AVALIANDO OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM ADOTADOS NA DISCIPLINA INICIAÇÃO CIENTÍFICA EAD/IFNMG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1258 |
Resumo: | Este artigo tem como propósito verificar se os Objetos de Aprendizagem utilizados pelos atores partícipes da disciplina Iniciação Científica do curso de Pedagogia do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) têm potencial para alcançar os objetivos propostos no Plano de Ensino.Para tanto, os dados foram produzidos a partir da análise documental do Plano de Ensino da disciplina e a realização de entrevistas semiestruturadas tendo como sujeitos o professor formador da disciplina, o tutor a distância e cinco alunos. Os dados produzidos foram apresentados neste artigo em 4 categorias: Indicação de objetos de aprendizagem (recursos/suporte) utilizados; Discussão sobre se os objetos de aprendizagem (recursos/suporte) foram suficientes para garantir o processo de ensino e aprendizagem; Indicação de solução com potencial para otimizar os Objetos de Aprendizagem (recursos/suporte) utilizados e Indicação se os objetivos propostos no Plano de Ensino foram alcançados. Os resultados demonstraram que a estratégia de ensino e aprendizagem adotada pelo IFNMG é positiva, entretanto, requer atenção no tocante a determinados Objetos de Aprendizagem. |
id |
UNIMES-1_b3f52cf3db67ffebaec5dd60d05ff49e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1258 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIANDO OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM ADOTADOS NA DISCIPLINA INICIAÇÃO CIENTÍFICA EAD/IFNMGEnsino; Educação; Educação a distância; Tecnologia digital; Objetos de aprendizagem;Educação a distância; Tecnologia digital; Objetos de AprendizagemEste artigo tem como propósito verificar se os Objetos de Aprendizagem utilizados pelos atores partícipes da disciplina Iniciação Científica do curso de Pedagogia do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) têm potencial para alcançar os objetivos propostos no Plano de Ensino.Para tanto, os dados foram produzidos a partir da análise documental do Plano de Ensino da disciplina e a realização de entrevistas semiestruturadas tendo como sujeitos o professor formador da disciplina, o tutor a distância e cinco alunos. Os dados produzidos foram apresentados neste artigo em 4 categorias: Indicação de objetos de aprendizagem (recursos/suporte) utilizados; Discussão sobre se os objetos de aprendizagem (recursos/suporte) foram suficientes para garantir o processo de ensino e aprendizagem; Indicação de solução com potencial para otimizar os Objetos de Aprendizagem (recursos/suporte) utilizados e Indicação se os objetivos propostos no Plano de Ensino foram alcançados. Os resultados demonstraram que a estratégia de ensino e aprendizagem adotada pelo IFNMG é positiva, entretanto, requer atenção no tocante a determinados Objetos de Aprendizagem.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaPrograma de Bolsas para Qualificação de Servidores do IFNMG (PBQS)Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CEAD) do IFNMGAlves, Clodoaldo RobertoFerreira, Adriana Assis2022-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1258Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 14, n. 25 (2022); 48-7519826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1258/1158https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1258/513Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-06T23:21:50Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1258Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2022-04-06T23:21:50Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIANDO OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM ADOTADOS NA DISCIPLINA INICIAÇÃO CIENTÍFICA EAD/IFNMG |
title |
AVALIANDO OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM ADOTADOS NA DISCIPLINA INICIAÇÃO CIENTÍFICA EAD/IFNMG |
spellingShingle |
AVALIANDO OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM ADOTADOS NA DISCIPLINA INICIAÇÃO CIENTÍFICA EAD/IFNMG Alves, Clodoaldo Roberto Ensino; Educação; Educação a distância; Tecnologia digital; Objetos de aprendizagem; Educação a distância; Tecnologia digital; Objetos de Aprendizagem |
title_short |
AVALIANDO OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM ADOTADOS NA DISCIPLINA INICIAÇÃO CIENTÍFICA EAD/IFNMG |
title_full |
AVALIANDO OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM ADOTADOS NA DISCIPLINA INICIAÇÃO CIENTÍFICA EAD/IFNMG |
title_fullStr |
AVALIANDO OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM ADOTADOS NA DISCIPLINA INICIAÇÃO CIENTÍFICA EAD/IFNMG |
title_full_unstemmed |
AVALIANDO OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM ADOTADOS NA DISCIPLINA INICIAÇÃO CIENTÍFICA EAD/IFNMG |
title_sort |
AVALIANDO OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM ADOTADOS NA DISCIPLINA INICIAÇÃO CIENTÍFICA EAD/IFNMG |
author |
Alves, Clodoaldo Roberto |
author_facet |
Alves, Clodoaldo Roberto Ferreira, Adriana Assis |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Adriana Assis |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Programa de Bolsas para Qualificação de Servidores do IFNMG (PBQS) Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CEAD) do IFNMG |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Clodoaldo Roberto Ferreira, Adriana Assis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino; Educação; Educação a distância; Tecnologia digital; Objetos de aprendizagem; Educação a distância; Tecnologia digital; Objetos de Aprendizagem |
topic |
Ensino; Educação; Educação a distância; Tecnologia digital; Objetos de aprendizagem; Educação a distância; Tecnologia digital; Objetos de Aprendizagem |
description |
Este artigo tem como propósito verificar se os Objetos de Aprendizagem utilizados pelos atores partícipes da disciplina Iniciação Científica do curso de Pedagogia do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) têm potencial para alcançar os objetivos propostos no Plano de Ensino.Para tanto, os dados foram produzidos a partir da análise documental do Plano de Ensino da disciplina e a realização de entrevistas semiestruturadas tendo como sujeitos o professor formador da disciplina, o tutor a distância e cinco alunos. Os dados produzidos foram apresentados neste artigo em 4 categorias: Indicação de objetos de aprendizagem (recursos/suporte) utilizados; Discussão sobre se os objetos de aprendizagem (recursos/suporte) foram suficientes para garantir o processo de ensino e aprendizagem; Indicação de solução com potencial para otimizar os Objetos de Aprendizagem (recursos/suporte) utilizados e Indicação se os objetivos propostos no Plano de Ensino foram alcançados. Os resultados demonstraram que a estratégia de ensino e aprendizagem adotada pelo IFNMG é positiva, entretanto, requer atenção no tocante a determinados Objetos de Aprendizagem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1258 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1258/1158 https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1258/513 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 14, n. 25 (2022); 48-75 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313274059522049 |