REFLEXÕES SOBRE O ATUAL PAPEL MEDIADOR DO PROFESSOR – TUTOR EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA APRENDIZAGEM COOPERATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Wesley Werner da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/366
Resumo: A construção qualitativa do conhecimento no século XXI, se apresenta como um grande paradigma para as Instituições de Ensino Superior Brasileiras, principalmente no que se refere a Educação a Distância (EAD), enquanto meio formador das classes de menor poder aquisitivo de nosso país. Tal condição somada ao impacto sociocultural gerado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) que fomentaram uma grande ruptura no tradicional papel desempenhado pelo professor, antes detentor absoluto do saber e hoje, um mediador entre o sujeito e a sua construção autônoma do conhecimento, eleva a importância dos estudos ligados a esta temática. Neste contexto econômico e histórico-cultural vigente surge a proposta pedagógica de Aprendizagem Cooperativa, a qual se constitui pela construção do conhecimento de modo mútuo e ativo pelos indivíduos integrantes de um grupo. Sendo na modalidade de Ensino a Distância esta prática mediada por duas vias de atuação: a primeira o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que deve trazer ferramentas que possibilitem esta interação entre seus usuários e a segunda por meio do educador que deve ser o mediador deste processo de construção ativa e social do conhecimento. A partir dessa proposta o presente estudo tem por objetivo a reflexão da temática do processo de aprendizagem on-line na modalidade de Ensino a Distância, mediada por um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e o papel a ser desempenhado pelo professor – tutor para construção do saber. Essa reflexão se fundamentará na revisão bibliográfica e posterior análise de autores que discutem a temática escolhida visando a exposição de suas concepções pedagógicas, enquanto contribuições reflexivas qualitativas para evolução dessa aprendizagem. Abordando assim as inovações inerentes a este processo de aprendizagem e a sua mediação durante o processo educacional, discutindo-se as bases teóricas e as competências envolvidas pelos alunos virtuais e professores – tutores, na construção dos processos de aprendizagem cooperativa.
id UNIMES-1_979e2c8e29cd3af3a94360608acccafa
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/366
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling REFLEXÕES SOBRE O ATUAL PAPEL MEDIADOR DO PROFESSOR – TUTOR EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA APRENDIZAGEM COOPERATIVAeducação, educação a distância, tutoreducação a distância, tutor, aprendizagem cooperativaA construção qualitativa do conhecimento no século XXI, se apresenta como um grande paradigma para as Instituições de Ensino Superior Brasileiras, principalmente no que se refere a Educação a Distância (EAD), enquanto meio formador das classes de menor poder aquisitivo de nosso país. Tal condição somada ao impacto sociocultural gerado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) que fomentaram uma grande ruptura no tradicional papel desempenhado pelo professor, antes detentor absoluto do saber e hoje, um mediador entre o sujeito e a sua construção autônoma do conhecimento, eleva a importância dos estudos ligados a esta temática. Neste contexto econômico e histórico-cultural vigente surge a proposta pedagógica de Aprendizagem Cooperativa, a qual se constitui pela construção do conhecimento de modo mútuo e ativo pelos indivíduos integrantes de um grupo. Sendo na modalidade de Ensino a Distância esta prática mediada por duas vias de atuação: a primeira o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que deve trazer ferramentas que possibilitem esta interação entre seus usuários e a segunda por meio do educador que deve ser o mediador deste processo de construção ativa e social do conhecimento. A partir dessa proposta o presente estudo tem por objetivo a reflexão da temática do processo de aprendizagem on-line na modalidade de Ensino a Distância, mediada por um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e o papel a ser desempenhado pelo professor – tutor para construção do saber. Essa reflexão se fundamentará na revisão bibliográfica e posterior análise de autores que discutem a temática escolhida visando a exposição de suas concepções pedagógicas, enquanto contribuições reflexivas qualitativas para evolução dessa aprendizagem. Abordando assim as inovações inerentes a este processo de aprendizagem e a sua mediação durante o processo educacional, discutindo-se as bases teóricas e as competências envolvidas pelos alunos virtuais e professores – tutores, na construção dos processos de aprendizagem cooperativa.