PRECONCEITO E MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM EM DISCENTES DO ENSINO A DISTÂNCIA DE UM INSTITUTO FEDERAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Giacometti, Lisânia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Modesto, João Gabriel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1387
Resumo: Os avanços tecnológicos têm uma série de repercussões para a educação, a exemplo do ensino a distância (EaD). Apesar da popularização dessa modalidade, é comum a existência de estereótipos e preconceitos acerca dela. Tendo em vista a importância do tema, o presente artigo tem como objetivo investigar a relação entre a vivência do preconceito por ser discente do ensino a distância e a motivação para a aprendizagem, tendo como público-alvo discentes de um curso EaD de um Instituto Federal. Participaram desta pesquisa 21 estudantes que responderam a medidas de preconceito e motivação para a aprendizagem e informaram dados sociodemográficos. De forma geral, foram identificados baixos índices de vivência do preconceito, embora expressões dele tenham sido reconhecidas. Sobre a motivação, verificou-se uma prevalência da motivação intrínseca em detrimento da extrínseca na amostra investigada. Uma relação marginalmente significativa entre vivência do preconceito e motivação intrínseca foi identificada, apontando que, quanto maior a vivência do preconceito, menor a motivação intrínseca. Com isso, conclui-se que é preciso que professores e gestores busquem reduzir ainda mais o preconceito contra o ensino a distância como uma forma de impactar positivamente o processo de aprendizagem dos discentes inseridos na modalidade. Acredita-se que a discussão sobre o preconceito contra o EaD pode fazer parte da educação continuada de professores que trabalhem na modalidade.
id UNIMES-1_b5f87e698adfb94b92086d2e9fcbcebf
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1387
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling PRECONCEITO E MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM EM DISCENTES DO ENSINO A DISTÂNCIA DE UM INSTITUTO FEDERALEducação; Educação a DistânciaEnsino a Distância; Motivação; PreconceitoOs avanços tecnológicos têm uma série de repercussões para a educação, a exemplo do ensino a distância (EaD). Apesar da popularização dessa modalidade, é comum a existência de estereótipos e preconceitos acerca dela. Tendo em vista a importância do tema, o presente artigo tem como objetivo investigar a relação entre a vivência do preconceito por ser discente do ensino a distância e a motivação para a aprendizagem, tendo como público-alvo discentes de um curso EaD de um Instituto Federal. Participaram desta pesquisa 21 estudantes que responderam a medidas de preconceito e motivação para a aprendizagem e informaram dados sociodemográficos. De forma geral, foram identificados baixos índices de vivência do preconceito, embora expressões dele tenham sido reconhecidas. Sobre a motivação, verificou-se uma prevalência da motivação intrínseca em detrimento da extrínseca na amostra investigada. Uma relação marginalmente significativa entre vivência do preconceito e motivação intrínseca foi identificada, apontando que, quanto maior a vivência do preconceito, menor a motivação intrínseca. Com isso, conclui-se que é preciso que professores e gestores busquem reduzir ainda mais o preconceito contra o ensino a distância como uma forma de impactar positivamente o processo de aprendizagem dos discentes inseridos na modalidade. Acredita-se que a discussão sobre o preconceito contra o EaD pode fazer parte da educação continuada de professores que trabalhem na modalidade.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciade Giacometti, LisâniaModesto, João Gabriel2023-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1387Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 27 (2023); 160-17719826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1387/1321https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1387/534Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-04T01:08:13Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1387Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2024-02-04T01:08:13Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv PRECONCEITO E MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM EM DISCENTES DO ENSINO A DISTÂNCIA DE UM INSTITUTO FEDERAL
title PRECONCEITO E MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM EM DISCENTES DO ENSINO A DISTÂNCIA DE UM INSTITUTO FEDERAL
spellingShingle PRECONCEITO E MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM EM DISCENTES DO ENSINO A DISTÂNCIA DE UM INSTITUTO FEDERAL
de Giacometti, Lisânia
Educação; Educação a Distância
Ensino a Distância; Motivação; Preconceito
title_short PRECONCEITO E MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM EM DISCENTES DO ENSINO A DISTÂNCIA DE UM INSTITUTO FEDERAL
title_full PRECONCEITO E MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM EM DISCENTES DO ENSINO A DISTÂNCIA DE UM INSTITUTO FEDERAL
title_fullStr PRECONCEITO E MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM EM DISCENTES DO ENSINO A DISTÂNCIA DE UM INSTITUTO FEDERAL
title_full_unstemmed PRECONCEITO E MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM EM DISCENTES DO ENSINO A DISTÂNCIA DE UM INSTITUTO FEDERAL
title_sort PRECONCEITO E MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM EM DISCENTES DO ENSINO A DISTÂNCIA DE UM INSTITUTO FEDERAL
author de Giacometti, Lisânia
author_facet de Giacometti, Lisânia
Modesto, João Gabriel
author_role author
author2 Modesto, João Gabriel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Giacometti, Lisânia
Modesto, João Gabriel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação a Distância
Ensino a Distância; Motivação; Preconceito
topic Educação; Educação a Distância
Ensino a Distância; Motivação; Preconceito
description Os avanços tecnológicos têm uma série de repercussões para a educação, a exemplo do ensino a distância (EaD). Apesar da popularização dessa modalidade, é comum a existência de estereótipos e preconceitos acerca dela. Tendo em vista a importância do tema, o presente artigo tem como objetivo investigar a relação entre a vivência do preconceito por ser discente do ensino a distância e a motivação para a aprendizagem, tendo como público-alvo discentes de um curso EaD de um Instituto Federal. Participaram desta pesquisa 21 estudantes que responderam a medidas de preconceito e motivação para a aprendizagem e informaram dados sociodemográficos. De forma geral, foram identificados baixos índices de vivência do preconceito, embora expressões dele tenham sido reconhecidas. Sobre a motivação, verificou-se uma prevalência da motivação intrínseca em detrimento da extrínseca na amostra investigada. Uma relação marginalmente significativa entre vivência do preconceito e motivação intrínseca foi identificada, apontando que, quanto maior a vivência do preconceito, menor a motivação intrínseca. Com isso, conclui-se que é preciso que professores e gestores busquem reduzir ainda mais o preconceito contra o ensino a distância como uma forma de impactar positivamente o processo de aprendizagem dos discentes inseridos na modalidade. Acredita-se que a discussão sobre o preconceito contra o EaD pode fazer parte da educação continuada de professores que trabalhem na modalidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1387
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1387/1321
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1387/534
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 27 (2023); 160-177
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313273988218880