ESTUDO COMPARATIVO ENTRE CURSO NOS MODELOS PRESENCIAL E SEMI-PRESENCIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/14 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo comparativo entre um curso originalmente presencial e sua versão com suporte de recursos de educação a distância. No curso de Macromedia Flash, totalmente presencial, a metodologia de ensino era convencional, baseada em aulas expositivas seguidas de exercícios práticos, suportados por material didático impresso. Sua versão incrementada, o conteúdo programático, a carga horária e o perfil de aluno não foram alterados, porém o material didático passou a ser distribuído eletronicamente via Internet, em forma de arquivos animados em Flash. Estes arquivos apresentavam a dinâmica da interação usuário-computador no uso do software aplicativo: com movimento do ponteiro, escolha de opção de menu, preenchimento de campos de formulário; misturados a caixas e balões de textos explicativos onde as observações de cada passo dado eram apresentadas ao aluno. O curso foi ministrado em sua versão original e em sua versão suportada por educação a distância, sendo os resultados das avaliações práticas e teóricas dos alunos apresentados aqui, suscitando um conjunto de interpretações e conclusões sobre a validade do método educacional, bem como suas vantagens e limitações. |
id |
UNIMES-1_c334acda188df7d21282492e820bbc55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/14 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE CURSO NOS MODELOS PRESENCIAL E SEMI-PRESENCIALEste artigo apresenta um estudo comparativo entre um curso originalmente presencial e sua versão com suporte de recursos de educação a distância. No curso de Macromedia Flash, totalmente presencial, a metodologia de ensino era convencional, baseada em aulas expositivas seguidas de exercícios práticos, suportados por material didático impresso. Sua versão incrementada, o conteúdo programático, a carga horária e o perfil de aluno não foram alterados, porém o material didático passou a ser distribuído eletronicamente via Internet, em forma de arquivos animados em Flash. Estes arquivos apresentavam a dinâmica da interação usuário-computador no uso do software aplicativo: com movimento do ponteiro, escolha de opção de menu, preenchimento de campos de formulário; misturados a caixas e balões de textos explicativos onde as observações de cada passo dado eram apresentadas ao aluno. O curso foi ministrado em sua versão original e em sua versão suportada por educação a distância, sendo os resultados das avaliações práticas e teóricas dos alunos apresentados aqui, suscitando um conjunto de interpretações e conclusões sobre a validade do método educacional, bem como suas vantagens e limitações.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância2008-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/14Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 1, n. 0 (2007)19826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/14/9https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/14/1de Farias, Me. Giovanni Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2008-10-16T19:17:27Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/14Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2008-10-16T19:17:27Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE CURSO NOS MODELOS PRESENCIAL E SEMI-PRESENCIAL |
title |
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE CURSO NOS MODELOS PRESENCIAL E SEMI-PRESENCIAL |
spellingShingle |
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE CURSO NOS MODELOS PRESENCIAL E SEMI-PRESENCIAL de Farias, Me. Giovanni Ferreira |
title_short |
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE CURSO NOS MODELOS PRESENCIAL E SEMI-PRESENCIAL |
title_full |
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE CURSO NOS MODELOS PRESENCIAL E SEMI-PRESENCIAL |
title_fullStr |
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE CURSO NOS MODELOS PRESENCIAL E SEMI-PRESENCIAL |
title_full_unstemmed |
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE CURSO NOS MODELOS PRESENCIAL E SEMI-PRESENCIAL |
title_sort |
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE CURSO NOS MODELOS PRESENCIAL E SEMI-PRESENCIAL |
author |
de Farias, Me. Giovanni Ferreira |
author_facet |
de Farias, Me. Giovanni Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Farias, Me. Giovanni Ferreira |
description |
Este artigo apresenta um estudo comparativo entre um curso originalmente presencial e sua versão com suporte de recursos de educação a distância. No curso de Macromedia Flash, totalmente presencial, a metodologia de ensino era convencional, baseada em aulas expositivas seguidas de exercícios práticos, suportados por material didático impresso. Sua versão incrementada, o conteúdo programático, a carga horária e o perfil de aluno não foram alterados, porém o material didático passou a ser distribuído eletronicamente via Internet, em forma de arquivos animados em Flash. Estes arquivos apresentavam a dinâmica da interação usuário-computador no uso do software aplicativo: com movimento do ponteiro, escolha de opção de menu, preenchimento de campos de formulário; misturados a caixas e balões de textos explicativos onde as observações de cada passo dado eram apresentadas ao aluno. O curso foi ministrado em sua versão original e em sua versão suportada por educação a distância, sendo os resultados das avaliações práticas e teóricas dos alunos apresentados aqui, suscitando um conjunto de interpretações e conclusões sobre a validade do método educacional, bem como suas vantagens e limitações. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-10-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/14 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/14 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/14/9 https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/14/1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 1, n. 0 (2007) 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313274711736320 |