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância2014-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/366Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 5, n. 9 (2014)19826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/366/364Nunes, Wesley Werner da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-07-31T19:00:26Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/366Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2014-07-31T19:00:26Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES SOBRE O ATUAL PAPEL MEDIADOR DO PROFESSOR – TUTOR EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA APRENDIZAGEM COOPERATIVA
title REFLEXÕES SOBRE O ATUAL PAPEL MEDIADOR DO PROFESSOR – TUTOR EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA APRENDIZAGEM COOPERATIVA
spellingShingle REFLEXÕES SOBRE O ATUAL PAPEL MEDIADOR DO PROFESSOR – TUTOR EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA APRENDIZAGEM COOPERATIVA
Nunes, Wesley Werner da Silva
educação, educação a distância, tutor
educação a distância, tutor, aprendizagem cooperativa
title_short REFLEXÕES SOBRE O ATUAL PAPEL MEDIADOR DO PROFESSOR – TUTOR EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA APRENDIZAGEM COOPERATIVA
title_full REFLEXÕES SOBRE O ATUAL PAPEL MEDIADOR DO PROFESSOR – TUTOR EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA APRENDIZAGEM COOPERATIVA
title_fullStr REFLEXÕES SOBRE O ATUAL PAPEL MEDIADOR DO PROFESSOR – TUTOR EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA APRENDIZAGEM COOPERATIVA
title_full_unstemmed REFLEXÕES SOBRE O ATUAL PAPEL MEDIADOR DO PROFESSOR – TUTOR EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA APRENDIZAGEM COOPERATIVA
title_sort REFLEXÕES SOBRE O ATUAL PAPEL MEDIADOR DO PROFESSOR – TUTOR EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA APRENDIZAGEM COOPERATIVA
author Nunes, Wesley Werner da Silva
author_facet Nunes, Wesley Werner da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Wesley Werner da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv educação, educação a distância, tutor
educação a distância, tutor, aprendizagem cooperativa
topic educação, educação a distância, tutor
educação a distância, tutor, aprendizagem cooperativa
description A construção qualitativa do conhecimento no século XXI, se apresenta como um grande paradigma para as Instituições de Ensino Superior Brasileiras, principalmente no que se refere a Educação a Distância (EAD), enquanto meio formador das classes de menor poder aquisitivo de nosso país. Tal condição somada ao impacto sociocultural gerado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) que fomentaram uma grande ruptura no tradicional papel desempenhado pelo professor, antes detentor absoluto do saber e hoje, um mediador entre o sujeito e a sua construção autônoma do conhecimento, eleva a importância dos estudos ligados a esta temática. Neste contexto econômico e histórico-cultural vigente surge a proposta pedagógica de Aprendizagem Cooperativa, a qual se constitui pela construção do conhecimento de modo mútuo e ativo pelos indivíduos integrantes de um grupo. Sendo na modalidade de Ensino a Distância esta prática mediada por duas vias de atuação: a primeira o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que deve trazer ferramentas que possibilitem esta interação entre seus usuários e a segunda por meio do educador que deve ser o mediador deste processo de construção ativa e social do conhecimento. A partir dessa proposta o presente estudo tem por objetivo a reflexão da temática do processo de aprendizagem on-line na modalidade de Ensino a Distância, mediada por um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e o papel a ser desempenhado pelo professor – tutor para construção do saber. Essa reflexão se fundamentará na revisão bibliográfica e posterior análise de autores que discutem a temática escolhida visando a exposição de suas concepções pedagógicas, enquanto contribuições reflexivas qualitativas para evolução dessa aprendizagem. Abordando assim as inovações inerentes a este processo de aprendizagem e a sua mediação durante o processo educacional, discutindo-se as bases teóricas e as competências envolvidas pelos alunos virtuais e professores – tutores, na construção dos processos de aprendizagem cooperativa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/366
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/366/364
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 5, n. 9 (2014)
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313275205615616