ESTUDO COMPARATIVO ENTRE CURSO NOS MODELOS PRESENCIAL E SEMI-PRESENCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Farias, Me. Giovanni Ferreira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/14
Resumo: Este artigo apresenta um estudo comparativo entre um curso originalmente presencial e sua versão com suporte de recursos de educação a distância. No curso de Macromedia Flash, totalmente presencial, a metodologia de ensino era convencional, baseada em aulas expositivas seguidas de exercícios práticos, suportados por material didático impresso. Sua versão incrementada, o conteúdo programático, a carga horária e o perfil de aluno não foram alterados, porém o material didático passou a ser distribuído eletronicamente via Internet, em forma de arquivos animados em Flash. Estes arquivos apresentavam a dinâmica da interação usuário-computador no uso do software aplicativo: com movimento do ponteiro, escolha de opção de menu, preenchimento de campos de formulário; misturados a caixas e balões de textos explicativos onde as observações de cada passo dado eram apresentadas ao aluno. O curso foi ministrado em sua versão original e em sua versão suportada por educação a distância, sendo os resultados das avaliações práticas e teóricas dos alunos apresentados aqui, suscitando um conjunto de interpretações e conclusões sobre a validade do método educacional, bem como suas vantagens e limitações.
id UNIMES-1_c334acda188df7d21282492e820bbc55
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/14
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling ESTUDO COMPARATIVO ENTRE CURSO NOS MODELOS PRESENCIAL E SEMI-PRESENCIALEste artigo apresenta um estudo comparativo entre um curso originalmente presencial e sua versão com suporte de recursos de educação a distância. No curso de Macromedia Flash, totalmente presencial, a metodologia de ensino era convencional, baseada em aulas expositivas seguidas de exercícios práticos, suportados por material didático impresso. Sua versão incrementada, o conteúdo programático, a carga horária e o perfil de aluno não foram alterados, porém o material didático passou a ser distribuído eletronicamente via Internet, em forma de arquivos animados em Flash. Estes arquivos apresentavam a dinâmica da interação usuário-computador no uso do software aplicativo: com movimento do ponteiro, escolha de opção de menu, preenchimento de campos de formulário; misturados a caixas e balões de textos explicativos onde as observações de cada passo dado eram apresentadas ao aluno. O curso foi ministrado em sua versão original e em sua versão suportada por educação a distância, sendo os resultados das avaliações práticas e teóricas dos alunos apresentados aqui, suscitando um conjunto de interpretações e conclusões sobre a validade do método educacional, bem como suas vantagens e limitações.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância2008-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/14Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 1, n. 0 (2007)19826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/14/9https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/14/1de Farias, Me. Giovanni Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2008-10-16T19:17:27Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/14Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2008-10-16T19:17:27Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO COMPARATIVO ENTRE CURSO NOS MODELOS PRESENCIAL E SEMI-PRESENCIAL
title ESTUDO COMPARATIVO ENTRE CURSO NOS MODELOS PRESENCIAL E SEMI-PRESENCIAL
spellingShingle ESTUDO COMPARATIVO ENTRE CURSO NOS MODELOS PRESENCIAL E SEMI-PRESENCIAL
de Farias, Me. Giovanni Ferreira
title_short ESTUDO COMPARATIVO ENTRE CURSO NOS MODELOS PRESENCIAL E SEMI-PRESENCIAL
title_full ESTUDO COMPARATIVO ENTRE CURSO NOS MODELOS PRESENCIAL E SEMI-PRESENCIAL
title_fullStr ESTUDO COMPARATIVO ENTRE CURSO NOS MODELOS PRESENCIAL E SEMI-PRESENCIAL
title_full_unstemmed ESTUDO COMPARATIVO ENTRE CURSO NOS MODELOS PRESENCIAL E SEMI-PRESENCIAL
title_sort ESTUDO COMPARATIVO ENTRE CURSO NOS MODELOS PRESENCIAL E SEMI-PRESENCIAL
author de Farias, Me. Giovanni Ferreira
author_facet de Farias, Me. Giovanni Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Farias, Me. Giovanni Ferreira
description Este artigo apresenta um estudo comparativo entre um curso originalmente presencial e sua versão com suporte de recursos de educação a distância. No curso de Macromedia Flash, totalmente presencial, a metodologia de ensino era convencional, baseada em aulas expositivas seguidas de exercícios práticos, suportados por material didático impresso. Sua versão incrementada, o conteúdo programático, a carga horária e o perfil de aluno não foram alterados, porém o material didático passou a ser distribuído eletronicamente via Internet, em forma de arquivos animados em Flash. Estes arquivos apresentavam a dinâmica da interação usuário-computador no uso do software aplicativo: com movimento do ponteiro, escolha de opção de menu, preenchimento de campos de formulário; misturados a caixas e balões de textos explicativos onde as observações de cada passo dado eram apresentadas ao aluno. O curso foi ministrado em sua versão original e em sua versão suportada por educação a distância, sendo os resultados das avaliações práticas e teóricas dos alunos apresentados aqui, suscitando um conjunto de interpretações e conclusões sobre a validade do método educacional, bem como suas vantagens e limitações.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/14
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/14
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/14/9
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/14/1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 1, n. 0 (2007)
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313274711736320