Caminhos de pesquisa: o percurso teórico-metodológico sobre a mediação de conflitos em escolas públicas do Ceará.: Research paths: the theoretical-methodological course on conflict mediation in public schools in Ceará.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Argumentos (Montes Claros. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/1156 |
Resumo: | O desenvolvimento da uma pesquisa é um desafio constante ao pesquisador, pois o olhar atento aos detalhes do movimento do campo é a grande chave para as descobertas sobre o ato de pesquisar. A curiosidade é o que move todo esse empreendimento. No caso específico desta pesquisa, conflitos e violências no ambiente escolar são recorrentes e que merecem nossa atenção à problemática da construção e reprodução. O contexto da violência na medida em que esta é visualizada como uma das possíveis consequências dos conflitos interpessoais é o foco de análise. A escola Mar é o campo desta pesquisa. Localizada no bairro Mucuripe da cidade de Fortaleza-CE é da rede municipal de ensino vinculada a Secretaria Municipal de Educação (SME) e do distrito II de educação. A pesquisa é qualitativa e a metodologia é exploratória descritiva. |
id |
UNIMONTES2_185e2b93324636db6a091283659b0777 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/1156 |
network_acronym_str |
UNIMONTES2 |
network_name_str |
Argumentos (Montes Claros. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Caminhos de pesquisa: o percurso teórico-metodológico sobre a mediação de conflitos em escolas públicas do Ceará.: Research paths: the theoretical-methodological course on conflict mediation in public schools in Ceará.Pesquisa. Pesquisador. Conflito. Violência. Metodologia.O desenvolvimento da uma pesquisa é um desafio constante ao pesquisador, pois o olhar atento aos detalhes do movimento do campo é a grande chave para as descobertas sobre o ato de pesquisar. A curiosidade é o que move todo esse empreendimento. No caso específico desta pesquisa, conflitos e violências no ambiente escolar são recorrentes e que merecem nossa atenção à problemática da construção e reprodução. O contexto da violência na medida em que esta é visualizada como uma das possíveis consequências dos conflitos interpessoais é o foco de análise. A escola Mar é o campo desta pesquisa. Localizada no bairro Mucuripe da cidade de Fortaleza-CE é da rede municipal de ensino vinculada a Secretaria Municipal de Educação (SME) e do distrito II de educação. A pesquisa é qualitativa e a metodologia é exploratória descritiva.Editora Unimontes2017-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/1156Argumentos - Revista do Departamento de Ciências Sociais da Unimontes; v. 14 n. 1 (2017); 71-942527-25511806-5627reponame:Argumentos (Montes Claros. Online)instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)instacron:UNIMONTESporhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/1156/3846https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/1156/1193Copyright (c) 2020 Revista Argumentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Ramos, Katury Rayane de Oliveira Almeida, Rosemary Alves de Paiva, Irene 2021-03-12T18:10:06Zoai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/1156Revistahttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentosPUBhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/oairevista.argumentos@unimontes.br|| portal.periodicos@unimontes.br||2527-25511806-5627opendoar:2023-01-12T15:17:50.516124Argumentos (Montes Claros. Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caminhos de pesquisa: o percurso teórico-metodológico sobre a mediação de conflitos em escolas públicas do Ceará.: Research paths: the theoretical-methodological course on conflict mediation in public schools in Ceará. |
title |
Caminhos de pesquisa: o percurso teórico-metodológico sobre a mediação de conflitos em escolas públicas do Ceará.: Research paths: the theoretical-methodological course on conflict mediation in public schools in Ceará. |
spellingShingle |
Caminhos de pesquisa: o percurso teórico-metodológico sobre a mediação de conflitos em escolas públicas do Ceará.: Research paths: the theoretical-methodological course on conflict mediation in public schools in Ceará. Rodrigues Ramos, Katury Rayane Pesquisa. Pesquisador. Conflito. Violência. Metodologia. |
title_short |
Caminhos de pesquisa: o percurso teórico-metodológico sobre a mediação de conflitos em escolas públicas do Ceará.: Research paths: the theoretical-methodological course on conflict mediation in public schools in Ceará. |
title_full |
Caminhos de pesquisa: o percurso teórico-metodológico sobre a mediação de conflitos em escolas públicas do Ceará.: Research paths: the theoretical-methodological course on conflict mediation in public schools in Ceará. |
title_fullStr |
Caminhos de pesquisa: o percurso teórico-metodológico sobre a mediação de conflitos em escolas públicas do Ceará.: Research paths: the theoretical-methodological course on conflict mediation in public schools in Ceará. |
title_full_unstemmed |
Caminhos de pesquisa: o percurso teórico-metodológico sobre a mediação de conflitos em escolas públicas do Ceará.: Research paths: the theoretical-methodological course on conflict mediation in public schools in Ceará. |
title_sort |
Caminhos de pesquisa: o percurso teórico-metodológico sobre a mediação de conflitos em escolas públicas do Ceará.: Research paths: the theoretical-methodological course on conflict mediation in public schools in Ceará. |
author |
Rodrigues Ramos, Katury Rayane |
author_facet |
Rodrigues Ramos, Katury Rayane de Oliveira Almeida, Rosemary Alves de Paiva, Irene |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira Almeida, Rosemary Alves de Paiva, Irene |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues Ramos, Katury Rayane de Oliveira Almeida, Rosemary Alves de Paiva, Irene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa. Pesquisador. Conflito. Violência. Metodologia. |
topic |
Pesquisa. Pesquisador. Conflito. Violência. Metodologia. |
description |
O desenvolvimento da uma pesquisa é um desafio constante ao pesquisador, pois o olhar atento aos detalhes do movimento do campo é a grande chave para as descobertas sobre o ato de pesquisar. A curiosidade é o que move todo esse empreendimento. No caso específico desta pesquisa, conflitos e violências no ambiente escolar são recorrentes e que merecem nossa atenção à problemática da construção e reprodução. O contexto da violência na medida em que esta é visualizada como uma das possíveis consequências dos conflitos interpessoais é o foco de análise. A escola Mar é o campo desta pesquisa. Localizada no bairro Mucuripe da cidade de Fortaleza-CE é da rede municipal de ensino vinculada a Secretaria Municipal de Educação (SME) e do distrito II de educação. A pesquisa é qualitativa e a metodologia é exploratória descritiva. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/1156 |
url |
https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/1156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/1156/3846 https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/1156/1193 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Argumentos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Argumentos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unimontes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unimontes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Argumentos - Revista do Departamento de Ciências Sociais da Unimontes; v. 14 n. 1 (2017); 71-94 2527-2551 1806-5627 reponame:Argumentos (Montes Claros. Online) instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) instacron:UNIMONTES |
instname_str |
Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) |
instacron_str |
UNIMONTES |
institution |
UNIMONTES |
reponame_str |
Argumentos (Montes Claros. Online) |
collection |
Argumentos (Montes Claros. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Argumentos (Montes Claros. Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.argumentos@unimontes.br|| portal.periodicos@unimontes.br|| |
_version_ |
1797053599212109824 |