AVALIANDO OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM ADOTADOS NA DISCIPLINA INICIAÇÃO CIENTÍFICA EAD/IFNMG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Clodoaldo Roberto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ferreira, Adriana Assis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1258
Resumo: Este artigo tem como propósito verificar se os Objetos de Aprendizagem utilizados pelos atores partícipes da disciplina Iniciação Científica do curso de Pedagogia do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) têm potencial para alcançar os objetivos propostos no Plano de Ensino.Para tanto, os dados foram produzidos a partir da análise documental do Plano de Ensino da disciplina e a realização de entrevistas semiestruturadas tendo como sujeitos o professor formador da disciplina, o tutor a distância e cinco alunos. Os dados produzidos foram apresentados neste artigo em 4 categorias: Indicação de objetos de aprendizagem (recursos/suporte) utilizados; Discussão sobre se os objetos de aprendizagem (recursos/suporte) foram suficientes para garantir o processo de ensino e aprendizagem; Indicação de solução com potencial para otimizar os Objetos de Aprendizagem (recursos/suporte) utilizados e Indicação se os objetivos propostos no Plano de Ensino foram alcançados. Os resultados demonstraram que a estratégia de ensino e aprendizagem adotada pelo IFNMG é positiva, entretanto, requer atenção no tocante a determinados Objetos de Aprendizagem.
id UNIMES-1_b3f52cf3db67ffebaec5dd60d05ff49e
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1258
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling AVALIANDO OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM ADOTADOS NA DISCIPLINA INICIAÇÃO CIENTÍFICA EAD/IFNMGEnsino; Educação; Educação a distância; Tecnologia digital; Objetos de aprendizagem;Educação a distância; Tecnologia digital; Objetos de AprendizagemEste artigo tem como propósito verificar se os Objetos de Aprendizagem utilizados pelos atores partícipes da disciplina Iniciação Científica do curso de Pedagogia do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) têm potencial para alcançar os objetivos propostos no Plano de Ensino.Para tanto, os dados foram produzidos a partir da análise documental do Plano de Ensino da disciplina e a realização de entrevistas semiestruturadas tendo como sujeitos o professor formador da disciplina, o tutor a distância e cinco alunos. Os dados produzidos foram apresentados neste artigo em 4 categorias: Indicação de objetos de aprendizagem (recursos/suporte) utilizados; Discussão sobre se os objetos de aprendizagem (recursos/suporte) foram suficientes para garantir o processo de ensino e aprendizagem; Indicação de solução com potencial para otimizar os Objetos de Aprendizagem (recursos/suporte) utilizados e Indicação se os objetivos propostos no Plano de Ensino foram alcançados. Os resultados demonstraram que a estratégia de ensino e aprendizagem adotada pelo IFNMG é positiva, entretanto, requer atenção no tocante a determinados Objetos de Aprendizagem.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaPrograma de Bolsas para Qualificação de Servidores do IFNMG (PBQS)Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CEAD) do IFNMGAlves, Clodoaldo RobertoFerreira, Adriana Assis2022-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1258Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 14, n. 25 (2022); 48-7519826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1258/1158https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1258/513Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-06T23:21:50Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1258Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2022-04-06T23:21:50Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIANDO OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM ADOTADOS NA DISCIPLINA INICIAÇÃO CIENTÍFICA EAD/IFNMG
title AVALIANDO OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM ADOTADOS NA DISCIPLINA INICIAÇÃO CIENTÍFICA EAD/IFNMG
spellingShingle AVALIANDO OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM ADOTADOS NA DISCIPLINA INICIAÇÃO CIENTÍFICA EAD/IFNMG
Alves, Clodoaldo Roberto
Ensino; Educação; Educação a distância; Tecnologia digital; Objetos de aprendizagem;
Educação a distância; Tecnologia digital; Objetos de Aprendizagem
title_short AVALIANDO OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM ADOTADOS NA DISCIPLINA INICIAÇÃO CIENTÍFICA EAD/IFNMG
title_full AVALIANDO OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM ADOTADOS NA DISCIPLINA INICIAÇÃO CIENTÍFICA EAD/IFNMG
title_fullStr AVALIANDO OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM ADOTADOS NA DISCIPLINA INICIAÇÃO CIENTÍFICA EAD/IFNMG
title_full_unstemmed AVALIANDO OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM ADOTADOS NA DISCIPLINA INICIAÇÃO CIENTÍFICA EAD/IFNMG
title_sort AVALIANDO OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM ADOTADOS NA DISCIPLINA INICIAÇÃO CIENTÍFICA EAD/IFNMG
author Alves, Clodoaldo Roberto
author_facet Alves, Clodoaldo Roberto
Ferreira, Adriana Assis
author_role author
author2 Ferreira, Adriana Assis
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Programa de Bolsas para Qualificação de Servidores do IFNMG (PBQS)
Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CEAD) do IFNMG

dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Clodoaldo Roberto
Ferreira, Adriana Assis
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino; Educação; Educação a distância; Tecnologia digital; Objetos de aprendizagem;
Educação a distância; Tecnologia digital; Objetos de Aprendizagem
topic Ensino; Educação; Educação a distância; Tecnologia digital; Objetos de aprendizagem;
Educação a distância; Tecnologia digital; Objetos de Aprendizagem
description Este artigo tem como propósito verificar se os Objetos de Aprendizagem utilizados pelos atores partícipes da disciplina Iniciação Científica do curso de Pedagogia do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) têm potencial para alcançar os objetivos propostos no Plano de Ensino.Para tanto, os dados foram produzidos a partir da análise documental do Plano de Ensino da disciplina e a realização de entrevistas semiestruturadas tendo como sujeitos o professor formador da disciplina, o tutor a distância e cinco alunos. Os dados produzidos foram apresentados neste artigo em 4 categorias: Indicação de objetos de aprendizagem (recursos/suporte) utilizados; Discussão sobre se os objetos de aprendizagem (recursos/suporte) foram suficientes para garantir o processo de ensino e aprendizagem; Indicação de solução com potencial para otimizar os Objetos de Aprendizagem (recursos/suporte) utilizados e Indicação se os objetivos propostos no Plano de Ensino foram alcançados. Os resultados demonstraram que a estratégia de ensino e aprendizagem adotada pelo IFNMG é positiva, entretanto, requer atenção no tocante a determinados Objetos de Aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1258
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1258/1158
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1258/513
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 14, n. 25 (2022); 48-75
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313274059522049