DAS DETERMINAÇÕES LEGAIS ÀS PRÁTICAS INSTITUCIONALIZADAS: FORMAR PROFESSORES?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Elisabeth dos Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Elaine Marcílio dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/910
Resumo: Resumo O objetivo do artigo que ora se apresenta constitui-se em promover a análise do desenrolar das políticas públicas relativas à Educação no Brasil. A análise, promovida por meio de revisão literária e documental, demonstra a possibilidade da Instituição de Ensino ocupar um espaço legítimo por meio de uma atuação que se expresse como compromisso de garantir a sua autonomia, promover a integração das práticas pedagógicas desenvolvidas no seu interior, garantindo uma concepção ampliada da educação, contando com a participação, experiência e conhecimentos das comunidades escolares. A não concretização desse objetivo, entretanto, é flagrante há anos e, deve-se à resistência das elites dirigentes que se opõem à destinação de recursos, à manutenção e revisão da educação pública e à descontinuidade de medidas educacionais patrocinadas pelo Estado e completamente obsoletas, comprometidas com os segmentos dominantes da sociedade e impregnadas de visão conteudista e fragmentada de educação. Palavras chave: Políticas Públicas. Descentralização. Formação de professores. Regulação.
id UNIMES-1_b9ee602f095b676ab24b3ef2b5a1ca6e
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/910
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling DAS DETERMINAÇÕES LEGAIS ÀS PRÁTICAS INSTITUCIONALIZADAS: FORMAR PROFESSORES?ensino, educação, educação a distânciaPolíticas Públicas. Descentralização. Formação de professores. Regulação.Resumo O objetivo do artigo que ora se apresenta constitui-se em promover a análise do desenrolar das políticas públicas relativas à Educação no Brasil. A análise, promovida por meio de revisão literária e documental, demonstra a possibilidade da Instituição de Ensino ocupar um espaço legítimo por meio de uma atuação que se expresse como compromisso de garantir a sua autonomia, promover a integração das práticas pedagógicas desenvolvidas no seu interior, garantindo uma concepção ampliada da educação, contando com a participação, experiência e conhecimentos das comunidades escolares. A não concretização desse objetivo, entretanto, é flagrante há anos e, deve-se à resistência das elites dirigentes que se opõem à destinação de recursos, à manutenção e revisão da educação pública e à descontinuidade de medidas educacionais patrocinadas pelo Estado e completamente obsoletas, comprometidas com os segmentos dominantes da sociedade e impregnadas de visão conteudista e fragmentada de educação. Palavras chave: Políticas Públicas. Descentralização. Formação de professores. Regulação.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância2018-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/910Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 10, n. 18 (2018)19826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/910/833Direitos autorais 2019 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Elisabeth dos SantosSantos, Elaine Marcílio dos2019-10-09T01:16:48Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/910Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2019-10-09T01:16:48Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv DAS DETERMINAÇÕES LEGAIS ÀS PRÁTICAS INSTITUCIONALIZADAS: FORMAR PROFESSORES?
title DAS DETERMINAÇÕES LEGAIS ÀS PRÁTICAS INSTITUCIONALIZADAS: FORMAR PROFESSORES?
spellingShingle DAS DETERMINAÇÕES LEGAIS ÀS PRÁTICAS INSTITUCIONALIZADAS: FORMAR PROFESSORES?
Tavares, Elisabeth dos Santos
ensino, educação, educação a distância
Políticas Públicas. Descentralização. Formação de professores. Regulação.
title_short DAS DETERMINAÇÕES LEGAIS ÀS PRÁTICAS INSTITUCIONALIZADAS: FORMAR PROFESSORES?
title_full DAS DETERMINAÇÕES LEGAIS ÀS PRÁTICAS INSTITUCIONALIZADAS: FORMAR PROFESSORES?
title_fullStr DAS DETERMINAÇÕES LEGAIS ÀS PRÁTICAS INSTITUCIONALIZADAS: FORMAR PROFESSORES?
title_full_unstemmed DAS DETERMINAÇÕES LEGAIS ÀS PRÁTICAS INSTITUCIONALIZADAS: FORMAR PROFESSORES?
title_sort DAS DETERMINAÇÕES LEGAIS ÀS PRÁTICAS INSTITUCIONALIZADAS: FORMAR PROFESSORES?
author Tavares, Elisabeth dos Santos
author_facet Tavares, Elisabeth dos Santos
Santos, Elaine Marcílio dos
author_role author
author2 Santos, Elaine Marcílio dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Elisabeth dos Santos
Santos, Elaine Marcílio dos
dc.subject.por.fl_str_mv ensino, educação, educação a distância
Políticas Públicas. Descentralização. Formação de professores. Regulação.
topic ensino, educação, educação a distância
Políticas Públicas. Descentralização. Formação de professores. Regulação.
description Resumo O objetivo do artigo que ora se apresenta constitui-se em promover a análise do desenrolar das políticas públicas relativas à Educação no Brasil. A análise, promovida por meio de revisão literária e documental, demonstra a possibilidade da Instituição de Ensino ocupar um espaço legítimo por meio de uma atuação que se expresse como compromisso de garantir a sua autonomia, promover a integração das práticas pedagógicas desenvolvidas no seu interior, garantindo uma concepção ampliada da educação, contando com a participação, experiência e conhecimentos das comunidades escolares. A não concretização desse objetivo, entretanto, é flagrante há anos e, deve-se à resistência das elites dirigentes que se opõem à destinação de recursos, à manutenção e revisão da educação pública e à descontinuidade de medidas educacionais patrocinadas pelo Estado e completamente obsoletas, comprometidas com os segmentos dominantes da sociedade e impregnadas de visão conteudista e fragmentada de educação. Palavras chave: Políticas Públicas. Descentralização. Formação de professores. Regulação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/910
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/910/833
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 10, n. 18 (2018)
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313274079444992