REFLEXÕES SOBRE O ATUAL PAPEL MEDIADOR DO PROFESSOR – TUTOR EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA APRENDIZAGEM COOPERATIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/366 |
Resumo: | A construção qualitativa do conhecimento no século XXI, se apresenta como um grande paradigma para as Instituições de Ensino Superior Brasileiras, principalmente no que se refere a Educação a Distância (EAD), enquanto meio formador das classes de menor poder aquisitivo de nosso país. Tal condição somada ao impacto sociocultural gerado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) que fomentaram uma grande ruptura no tradicional papel desempenhado pelo professor, antes detentor absoluto do saber e hoje, um mediador entre o sujeito e a sua construção autônoma do conhecimento, eleva a importância dos estudos ligados a esta temática. Neste contexto econômico e histórico-cultural vigente surge a proposta pedagógica de Aprendizagem Cooperativa, a qual se constitui pela construção do conhecimento de modo mútuo e ativo pelos indivíduos integrantes de um grupo. Sendo na modalidade de Ensino a Distância esta prática mediada por duas vias de atuação: a primeira o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que deve trazer ferramentas que possibilitem esta interação entre seus usuários e a segunda por meio do educador que deve ser o mediador deste processo de construção ativa e social do conhecimento. A partir dessa proposta o presente estudo tem por objetivo a reflexão da temática do processo de aprendizagem on-line na modalidade de Ensino a Distância, mediada por um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e o papel a ser desempenhado pelo professor – tutor para construção do saber. Essa reflexão se fundamentará na revisão bibliográfica e posterior análise de autores que discutem a temática escolhida visando a exposição de suas concepções pedagógicas, enquanto contribuições reflexivas qualitativas para evolução dessa aprendizagem. Abordando assim as inovações inerentes a este processo de aprendizagem e a sua mediação durante o processo educacional, discutindo-se as bases teóricas e as competências envolvidas pelos alunos virtuais e professores – tutores, na construção dos processos de aprendizagem cooperativa. |
id |
UNIMES-1_979e2c8e29cd3af3a94360608acccafa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/366 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLEXÕES SOBRE O ATUAL PAPEL MEDIADOR DO PROFESSOR – TUTOR EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA APRENDIZAGEM COOPERATIVAeducação, educação a distância, tutoreducação a distância, tutor, aprendizagem cooperativaA construção qualitativa do conhecimento no século XXI, se apresenta como um grande paradigma para as Instituições de Ensino Superior Brasileiras, principalmente no que se refere a Educação a Distância (EAD), enquanto meio formador das classes de menor poder aquisitivo de nosso país. Tal condição somada ao impacto sociocultural gerado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) que fomentaram uma grande ruptura no tradicional papel desempenhado pelo professor, antes detentor absoluto do saber e hoje, um mediador entre o sujeito e a sua construção autônoma do conhecimento, eleva a importância dos estudos ligados a esta temática. Neste contexto econômico e histórico-cultural vigente surge a proposta pedagógica de Aprendizagem Cooperativa, a qual se constitui pela construção do conhecimento de modo mútuo e ativo pelos indivíduos integrantes de um grupo. Sendo na modalidade de Ensino a Distância esta prática mediada por duas vias de atuação: a primeira o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que deve trazer ferramentas que possibilitem esta interação entre seus usuários e a segunda por meio do educador que deve ser o mediador deste processo de construção ativa e social do conhecimento. A partir dessa proposta o presente estudo tem por objetivo a reflexão da temática do processo de aprendizagem on-line na modalidade de Ensino a Distância, mediada por um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e o papel a ser desempenhado pelo professor – tutor para construção do saber. Essa reflexão se fundamentará na revisão bibliográfica e posterior análise de autores que discutem a temática escolhida visando a exposição de suas concepções pedagógicas, enquanto contribuições reflexivas qualitativas para evolução dessa aprendizagem. Abordando assim as inovações inerentes a este processo de aprendizagem e a sua mediação durante o processo educacional, discutindo-se as bases teóricas e as competências envolvidas pelos alunos virtuais e professores – tutores, na construção dos processos de aprendizagem cooperativa.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância2014-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/366Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 5, n. 9 (2014)19826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/366/364Nunes, Wesley Werner da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-07-31T19:00:26Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/366Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2014-07-31T19:00:26Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES SOBRE O ATUAL PAPEL MEDIADOR DO PROFESSOR – TUTOR EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA APRENDIZAGEM COOPERATIVA |
