AVANÇOS E DESAFIOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FÍSICA À DISTÂNCIA EM MOÇAMBIQUE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1289 |
Resumo: | Os avanços tecnológicos abriram novas perspectivas no setor da educação e a expansão da formação para locais distantes das instituições de ensino. Para o efeito, torna-se incontestável a veiculação das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação à distância, trazendo consigo desafios e oportunidades. É nessa perspectiva que se realizou uma pesquisa monográfica, baseada num questionário aplicado a 94 estudantes do curso de licenciatura em Ensino de Física à distância, na Universidade Rovuma com objetivo de analisar os desafios encontrados por estes no processo de ensino-aprendizagem. Constatou-se que os estudantes optam pelo curso motivados pela flexibilidade e autonomia nos estudos. Porém, entre as barreiras enfrentadas, constam os problemas estruturais, políticos-militares, socioeconômicos, tecnológicos, culturais e religiosos. Para tal, sugere-se aos professores e tutores, maior dinamismo e elaboração de conteúdos de aprendizagem mais significativos e aos estudantes, mais disciplina, motivação e responsabilidade para gestão de tempo e os conteúdos de ensino. |
id |
UNIMES-1_96b2e1db4c84d1ad1cdae56c65cf35e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1289 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
AVANÇOS E DESAFIOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FÍSICA À DISTÂNCIA EM MOÇAMBIQUEEnsino Superior a distancia; Curso de Licenciatura em Ensino de Fisica; DesafiosFormação de professores; Educação à distância; Ensino de Física; Desafios.Os avanços tecnológicos abriram novas perspectivas no setor da educação e a expansão da formação para locais distantes das instituições de ensino. Para o efeito, torna-se incontestável a veiculação das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação à distância, trazendo consigo desafios e oportunidades. É nessa perspectiva que se realizou uma pesquisa monográfica, baseada num questionário aplicado a 94 estudantes do curso de licenciatura em Ensino de Física à distância, na Universidade Rovuma com objetivo de analisar os desafios encontrados por estes no processo de ensino-aprendizagem. Constatou-se que os estudantes optam pelo curso motivados pela flexibilidade e autonomia nos estudos. Porém, entre as barreiras enfrentadas, constam os problemas estruturais, políticos-militares, socioeconômicos, tecnológicos, culturais e religiosos. Para tal, sugere-se aos professores e tutores, maior dinamismo e elaboração de conteúdos de aprendizagem mais significativos e aos estudantes, mais disciplina, motivação e responsabilidade para gestão de tempo e os conteúdos de ensino.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaDocentes da UniRovuma; Estudantes da UniRovumaRaimundo, BaltazarFortes, António GonçalvesChau, Momade JaimeBeirão, Hermen Aurélio Fernando2022-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1289Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 14, n. 25 (2022); 76-10019826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1289/1160Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-06T23:21:50Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1289Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2022-04-06T23:21:50Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVANÇOS E DESAFIOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FÍSICA À DISTÂNCIA EM MOÇAMBIQUE |
title |
AVANÇOS E DESAFIOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FÍSICA À DISTÂNCIA EM MOÇAMBIQUE |
spellingShingle |
AVANÇOS E DESAFIOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FÍSICA À DISTÂNCIA EM MOÇAMBIQUE Raimundo, Baltazar Ensino Superior a distancia; Curso de Licenciatura em Ensino de Fisica; Desafios Formação de professores; Educação à distância; Ensino de Física; Desafios. |
title_short |
AVANÇOS E DESAFIOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FÍSICA À DISTÂNCIA EM MOÇAMBIQUE |
title_full |
AVANÇOS E DESAFIOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FÍSICA À DISTÂNCIA EM MOÇAMBIQUE |
title_fullStr |
AVANÇOS E DESAFIOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FÍSICA À DISTÂNCIA EM MOÇAMBIQUE |
title_full_unstemmed |
AVANÇOS E DESAFIOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FÍSICA À DISTÂNCIA EM MOÇAMBIQUE |
title_sort |
AVANÇOS E DESAFIOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FÍSICA À DISTÂNCIA EM MOÇAMBIQUE |
author |
Raimundo, Baltazar |
author_facet |
Raimundo, Baltazar Fortes, António Gonçalves Chau, Momade Jaime Beirão, Hermen Aurélio Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Fortes, António Gonçalves Chau, Momade Jaime Beirão, Hermen Aurélio Fernando |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Docentes da UniRovuma; Estudantes da UniRovuma |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raimundo, Baltazar Fortes, António Gonçalves Chau, Momade Jaime Beirão, Hermen Aurélio Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior a distancia; Curso de Licenciatura em Ensino de Fisica; Desafios Formação de professores; Educação à distância; Ensino de Física; Desafios. |
topic |
Ensino Superior a distancia; Curso de Licenciatura em Ensino de Fisica; Desafios Formação de professores; Educação à distância; Ensino de Física; Desafios. |
description |
Os avanços tecnológicos abriram novas perspectivas no setor da educação e a expansão da formação para locais distantes das instituições de ensino. Para o efeito, torna-se incontestável a veiculação das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação à distância, trazendo consigo desafios e oportunidades. É nessa perspectiva que se realizou uma pesquisa monográfica, baseada num questionário aplicado a 94 estudantes do curso de licenciatura em Ensino de Física à distância, na Universidade Rovuma com objetivo de analisar os desafios encontrados por estes no processo de ensino-aprendizagem. Constatou-se que os estudantes optam pelo curso motivados pela flexibilidade e autonomia nos estudos. Porém, entre as barreiras enfrentadas, constam os problemas estruturais, políticos-militares, socioeconômicos, tecnológicos, culturais e religiosos. Para tal, sugere-se aos professores e tutores, maior dinamismo e elaboração de conteúdos de aprendizagem mais significativos e aos estudantes, mais disciplina, motivação e responsabilidade para gestão de tempo e os conteúdos de ensino. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1289 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1289 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1289/1160 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 14, n. 25 (2022); 76-100 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313275660697601 |