AVANÇOS E DESAFIOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FÍSICA À DISTÂNCIA EM MOÇAMBIQUE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raimundo, Baltazar
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fortes, António Gonçalves, Chau, Momade Jaime, Beirão, Hermen Aurélio Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1289
Resumo: Os avanços tecnológicos abriram novas perspectivas no setor da educação e a expansão da formação para locais distantes das instituições de ensino. Para o efeito, torna-se incontestável a veiculação das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação à distância, trazendo consigo desafios e oportunidades. É nessa perspectiva que se realizou uma pesquisa monográfica, baseada num questionário aplicado a 94 estudantes do curso de licenciatura em Ensino de Física à distância, na Universidade Rovuma com objetivo de analisar os desafios encontrados por estes no processo de ensino-aprendizagem. Constatou-se que os estudantes optam pelo curso motivados pela flexibilidade e autonomia nos estudos. Porém, entre as barreiras enfrentadas, constam os problemas estruturais, políticos-militares, socioeconômicos, tecnológicos, culturais e religiosos. Para tal, sugere-se aos professores e tutores, maior dinamismo e elaboração de conteúdos de aprendizagem mais significativos e aos estudantes, mais disciplina, motivação e responsabilidade para gestão de tempo e os conteúdos de ensino.
id UNIMES-1_96b2e1db4c84d1ad1cdae56c65cf35e8
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1289
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling AVANÇOS E DESAFIOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FÍSICA À DISTÂNCIA EM MOÇAMBIQUEEnsino Superior a distancia; Curso de Licenciatura em Ensino de Fisica; DesafiosFormação de professores; Educação à distância; Ensino de Física; Desafios.Os avanços tecnológicos abriram novas perspectivas no setor da educação e a expansão da formação para locais distantes das instituições de ensino. Para o efeito, torna-se incontestável a veiculação das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação à distância, trazendo consigo desafios e oportunidades. É nessa perspectiva que se realizou uma pesquisa monográfica, baseada num questionário aplicado a 94 estudantes do curso de licenciatura em Ensino de Física à distância, na Universidade Rovuma com objetivo de analisar os desafios encontrados por estes no processo de ensino-aprendizagem. Constatou-se que os estudantes optam pelo curso motivados pela flexibilidade e autonomia nos estudos. Porém, entre as barreiras enfrentadas, constam os problemas estruturais, políticos-militares, socioeconômicos, tecnológicos, culturais e religiosos. Para tal, sugere-se aos professores e tutores, maior dinamismo e elaboração de conteúdos de aprendizagem mais significativos e aos estudantes, mais disciplina, motivação e responsabilidade para gestão de tempo e os conteúdos de ensino.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaDocentes da UniRovuma; Estudantes da UniRovumaRaimundo, BaltazarFortes, António GonçalvesChau, Momade JaimeBeirão, Hermen Aurélio Fernando2022-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1289Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 14, n. 25 (2022); 76-10019826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1289/1160Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-06T23:21:50Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1289Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2022-04-06T23:21:50Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv AVANÇOS E DESAFIOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FÍSICA À DISTÂNCIA EM MOÇAMBIQUE
title AVANÇOS E DESAFIOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FÍSICA À DISTÂNCIA EM MOÇAMBIQUE
spellingShingle AVANÇOS E DESAFIOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FÍSICA À DISTÂNCIA EM MOÇAMBIQUE
Raimundo, Baltazar
Ensino Superior a distancia; Curso de Licenciatura em Ensino de Fisica; Desafios
Formação de professores; Educação à distância; Ensino de Física; Desafios.
title_short AVANÇOS E DESAFIOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FÍSICA À DISTÂNCIA EM MOÇAMBIQUE
title_full AVANÇOS E DESAFIOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FÍSICA À DISTÂNCIA EM MOÇAMBIQUE
title_fullStr AVANÇOS E DESAFIOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FÍSICA À DISTÂNCIA EM MOÇAMBIQUE
title_full_unstemmed AVANÇOS E DESAFIOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FÍSICA À DISTÂNCIA EM MOÇAMBIQUE
title_sort AVANÇOS E DESAFIOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FÍSICA À DISTÂNCIA EM MOÇAMBIQUE
author Raimundo, Baltazar
author_facet Raimundo, Baltazar
Fortes, António Gonçalves
Chau, Momade Jaime
Beirão, Hermen Aurélio Fernando
author_role author
author2 Fortes, António Gonçalves
Chau, Momade Jaime
Beirão, Hermen Aurélio Fernando
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Docentes da UniRovuma; Estudantes da UniRovuma
dc.contributor.author.fl_str_mv Raimundo, Baltazar
Fortes, António Gonçalves
Chau, Momade Jaime
Beirão, Hermen Aurélio Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior a distancia; Curso de Licenciatura em Ensino de Fisica; Desafios
Formação de professores; Educação à distância; Ensino de Física; Desafios.
topic Ensino Superior a distancia; Curso de Licenciatura em Ensino de Fisica; Desafios
Formação de professores; Educação à distância; Ensino de Física; Desafios.
description Os avanços tecnológicos abriram novas perspectivas no setor da educação e a expansão da formação para locais distantes das instituições de ensino. Para o efeito, torna-se incontestável a veiculação das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação à distância, trazendo consigo desafios e oportunidades. É nessa perspectiva que se realizou uma pesquisa monográfica, baseada num questionário aplicado a 94 estudantes do curso de licenciatura em Ensino de Física à distância, na Universidade Rovuma com objetivo de analisar os desafios encontrados por estes no processo de ensino-aprendizagem. Constatou-se que os estudantes optam pelo curso motivados pela flexibilidade e autonomia nos estudos. Porém, entre as barreiras enfrentadas, constam os problemas estruturais, políticos-militares, socioeconômicos, tecnológicos, culturais e religiosos. Para tal, sugere-se aos professores e tutores, maior dinamismo e elaboração de conteúdos de aprendizagem mais significativos e aos estudantes, mais disciplina, motivação e responsabilidade para gestão de tempo e os conteúdos de ensino.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1289
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1289/1160
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 14, n. 25 (2022); 76-100
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313275660697601