title |
REFLEXÕES SOBRE O ATUAL PAPEL MEDIADOR DO PROFESSOR – TUTOR EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA APRENDIZAGEM COOPERATIVA |
spellingShingle |
REFLEXÕES SOBRE O ATUAL PAPEL MEDIADOR DO PROFESSOR – TUTOR EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA APRENDIZAGEM COOPERATIVA Nunes, Wesley Werner da Silva educação, educação a distância, tutor educação a distância, tutor, aprendizagem cooperativa |
title_short |
REFLEXÕES SOBRE O ATUAL PAPEL MEDIADOR DO PROFESSOR – TUTOR EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA APRENDIZAGEM COOPERATIVA |
title_full |
REFLEXÕES SOBRE O ATUAL PAPEL MEDIADOR DO PROFESSOR – TUTOR EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA APRENDIZAGEM COOPERATIVA |
title_fullStr |
REFLEXÕES SOBRE O ATUAL PAPEL MEDIADOR DO PROFESSOR – TUTOR EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA APRENDIZAGEM COOPERATIVA |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES SOBRE O ATUAL PAPEL MEDIADOR DO PROFESSOR – TUTOR EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA APRENDIZAGEM COOPERATIVA |
title_sort |
REFLEXÕES SOBRE O ATUAL PAPEL MEDIADOR DO PROFESSOR – TUTOR EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA APRENDIZAGEM COOPERATIVA |
author |
Nunes, Wesley Werner da Silva |
author_facet |
Nunes, Wesley Werner da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Wesley Werner da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação, educação a distância, tutor educação a distância, tutor, aprendizagem cooperativa |
topic |
educação, educação a distância, tutor educação a distância, tutor, aprendizagem cooperativa |
description |
A construção qualitativa do conhecimento no século XXI, se apresenta como um grande paradigma para as Instituições de Ensino Superior Brasileiras, principalmente no que se refere a Educação a Distância (EAD), enquanto meio formador das classes de menor poder aquisitivo de nosso país. Tal condição somada ao impacto sociocultural gerado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) que fomentaram uma grande ruptura no tradicional papel desempenhado pelo professor, antes detentor absoluto do saber e hoje, um mediador entre o sujeito e a sua construção autônoma do conhecimento, eleva a importância dos estudos ligados a esta temática. Neste contexto econômico e histórico-cultural vigente surge a proposta pedagógica de Aprendizagem Cooperativa, a qual se constitui pela construção do conhecimento de modo mútuo e ativo pelos indivíduos integrantes de um grupo. Sendo na modalidade de Ensino a Distância esta prática mediada por duas vias de atuação: a primeira o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que deve trazer ferramentas que possibilitem esta interação entre seus usuários e a segunda por meio do educador que deve ser o mediador deste processo de construção ativa e social do conhecimento. A partir dessa proposta o presente estudo tem por objetivo a reflexão da temática do processo de aprendizagem on-line na modalidade de Ensino a Distância, mediada por um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e o papel a ser desempenhado pelo professor – tutor para construção do saber. Essa reflexão se fundamentará na revisão bibliográfica e posterior análise de autores que discutem a temática escolhida visando a exposição de suas concepções pedagógicas, enquanto contribuições reflexivas qualitativas para evolução dessa aprendizagem. Abordando assim as inovações inerentes a este processo de aprendizagem e a sua mediação durante o processo educacional, discutindo-se as bases teóricas e as competências envolvidas pelos alunos virtuais e professores – tutores, na construção dos processos de aprendizagem cooperativa. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/366 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/366/364 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 5, n. 9 (2014) 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313275205615616 |