DAS DETERMINAÇÕES LEGAIS ÀS PRÁTICAS INSTITUCIONALIZADAS: FORMAR PROFESSORES?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/910 |
Resumo: | Resumo O objetivo do artigo que ora se apresenta constitui-se em promover a análise do desenrolar das políticas públicas relativas à Educação no Brasil. A análise, promovida por meio de revisão literária e documental, demonstra a possibilidade da Instituição de Ensino ocupar um espaço legítimo por meio de uma atuação que se expresse como compromisso de garantir a sua autonomia, promover a integração das práticas pedagógicas desenvolvidas no seu interior, garantindo uma concepção ampliada da educação, contando com a participação, experiência e conhecimentos das comunidades escolares. A não concretização desse objetivo, entretanto, é flagrante há anos e, deve-se à resistência das elites dirigentes que se opõem à destinação de recursos, à manutenção e revisão da educação pública e à descontinuidade de medidas educacionais patrocinadas pelo Estado e completamente obsoletas, comprometidas com os segmentos dominantes da sociedade e impregnadas de visão conteudista e fragmentada de educação. Palavras chave: Políticas Públicas. Descentralização. Formação de professores. Regulação. |
id |
UNIMES-1_b9ee602f095b676ab24b3ef2b5a1ca6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/910 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
DAS DETERMINAÇÕES LEGAIS ÀS PRÁTICAS INSTITUCIONALIZADAS: FORMAR PROFESSORES?ensino, educação, educação a distânciaPolíticas Públicas. Descentralização. Formação de professores. Regulação.Resumo O objetivo do artigo que ora se apresenta constitui-se em promover a análise do desenrolar das políticas públicas relativas à Educação no Brasil. A análise, promovida por meio de revisão literária e documental, demonstra a possibilidade da Instituição de Ensino ocupar um espaço legítimo por meio de uma atuação que se expresse como compromisso de garantir a sua autonomia, promover a integração das práticas pedagógicas desenvolvidas no seu interior, garantindo uma concepção ampliada da educação, contando com a participação, experiência e conhecimentos das comunidades escolares. A não concretização desse objetivo, entretanto, é flagrante há anos e, deve-se à resistência das elites dirigentes que se opõem à destinação de recursos, à manutenção e revisão da educação pública e à descontinuidade de medidas educacionais patrocinadas pelo Estado e completamente obsoletas, comprometidas com os segmentos dominantes da sociedade e impregnadas de visão conteudista e fragmentada de educação. Palavras chave: Políticas Públicas. Descentralização. Formação de professores. Regulação.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância2018-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/910Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 10, n. 18 (2018)19826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/910/833Direitos autorais 2019 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Elisabeth dos SantosSantos, Elaine Marcílio dos2019-10-09T01:16:48Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/910Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2019-10-09T01:16:48Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DAS DETERMINAÇÕES LEGAIS ÀS PRÁTICAS INSTITUCIONALIZADAS: FORMAR PROFESSORES? |
title |
DAS DETERMINAÇÕES LEGAIS ÀS PRÁTICAS INSTITUCIONALIZADAS: FORMAR PROFESSORES? |
spellingShingle |
DAS DETERMINAÇÕES LEGAIS ÀS PRÁTICAS INSTITUCIONALIZADAS: FORMAR PROFESSORES? Tavares, Elisabeth dos Santos ensino, educação, educação a distância Políticas Públicas. Descentralização. Formação de professores. Regulação. |
title_short |
DAS DETERMINAÇÕES LEGAIS ÀS PRÁTICAS INSTITUCIONALIZADAS: FORMAR PROFESSORES? |
title_full |
DAS DETERMINAÇÕES LEGAIS ÀS PRÁTICAS INSTITUCIONALIZADAS: FORMAR PROFESSORES? |
title_fullStr |
DAS DETERMINAÇÕES LEGAIS ÀS PRÁTICAS INSTITUCIONALIZADAS: FORMAR PROFESSORES? |
title_full_unstemmed |
DAS DETERMINAÇÕES LEGAIS ÀS PRÁTICAS INSTITUCIONALIZADAS: FORMAR PROFESSORES? |
title_sort |
DAS DETERMINAÇÕES LEGAIS ÀS PRÁTICAS INSTITUCIONALIZADAS: FORMAR PROFESSORES? |
author |
Tavares, Elisabeth dos Santos |
author_facet |
Tavares, Elisabeth dos Santos Santos, Elaine Marcílio dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Elaine Marcílio dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Elisabeth dos Santos Santos, Elaine Marcílio dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino, educação, educação a distância Políticas Públicas. Descentralização. Formação de professores. Regulação. |
topic |
ensino, educação, educação a distância Políticas Públicas. Descentralização. Formação de professores. Regulação. |
description |
Resumo O objetivo do artigo que ora se apresenta constitui-se em promover a análise do desenrolar das políticas públicas relativas à Educação no Brasil. A análise, promovida por meio de revisão literária e documental, demonstra a possibilidade da Instituição de Ensino ocupar um espaço legítimo por meio de uma atuação que se expresse como compromisso de garantir a sua autonomia, promover a integração das práticas pedagógicas desenvolvidas no seu interior, garantindo uma concepção ampliada da educação, contando com a participação, experiência e conhecimentos das comunidades escolares. A não concretização desse objetivo, entretanto, é flagrante há anos e, deve-se à resistência das elites dirigentes que se opõem à destinação de recursos, à manutenção e revisão da educação pública e à descontinuidade de medidas educacionais patrocinadas pelo Estado e completamente obsoletas, comprometidas com os segmentos dominantes da sociedade e impregnadas de visão conteudista e fragmentada de educação. Palavras chave: Políticas Públicas. Descentralização. Formação de professores. Regulação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/910 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/910/833 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 10, n. 18 (2018) 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313274079444992 |