Os desafios para a economia solidária em uma sociedade do consumo: The challenges for the solidarity economy in a consumer society
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Argumentos (Montes Claros. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/235 |
Resumo: | A constituição da sociedade do consumo foi um fenômeno fomentado pela dinâmica de acumulação do sistema capitalista, fazendo com que a lógica da exploração fosse além da produção de mercadorias e atingisse, também, a esfera do consumo. Na sociedade atual, o consumo vai além da satisfação de necessidades: ele é um diferenciador entre as pessoas e as classes sociais. O capitalismo se apropria das críticas e alternativas a esta lógica, submetendo-as a sua própria dinâmica e utilizando-as em seu favor, impedindo uma efetiva mudança desta lógica. A proposta de um modelo de consumo consciente e solidário, da Economia Solidária, tem se apresentado como uma alternativa importante, já que ela vai além da mudança de hábitos individuais e pontuais – ela defende uma total mudança de sociedade, em que os valores sejam repensados e reconstruídos, a partir da perspectiva humana e de sustentabilidade, e não da geração de lucro. Assim, o objetivo deste artigo é discutir o papel do consumo para a Economia Solidária, que resulta na proposta do consumo solidário e consciente. |
id |
UNIMONTES2_cb29dd15092893ed772de84a387660b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/235 |
network_acronym_str |
UNIMONTES2 |
network_name_str |
Argumentos (Montes Claros. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios para a economia solidária em uma sociedade do consumo: The challenges for the solidarity economy in a consumer societyEconomia SolidáriaSociedade do ConsumoConsumo Consciente e SolidárioA constituição da sociedade do consumo foi um fenômeno fomentado pela dinâmica de acumulação do sistema capitalista, fazendo com que a lógica da exploração fosse além da produção de mercadorias e atingisse, também, a esfera do consumo. Na sociedade atual, o consumo vai além da satisfação de necessidades: ele é um diferenciador entre as pessoas e as classes sociais. O capitalismo se apropria das críticas e alternativas a esta lógica, submetendo-as a sua própria dinâmica e utilizando-as em seu favor, impedindo uma efetiva mudança desta lógica. A proposta de um modelo de consumo consciente e solidário, da Economia Solidária, tem se apresentado como uma alternativa importante, já que ela vai além da mudança de hábitos individuais e pontuais – ela defende uma total mudança de sociedade, em que os valores sejam repensados e reconstruídos, a partir da perspectiva humana e de sustentabilidade, e não da geração de lucro. Assim, o objetivo deste artigo é discutir o papel do consumo para a Economia Solidária, que resulta na proposta do consumo solidário e consciente.Editora Unimontes2019-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/235Argumentos - Revista do Departamento de Ciências Sociais da Unimontes; v. 16 n. 1 (2019); 180-2062527-25511806-5627reponame:Argumentos (Montes Claros. Online)instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)instacron:UNIMONTESporhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/235/3781https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/235/269Copyright (c) 2019 Revista Argumentosinfo:eu-repo/semantics/openAccess Felix das Neves, Ednalva Mezzacappa, GabrielaPalmieri Junior, Valter 2021-03-10T18:13:08Zoai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/235Revistahttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentosPUBhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/oairevista.argumentos@unimontes.br|| portal.periodicos@unimontes.br||2527-25511806-5627opendoar:2023-01-12T15:17:47.240486Argumentos (Montes Claros. Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios para a economia solidária em uma sociedade do consumo: The challenges for the solidarity economy in a consumer society |
title |
Os desafios para a economia solidária em uma sociedade do consumo: The challenges for the solidarity economy in a consumer society |
spellingShingle |
Os desafios para a economia solidária em uma sociedade do consumo: The challenges for the solidarity economy in a consumer society Felix das Neves, Ednalva Economia Solidária Sociedade do Consumo Consumo Consciente e Solidário |
title_short |
Os desafios para a economia solidária em uma sociedade do consumo: The challenges for the solidarity economy in a consumer society |
title_full |
Os desafios para a economia solidária em uma sociedade do consumo: The challenges for the solidarity economy in a consumer society |
title_fullStr |
Os desafios para a economia solidária em uma sociedade do consumo: The challenges for the solidarity economy in a consumer society |
title_full_unstemmed |
Os desafios para a economia solidária em uma sociedade do consumo: The challenges for the solidarity economy in a consumer society |
title_sort |
Os desafios para a economia solidária em uma sociedade do consumo: The challenges for the solidarity economy in a consumer society |
author |
Felix das Neves, Ednalva |
author_facet |
Felix das Neves, Ednalva Mezzacappa, Gabriela Palmieri Junior, Valter |
author_role |
author |
author2 |
Mezzacappa, Gabriela Palmieri Junior, Valter |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felix das Neves, Ednalva Mezzacappa, Gabriela Palmieri Junior, Valter |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Economia Solidária Sociedade do Consumo Consumo Consciente e Solidário |
topic |
Economia Solidária Sociedade do Consumo Consumo Consciente e Solidário |
description |
A constituição da sociedade do consumo foi um fenômeno fomentado pela dinâmica de acumulação do sistema capitalista, fazendo com que a lógica da exploração fosse além da produção de mercadorias e atingisse, também, a esfera do consumo. Na sociedade atual, o consumo vai além da satisfação de necessidades: ele é um diferenciador entre as pessoas e as classes sociais. O capitalismo se apropria das críticas e alternativas a esta lógica, submetendo-as a sua própria dinâmica e utilizando-as em seu favor, impedindo uma efetiva mudança desta lógica. A proposta de um modelo de consumo consciente e solidário, da Economia Solidária, tem se apresentado como uma alternativa importante, já que ela vai além da mudança de hábitos individuais e pontuais – ela defende uma total mudança de sociedade, em que os valores sejam repensados e reconstruídos, a partir da perspectiva humana e de sustentabilidade, e não da geração de lucro. Assim, o objetivo deste artigo é discutir o papel do consumo para a Economia Solidária, que resulta na proposta do consumo solidário e consciente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/235 |
url |
https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/235/3781 https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/235/269 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Argumentos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Argumentos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unimontes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unimontes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Argumentos - Revista do Departamento de Ciências Sociais da Unimontes; v. 16 n. 1 (2019); 180-206 2527-2551 1806-5627 reponame:Argumentos (Montes Claros. Online) instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) instacron:UNIMONTES |
instname_str |
Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) |
instacron_str |
UNIMONTES |
institution |
UNIMONTES |
reponame_str |
Argumentos (Montes Claros. Online) |
collection |
Argumentos (Montes Claros. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Argumentos (Montes Claros. Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.argumentos@unimontes.br|| portal.periodicos@unimontes.br|| |
_version_ |
1797053598763319296 |