRANSVERSAIS NOS CURSOS DE STRICTO SENSU NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ |
spellingShingle |
ANÁLISE DOS FATORES DE EVASÃO DAS DISCIPLINAS TRANSVERSAIS NOS CURSOS DE STRICTO SENSU NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Fornari, Aline Ensino; Educação; Educação a Distância Pós-graduação; Evasão; Gestão da Informação |
title_short |
ANÁLISE DOS FATORES DE EVASÃO DAS DISCIPLINAS TRANSVERSAIS NOS CURSOS DE STRICTO SENSU NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ |
title_full |
ANÁLISE DOS FATORES DE EVASÃO DAS DISCIPLINAS TRANSVERSAIS NOS CURSOS DE STRICTO SENSU NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ |
title_fullStr |
ANÁLISE DOS FATORES DE EVASÃO DAS DISCIPLINAS TRANSVERSAIS NOS CURSOS DE STRICTO SENSU NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DOS FATORES DE EVASÃO DAS DISCIPLINAS TRANSVERSAIS NOS CURSOS DE STRICTO SENSU NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ |
title_sort |
ANÁLISE DOS FATORES DE EVASÃO DAS DISCIPLINAS TRANSVERSAIS NOS CURSOS DE STRICTO SENSU NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ |
author |
Fornari, Aline |
author_facet |
Fornari, Aline Freitas, Maria do Carmo Duarte |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Maria do Carmo Duarte |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
À Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela concessão da bolsa de estudos no programa de mestrado em Gestão da Informação. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fornari, Aline Freitas, Maria do Carmo Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino; Educação; Educação a Distância Pós-graduação; Evasão; Gestão da Informação |
topic |
Ensino; Educação; Educação a Distância Pós-graduação; Evasão; Gestão da Informação |
description |
O presente artigo discute os fatores determinantes que contribuem para a evasão dos discentes em disciplinas transversais ofertadas pela Universidade Federal do Paraná. Classificada como descritiva, pois identifica e analisa os conceitos e suas relações, inerentes à gestão da informação na evasão no ensino superior. Quanto à natureza dos dados adota-se uma abordagem mista, baseada em uma revisão integrativa, e em relação ao delineamento, trata-se de um estudo de caso. Os resultados apontaram um padrão de comportamento dos estudantes evadidos na plataforma Moodle, bem como a existência de quatro perfis diferentes de alunos que evadem. Que culminaram na criação de uma sugestão de fluxo de melhoria para a plataforma e recomendações que visam contribuir com a coordenação, os professores e os tutores para que possam identificar com antecedência os fatores de evasão nas disciplinas transversais e realizar intervenções com decisões mais assertivas para minimizar os impactos causados pela evasão. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1540 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1540/1351 https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1540/592 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 28 (2023); 155-174 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313273998704640 |